MÚSICA

Yamandu e Zambujo fazem a ponte Brasil-Portugal no disco ‘Prenda Minha’

Um álbum que celebra a amizade de dois artistas e – sobretudo – a simbiose de ritmos lusófonos. “Prenda Minha”, do violonista gaúcho Yamandu Costa e do cantor português António Zambujo, chega às plataformas digitais solidificando a ponte que une os povos de Brasil e Portugal. Voz e violão formam um conjunto em perfeita harmonia ao longo de 14 faixas, refletindo um gosto musical em comum. Na escolha do repertório, os dois artistas atravessam fronteiras e incorporam sonoridades de outros países. O álbum reúne desde clássicos de Chico Buarque, Tom Jobim e Lupicínio Rodrigues até pérolas do cancioneiro latino-americano, além de composições autorais.
.
“Prenda Minha” inclui bossa nova, música tradicional portuguesa, choro, chamamé e guarânia, bem como bolero mexicano e “um monte de coisas diferentes que a gente gosta de ouvir”, segundo Yamandu. Lançado pela Universal Music Portugal, o álbum abre com a faixa-título, parceria do violonista com o compositor Paulo César Pinheiro. “Bela como a onça parda / Quando espreita a guarda / Quieta pra nos tocaiar / Pele quase cor de mate / Lábio de escarlate / Pronta pra beijar”, diz a letra de “Prenda Minha”.

Na sequência, vem “Nervos de Aço”, de Lupicínio Rodrigues, cujos versos caem como uma luva no timbre marcante de Zambujo e no compasso de Yamandu ao violão de sete cordas. A dupla também dá nova roupagem a temas consagrados do cancioneiro nacional, como “Valsinha”, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes, “Gente Humilde” (Chico, Vinícius e Garoto), “Falando de Amor (Tom Jobim) e “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira.
.
Já os ritmos latino-americanos marcam presença com “Profecía”, do cubano Antonio Machin, “Recuerdos de Ypacaraí” (Demetrio Ortiz e Zulema de Mirkin) e “Cosechero”, do argentino Rámon Ayala, que fecha o álbum. Yamandu brilha sozinho nas faixas instrumentais “Odeon”, clássico de Ernesto Nazareth, e “Serelepe”, de autoria própria. A mistura de ritmos e sonoridades diversos é puro deleite para os ouvintes.

António Zambujo e Yamandu Costa – foto: Kenton Thatcher

Zambujo e Yamandu: conjunto de voz e violão em perfeita harmonia
“Não houve uma concepção muito elaborada do repertório, que é bem eclético. A gente toca e canta o que gosta de ouvir. Por isso a América Latina está muito presente no álbum. É como se a gente revisitasse as nossas raízes musicais. “Prenda Minha” retrata nossa amizade, nossos encontros e a nossa vontade de estar juntos no palco”, diz Yamandu, lembrando que as gravações ocorreram no seu estúdio em Lisboa, “sem nenhuma parafernália”.
.
Para entender o início dessa parceria, é preciso voltar a 2008. Segundo Yamandu, o primeiro contato com Zambujo – que além de cantor também é compositor e instrumentista – aconteceu quando este começava a fazer carreira no Brasil. Naquele ano, Zambujo veio ao país para sua primeira apresentação, um show no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para o qual convidou Yamandu através de um amigo em comum.

“Eu aceitei e combinamos um ensaio. Ali já se deu uma sintonia, um entrosamento muito forte, que veio de forma natural. Não conseguimos ensaiar para o show, mas viramos amigos instantaneamente”, recorda. Zambujo, por sua vez, já era um dos maiores intérpretes contemporâneos da música e da língua portuguesas – e um dos seus embaixadores no mundo.
.
Os dois chegaram a fazer uma turnê no Brasil em 2014, com apresentações em meia dúzia de cidades. Mas ambos tinham o desejo de ir mais longe e estreitar os laços musicais. A parceria foi reforçada há quatro anos, quando Yamandu fixou residência em Portugal – incentivado pelo próprio Zambujo.

“Fazer o ‘Prenda Minha’ era algo inevitável. Tinha de acontecer. Desde que nos conhecemos, Yamandu e eu tivemos uma grande afinidade na escolha das músicas. Logo começamos a fazer shows juntos. O álbum é resultado dos nossos encontros, das conversas regadas a bons vinhos, deste amor pela música que nos une. Acredito que este será o primeiro de muitos discos que vamos fazer juntos”, acredita Zambujo.
.
Em setembro de 2022, veio o show que deu origem ao álbum, no palco do Teatro Tivoli, em Lisboa, durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Desde então, os dois vêm lotando teatros e salas de espetáculos em países como Brasil, Portugal, Espanha, França e Sérvia. Agora chegou a vez de lançar um álbum que estreita os vínculos de amizade e abre novos horizontes na trajetória de Yamandu e Zambujo. “Prenda Minha” é um marco na carreira de artistas que transitam por culturas e gêneros musicais diferentes, sem jamais perder a originalidade.

Capa do álbum ‘Prenda Minha’ • António Zambujo e Yamandu Costa • Selo Universal Music Portugal • 2024

DISCO ‘PRENDA MINHA’ • António Zambujo e Yamandu Costa • Selo Universal Music Portugal • 2024
Canções/ compositores
1. Prenda minha (Yamandu Costa e Paulo César Pinheiro)
2. Nervos de aço (Lupicínio Rodrigues)
3. Serelepe (Yamandu Costa)
4. Sinal da Cruz (Ferrer Trindade e Max)
5. Valsinha (Chico Buarque e Vinícius de Moraes)
6. Recuerdos de Ypacaraí (Demetrio Ortiz e Zulema de Mirkin)
7. Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira)
8. Falando de amor (Tom Jobim)
9. Gente humilde (Chico Buarque, Vinícius de Moraes e Garoto)
10. Odeon (Ernesto Nazareth)
11. Estrela da tarde (José Carlos Ary dos Santos e Fernando Tordo)
12. Profecía (Antonio Machin)
13. Rapaz da camisola verde (Pedro Homem de Mello e Frei Hermano da Câmara)
14. El cosechero (Ramón Ayala)
– ficha técnica –
António Zambujo (voz) | Yamandu Costa (violão 7 cordas) | Gravação: Jorge Cervantes – Estúdio Bagual (Lisboa) | Edição: Elodie Bouny, Jorge Cervantes | Mixagem e masterização: Jorge Cervantes – CervanteStudio | Produção: Yamandu Costa e António Zambujo | Fotos: Kenton Thatcher | Assessoria de imprensa e mídias sociais: Aline Stoffel | Selo: Universal Music Portugal | Formato: CD Digital / Físico | Ano: 2024 | Lançamento: 26 de abril | Ouça o álbum: Spotify | Apple Music | Youtube Music
.
>> Siga: @antonio.zambujo | @yamandu.costa.oficial
.

Leia também
:: Álbum ‘Saga’ | Yamandu Costa com Martín Sued e Orquestra Assintomática
:: Álbum ‘Ida e Volta’, do compositor e violonista Yamandu Costa
:: Francesco Buzzurro e Yamandu Costa lançam álbum “Uno a Uno”, uma celebração ítalo-brasileira inédita!
:: Yamandu Costa e Elodie Bouny lançam álbum ‘Helping Hands’
:: ‘Encontro das Águas’ – álbum de Yamandu Costa e Armandinho Macedo
:: Yamandu e Zambujo fazem a ponte Brasil-Portugal no disco ‘Prenda Minha’
:: ‘Quebranto’ álbum de Yamandu Costa e Alessandro Penezzi
:: Álbum ‘Yamandu Costa & Rogério Caetano’, selo Delira Música
:: Álbum ‘Borghetti Yamandu’ | Renato Borghetti e Yamandu Costa
:: Álbum ‘Simpatia’ | Yamandu Costa e Bebê Kramer
:: Álbum ‘Yamandu + Dominguinhos – Lado B’ | Yamandu Costa e Dominguinhos
:: Álbum ‘Caballeros’ | Yamandu Costa e Guto Wirtti
*
LIVRO – Yamandu Costa – Violão Sem Fronteiras, livro escrito por Ricardo Viel

 

.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / bossa nova, música tradicional portuguesa, choro, chamamé e guarânia, bolero mexicano / Álbum
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Programação Estação Motiva Cultural 2025.2 | Tem MPB, jazz, teatro, poesia e cinema

A agenda cultural da Estação Motiva Cultural para o segundo semestre de 2025 tem mpb,…

1 hora ago

Rodrigo Eberienos lança álbum ‘New Old Stock’

Rodrigo Eberienos entrega releitura vibrante dos clássicos do blues em álbum que celebra o passado…

14 horas ago

O Delírio Necessário, por Paulo Baía

Há uma violência educada no cotidiano. Uma disciplina que se veste de rotina e nos…

16 horas ago

Caetano Veloso por Zezé Motta, Cida Moreira e Maria Alcina, crônica de Daniela Aragão

Não fui ao show de Caetano Veloso com seus filhos. Claro que eu queria ir,…

17 horas ago

Pablo Lanzoni lança álbum ‘Aviso de não lugar’

Entre quintais e arranha-céus, Pablo Lanzoni lança o disco “Aviso de não lugar”. Com produção…

18 horas ago

Dueto de Flávio Venturini e Ney Matogrosso no single ‘Besame’, sucesso dos anos 1980

Depois de encontros com Djavan, Guilherme Arantes, Ivete Sangalo, Frejat e Gabi Melim, já disponíveis…

19 horas ago