O compositor e acordeonista paulista Toninho Ferragutti lança em parceria com o selo paulista Borandá, o single “De Sol A Sol”, segunda faixa do projeto Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas, um EP de quatro fonogramas inéditos que será apresentado na íntegra, em todas as plataformas digitais, no dia 30 de janeiro de 2026.
.
Simultaneamente ao lançamento da música nas principais plataformas digitais, será disponibilizado no canal da Borandá no YouTube o vídeo da gravação de “De Sol A Sol”, realizada ao vivo ao lado de um refinado quinteto de cordas formado por Luiz Amato (1º violino), Liliana Chiriac (2º violino), Adriana Schincariol Vercellino (viola), Adriana Holtz (violoncelo) e Zé Alexandre Carvalho (contrabaixo).
.
O título da composição “De Sol A Sol” faz alusão não apenas ao teclado do acordeom – que vai de uma nota sol, no grave, a outra nota sol, no agudo – mas também ao trabalho árduo do ofício do artista criador. “O trabalho do músico, especialmente do compositor, é assim: cotidiano, um fazer diário, uma construção à qual a gente se dedica diuturnamente. Não basta só a paixão, dá muito trabalho!”, comenta Toninho.
Com um belo arranjo de cordas do pianista, maestro e arranjador Tiago Costa, a composição “De Sol A Sol” ganha agora seu segundo registro fonográfico tendo o próprio autor como solista: a gravação anterior deu título ao álbum homônimo lançado em 2021 pelo Selo Sesc, que registrou 12 composições então inéditas de Ferragutti criadas especialmente para a formação de acordeom e cordas.
.
O EP Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas trará quatro fonogramas de composições assinadas por Ferragutti, com abordagem camerística e escrita voltada à escuta detalhada dos timbres e das relações entre o acordeom e os instrumentos de cordas. O projeto evidencia a maturidade artística do compositor, que há décadas transita com fluência entre a música popular, o repertório contemporâneo e a música instrumental brasileira.
A capa do ‘single’ foi criada pelo designer mineiro Otávio Bretas, sobre obra inédita da artista plástica Cinthia Camargo utilizando a técnica de gravura em metal.
.
Toninho Ferragutti é acordeonista, compositor, arranjador e educador. Sua discografia tem 15 álbuns solo e em parceria, com 3 indicações ao Grammy Latino e várias indicações a prêmios importantes como o Prêmio Tim, Prêmio Governador do Estado de São Paulo e Prêmio da Música Brasileira. Em 2017, foi premiado como Melhor Solista de Música Instrumental no 28º Prêmio da Música Brasileira. Possui extensa participação em centenas de álbuns e shows de artistas de renome no Brasil e no exterior, tais como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Maria Schneider, Lenine, Chico César, Maria João, Mário Laginha, Quinteto da Paraíba, Mônica Salmaso, Spok Frevo, dentre inúmeros outros. Também atuou com orquestras importantes, como Maria Schneider Orchestra, Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, Camerata Romeu, OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), Orquestra Jovem Tom Jobim, Orquestra Versátilis, Orquestra Sinfônica de Brasília, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Mato Grosso, OCAM (Orquestra de Câmara da ECA), OSUSP (Orquestra Sinfonica da USP), sempre sob regência de maestros de primeira linha, como Cláudio Cruz, Nelson Ayres, Osman Gioga, Jean Reis, Zenaida Romeu, Priscila Bomfim, Gil Jardim, Carlos Anísio, entre outros. Seus álbuns mais recentes são “De Sol a Sol” (Selo Sesc, 2021), “Valsas de Garoto” (Selo Sesc, 2024), “Festa na Roça 2” (Borandá, 2024) e “QuarenteMas” (Borandá, 2025). Faz parte do corpo docente da EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo.

Single ‘De Sol A Sol’ • Toninho Ferragutti & Quinteto de Cordas • Selo Borandá • 2025
Música/compositor
1. De Sol a Sol (Toninho Ferragutti)
– ficha técnica –
Toninho Ferragutti – acordeon | Quinteto de Cordas: Luiz Amato – 1º violino | Liliana Chiriac – 2º violino | Adriana Schincariol Vercellino – viola | Adriana Holtz – violoncelo | Zé Alexandre Carvalho – contrabaixo | Direção musical: Toninho Ferragutti | Arranjo: Tiago Costa | Produção fonográfica: Toninho Ferragutti e Borandá Produções | Técnico de gravação, mixagem e masterização: Beto Mendonça | Vídeo: Bruno Marques e Gabi Oliveira | Gravado ao vivo no Estúdio 185 Apodi (São Paulo – SP) | Capa/designer: Otávio Bretas, sobre obra inédita da artista plástica Cinthia Camargo utilizando a técnica de gravura em metal| Assessoria de imprensa: Débora Venturini | Selo: Borandá | Formato: Single digital | Ano: 2025 | Lançamento: 28 de novembro | ♪Ouça o single: clique aqui | ♩Assista o vídeo: clique aqui.
Leia também
:: Toninho Ferragutti lança álbum ‘QuarenteMas’ (2025)
:: Álbum ‘Valsas de Garoto’ | Toninho Ferragutti e André Siqueira (2025)
:: Toninho Ferragutti e Neymar Dias lançam álbum ‘Festa na Roça II (2024)’
:: ‘Espelho do Som’, álbum de Nailor Proveta e Toninho Ferragutti (2022)
:: Álbum ‘De Sol a Sol’ | Toninho Ferragutti e Quinteto de Cordas (2021)
:: Álbum ‘Edu Ribeiro convida Toninho Ferragutti e Fábio Peron – Folia de tReis’, selo Blaxtream (2018)
:: Álbum ‘Toninho Ferragutti & Salomão Soares’ (2017)
:: Álbum ‘A Gata Café’ | Toninho Ferragutti Quinteto (2016)
:: ‘Comum de Dois, álbum de Marco Pereira e Toninho Ferragutti (2014)
—————
:: Álbum ‘Manhã Azul’ de Sandra Fidalgo e Swami Jr., com participações especiais de Zeca Baleiro e Toninho Ferragutti (2023)
.
>> Siga: @ferraguttitoninho | @boranda.musica
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música instrumental / Jazz / Single.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske


