sexta-feira, julho 19, 2024

‘Espelho do Som’, álbum de Nailor Proveta e Toninho Ferragutti

Com afinidades que vão além da música, Toninho Ferragutti e Nailor Proveta lançaram ‘Espelho do Som’, disco autoral com arranjos inéditos dos dois instrumentistas. O álbum, lançado em formato físico e digital está disponível nas plataformas digitais.
.
Nailor Proveta destaca a riqueza da sonoridade do parceiro. “Ele (Ferragutti) sempre teve essa coisa do baile, do baião. O disco traz uma música dele, chamada ‘Quarentema’, baião do qual gosto muito. Há também o choro ‘Quarentema 31’, muito legal”, detalha Proveta.
.
Os músicos, ambos nascidos no interior do estado de São Paulo, tocaram juntos pela primeira vez no final da década de 1980, em uma gravação de um jingle publicitário. “Logo que fizemos uma frase juntos um olhou para o outro com surpresa e percebemos que, sem combinar, tínhamos articulado a frase da mesma maneira”, conta Ferragutti. E completa, “Proveta me disse que o pai dele, tocava acordeom e, para nossa surpresa, eu lhe disse que meu pai tocava sax”.

O tempo passou e sempre que se encontravam pelos palcos crescia a vontade de um trabalho em duo, inclusive em homenagem aos pais. “Com gratidão, retribuímos o agora às nossas memórias que lutaram para essa criação, que cuidaram de ouvir o que o instrumento tinha pra dizer em sua busca do eterno, olhando pro nosso espelho. Refletimos uma história só com sinceros desafios pro coração, que num só som abraça com bravura e carinho nossos pais: Seu Pedro e Seu Geraldo” finaliza Proveta.

Do repertório
O repertório reúne músicas inéditas de Toninho e Proveta, em seus respectivos instrumentos. Cada um se espelha na ancestralidade do outro, nas recordações comuns, na experiência de carreiras intensas e, principalmente, na musicalidade sensível e extremamente competente que fazem destes dois artistas verdadeiros pilares musicais contemporâneos.
.
“O que mais inspira a gente são os encontros. Temos muitas histórias sobre os lugares de onde viemos, da nossa formação musical, a música dentro a família e como a música vai andando pelo tempo. A gente tem muito dessa tradição e também olhamos para frente, sempre observando como a música se faz através da gente”, afirma Toninho.
.
Para ele, o que mais se destaca no disco é essa imagem do encontro entre dois músicos com a formação tão próxima. “Além disso, as composições também são um ponto importante, elas têm um traço desse período que passamos. Não que elas sejam músicas tristes, mas foram compostas nesses tempos em que vivemos”, lembra o músico.

revistaprosaversoearte.com - 'Espelho do Som', álbum de Nailor Proveta e Toninho Ferragutti
Capa do álbum ‘Espelho do Som’ • Nailor Proveta e Toninho Ferragutti • Selo Sanfonema Música & Ilustração / Borandá • 2022

DISCO ‘ESPELHO DO SOM’ • Nailor Proveta e Toninho Ferragutti • Selo Sanfonema Música & Ilustração / Borandá • 2022
Músicas / compositores
1. Bagualina (Toninho Ferragutti)
2. QuarenteMa 6 (Toninho Ferragutti)
3. Valsa do minuto (Nailor Proveta)
4. QuarenteMa 15 (Toninho Ferragutti)
5. Um baile com Seu Geraldo e Eufrozina (Nailor Proveta)
6. QuarenteMa 31 (Toninho Ferragutti)
7. Pai Nosso (Nailor Proveta)
8. QuarenteMa 28 (Toninho Ferragutti)
9. Para Edson Alves (Nailor Proveta)
10. Gafieira com o Ferragutti (Nailor Proveta)
– ficha técnica –
Nailor Proveta (clarinete – fx. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10; sax alto – fx. 7, 9) | Toninho Ferragutti  (acordeon – fx. 1-10)| Produção musical: Toninho Ferragutti e Nailor Proveta | Arranjos: Toninho Ferragutti (fx. 1, 2, 4, 6, 8) | Nailor Proveta (fx. 2, 5, 7) | Toninho Ferragutti e Nailor Proveta (fx. 9, 10) | Produção executiva: Gisella Gonçalves / Borandá Produções | Gravação, mixagem e masterização: Thiago Monteiro/ Estúdio Riviére – Ribeirão Preto – SP | Capa – pintura de: Cinthia Camargo | Fotos: Tarita de Souza | Selo: Sanfonema Música & Ilustração / Borandá | Formato: CD Digital / Físico | Ano: 2022 | Lançamento: 19 de fevereiro | ♪Ouça o álbum: Spotify | Deezer | Apple Music
** O projeto foi viabilizado pelo ProAC 2020, para gravação e lançamento de disco inédito.
.

revistaprosaversoearte.com - 'Espelho do Som', álbum de Nailor Proveta e Toninho Ferragutti
Nailor Proveta e Toninho Ferragutti – foto © Tarita de Souza

Os Artistas
Toninho Ferragutti é músico, compositor, arranjador e possui uma extensa participação em centenas de cds e shows de artistas importantes no Brasil e no exterior. Tem mais de 12 álbuns solo e em parceria, com indicações ao Grammy Latino, Prêmio Tim e Prêmio Governador do Estado de São Paulo, pelo seu trabalho apresentado no decorrer do ano de 2011. Foi vencedor do 28º Prêmio da Música Brasileira (2017) na categoria Música Instrumental, como Melhor Solista. Possui músicas gravadas pela Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo OSESP.
.
Nailor Proveta ocupa lugar de destaque na galeria dos principais músicos do Brasil. Aprendeu as notas musicais antes das letras do alfabeto. Aos dezesseis anos de idade, já integrava a orquestra do Maestro Sylvio Mazzucca e, hoje, lidera a conhecida Banda Mantiqueira e atua intensamente nos estúdios de gravação como instrumentista e arranjador, tendo participado de centenas de gravações dos mais importantes artistas brasileiros.
.
>> Siga: @nailor_proveta | @ferraguttitoninho
——–
Mais sobre o disco:
FERREIRA, Mauro. Clarinetista Nailor Proveta e acordeonista Toninho Ferragutti refletem afinidades no álbum ‘Espelho do som’. In: Blog do Mauro Ferreira, G1. Disponível no link. (acessado em 7.7.2023)
PIO, Augusto. ‘Espelho do som’: diálogo afinado de Nailor Proveta com Toninho Ferragutti. In: Estado de Minas, 20.3.2022. Disponível no link. (acessado em 7.7.2023)
.
.
.
LEIA TAMBÉM
:: ‘Velha Amizade’, álbum de Nailor Proveta e Alessandro Penezzi
.
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Música Instrumental / Choro / Jazz / Chorinho / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

.

.

 

.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES