segunda-feira, julho 15, 2024

Yamandu Costa e Elodie Bouny lançam álbum ‘Helping Hands’

HELPING HANDS: O encontro do violão popular de 7 cordas de Yamandu Costa e do violão clássico de Elodie Bouny.

Helping Hands é um álbum que transparece mais de 15 anos de cumplicidade entre Yamandu Costa e Elodie Bouny.
.
O lançamento traz a mistura de dois violões completamente diferentes: Yamandu, músico popular e autodidata que faz história no mundo todo, levando a escola do violão de sete cordas, e Elodie, do violão clássico e polido que traz a sutileza do timbre típico desse estilo.

Apesar dessas diferenças, os dois violões conversam fluentemente e se complementam prodigiosamente em um resultado inesperado, com um repertório original e arranjos inéditos.
.
Em Helping Hands, os artistas revisitam grandes clássicos, peças totalmente inusitadas no repertório de duo de violões, e músicas latino-americanas tradicionalmente tocadas em um violão.

O terceiro movimento de La Catedral, Allegro Solemne, de Agustín Barrios, foi escolhido para ser lançado como single em todas plataformas digitais, no dia 1º de março (2024), dando a oportunidade para o público conhecer um pouquinho da sonoridade do álbum, antes de seu lançamento.
.
O álbum ainda traz La Amapola ou Seguidillas del Diablo, de Joaquin Rodrigo (o compositor do Concerto de Aranjuez), originalmente para piano, El Marabino de Antonio Lauro, Tonada por Despedida de Juan Antonio Sanchez, uma versão encantadora da tradicional Danza Española n.1 de La Vida Breve de Manuel de Falla, que tem inúmeras versões de duo de violões no mundo inteiro, assim como o Bate-Coxa do brasileiro Marco Pereira.
.
Por fim, o duo se aventura também no período barroco, oferecendo uma versão altamente criativa da Sonata K386 para cravo do compositor italiano Domenico Scarlatti.

revistaprosaversoearte.com - Yamandu Costa e Elodie Bouny lançam álbum 'Helping Hands'
Capa do álbum ‘Helping Hands’ • Yamandu Costa e Elodie Bouny • Selo Bagual Produções e Eventos Ltda • 2024 | Arte Duda Simões

DISCO ‘HELPING HANDS’ • Yamandu Costa e Elodie Bouny • Selo Bagual Produções e Eventos Ltda • 2024
Música / compositores
1. Tonada por despedida (Juan Antonio Sánchez)
2. Danza Española n.1 de La Vida Breve (Manuel de Falla)
3. La Amapola ou Seguidillas del Diablo (Joaquín Rodrigo)
4. Helping hands (Sérgio Assad)
5. Danza de la Amapola (Joaquín Rodrigo)
6. Sonata K386 (Domenico Scarlatti)
7. Remebrance of Rio (Yamandu Costa)
8. Adentro (Guto Wirtti e Yamandu Costa)
9. La Catedral – Allegro Solemne (Agustín Barrios)
10. El Marabino (Antonio Lauro)
11. Angostura (Antonio Lauro)
12. Bate coxa (Marco Pereira)
– ficha técnica –
Yamandu Costa (violão 7 cordas) | Elodie Bouny (violão clássico) | Arranjos: Yamandu Costa | Gravação: Estúdio Bagual (Lisboa) | Mixagem: Gabriel Vieira (@gabrielvieiraviolin) | Arte da capa: Duda Simões (@duda_simoez) | Assessoria de imprensa: Aline Stoffel | Selo: Bagual Produções e Eventos Ltda | Formato: CD  digital | Ano: 2024 | Lançamento: 15 de março | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
——-
Leia mais sobre o álbum:
ESSINGER, Silvio. ‘De toda essa história, a música fica’, diz Yamandu Costa sobre álbum de violões feito com a ex-mulher, parceira por 16 anos. In: O Globo, 18.3.2024. Disponível no link. (acessado 3.7.2024).
.
>> Siga: @yamandu.costa.oficial | @elodiebouny
.

revistaprosaversoearte.com - Yamandu Costa e Elodie Bouny lançam álbum 'Helping Hands'
Yamandu Costa e Elodie Bouny | foto: acervo Bagual Produções

SOBRE OS ARTISTAS

YAMANDU COSTA
Aclamado pela crítica, Yamandu Costa tem encantado as plateias de todos os lugares onde leva sua incomum habilidade e sonoridade. Em suas inesquecíveis performances – solo, acompanhado de outros músicos ou com orquestras – carrega a marca da música do sul do continente americano, mas incursiona admiravelmente por diferentes gêneros musicais, formando junto com seu violão de sete cordas uma rara simbiose.
.
Apesar de jovem, Yamandu Costa tem uma longa carreira. Nascido em uma família de músicos do sul do Brasil, subiu ao palco pela primeira vez aos 5 anos de idade, cantando; aos 6 anos seu pai lhe deu de presente seu primeiro violão; aos 21 ganhou o Prêmio Visa Instrumental, então o maior reconhecimento da música brasileira que o possibilitou gravar seu primeiro álbum solo. A partir daí inicia uma profícua carreira: são diversos álbuns, solo ou em parcerias; muitos concertos no Brasil e no exterior; prêmios importantes, entre os últimos, ganhou o Grammy Latino em 2021, como melhor álbum de música instrumental com “Toquinho & Yamandu Costa – Bachianinha” (Live at the Rio Montreux Jazz Festival).

ELODIE BOUNY
Violonista, compositora, produtora, orquestradora, professora. Filha de mãe boliviana e de pai francês, passou a infância em Paris, onde efetuou um percurso de estudos clássicos completo, focado no estudo do violão erudito no Conservatório de Boulogne-Billancourt. Obteve seu diploma final, em 2000, com menção mais alta por unanimidade.
.
Foi laureada em vários concursos internacionais: aperfeiçoou-se com Pablo Márquez no Conservatório de Estrasburgo, onde encontrou a oportunidade de ampliar seu conhecimento e abrir seu campo de trabalho, em especial, à música antiga e às músicas improvisadas.
.
Ela é Mestre em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012), e Doutora em Processos Criativos pela mesma instituição (2019). Em 2013, teve sua dissertação de mestrado publicada nas Novas Edições Acadêmicas.
.
É considerada uma artista franco-brasileira, pois morou no Rio de Janeiro por muitos anos, onde desenvolveu sua carreira profissional, e onde atua intensamente até hoje.
.
Desde 2020, faz parte da direção artística e também é professora convidada na plataforma de e-learning Guitar by Masters. Em 2023 editou a peça “Le pli du temps”, composta em parceria com Sérgio Assad.
.
Como compositora, escreve para violão, música de câmara e orquestra. Destaca-se a sua ópera Homens de Papel que foi a primeira encomenda de ópera do Theatro Municipal de São Paulo em 109 anos de existência, e que foi estreada em 2022 com regência de Roberto Minczuk.
.
Orquestrou diversas peças em parceria com Yamandu Costa que foram tocadas em salas prestigiosas, sob a regência de Antônio Borges-Cunha, Leandro Carvalho, Kristjan Jarvi e Alondra de La Parra e Roberto Minczuk, entre outros.
.
Como violonista, desenvolve vários projetos: Iroko Trio (com Marcelo Caldi e Carla Rincon), Iara Ferreira e Elodie Bouny, Duo Andrea Ernest-Dias e Elodie Bouny, Duo com a cantora portuguesa Susana Travassos, além do seu trabalho como solista.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / música instrumental clássica e popular / Álbum
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES