Série ‘discos lançados entre 2019-2023’
.
Rogério Caetano lançou álbum de temas autorais compostos para o violão de 7 Cordas.
.
Texto de Sérgio Assad:
“É um trabalho laborioso e que deveria servir de guia para todos aqueles interessados em ver o progresso que vem fazendo o violão de 7 Cordas nas suas mãos. Trata-se de uma abordagem muito pessoal e praticamente única neste cenário nacional, onde o violão de 7 Cordas começa a imperar. As músicas são ótimas, diversificadas, ousadas e habilmente construídas do ponto de vista formal e criativo. Parabéns por este projeto sensacional!”
.
O violonista, compositor, arranjador e produtor musical Rogério Caetano lançou em 8 de setembro (2021), nas plataformas de música, o álbum “Rogério Caetano Solo”. O projeto apresenta temas compostos para o violão de 7 Cordas de aço e um novo padrão sonoro com relação ao timbre característico do instrumento. “Rogério Caetano solo” é ainda o primeiro registro fonográfico a alçar o violão de 7 Cordas de aço ao inédito papel de instrumento solista.
.
Responsável por desenvolver uma nova linguagem para o instrumento, Rogério Caetano destaca as suas influências: “Minhas referências fundamentais do 7 Cordas de aço são o Dino 7 Cordas e Raphael Rabello. Na parte de composição, tenho como referência neste trabalho Heitor Villa-Lobos, Agustín Barrios, Radamés Gnattali, Garoto, Duo Assad, Hélio Delmiro, Marco Pereira, João Lyra e Yamandu Costa. As composições tem muito de choro, samba, baião, xote e também da valsa, somados a elementos da vanguarda do jazz”, pontua.
.
Parceiros de músicos como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Marco Pereira e Cristovão Bastos, entre tantos outros, Rogério vem difundindo a sua arte no Brasil e no exterior. Todos os temas do álbum Rogério Caetano solo foram compostos pelo violonista goiano, em um registro de solista.

 

“Nasceu!
Um amor imenso envolvido neste disco! Que o som das cordas de aço transmitam esse amor em toda sua plenitude!” – Rogério Caetano

 

 

revistaprosaversoearte.com - 'Rogério Caetano Solo' - álbum autoral com 10 temas para o violão de 7 Cordas
Capa do álbum “Rogério Caetano solo” • Rogério Caetano • 2021

DISCO “ROGÉRIO CAETANO SOLO” • Rogério Caetano • 2021
Músicas:
1. Valsa do tempo (Rogério Caeteno)
2. Choro bruto (Rogério Caeteno)
3. Villa e Mangoré (Rogério Caeteno)
4. Tema da águas (Rogério Caeteno)
5. Dino 100 anos (Rogério Caeteno)
6. Bem-vindo (Rogério Caeteno)
7. Caetano maxixe (Rogério Caeteno)
8. Lembrança boa (Rogério Caeteno)
9. Forro das palmas (Rogério Caeteno)
10. Valsa D’Yamandu (Rogério Caeteno)
– ficha técnica –
Rogério Caetano – violão de 7 cordas de aço solo || Produção musical: Rogério Caetano  @rogeriocaetano7 | Texto: Sérgio Assad | Gravação, mixagem e masterização: Diego do Valle @diego.prod / Gravado no Eco Som Studios – RJ | Desenho: Marcelo Caetano @marcelocaetanoalmeida | Foto: André Calvino @andrecalvino | Direção geral: Kati Almeida Braga | Direção artística: Olivia Hime | Direção executiva: Jorge Lopes | Gerente de A&R: Rafael Freire @rafaelsafreire | Gerente de marketing: Marcela Maia | Designer de capa: Nário Nascimento | Assessoria de imprensa: Belinha Almendra | Gravado no estúdio Eco Som Studios, em Janeiro de 2020
Selo: Biscoito Fino @biscoitofino
Ano: 2021
Formato: CD Digital
#* Ouça o álbum na sua plataforma de música favorita. clique aqui.
———
Dissertação Mestrado
ALMEIDA, Rogério Caetano de.. O violão de 7 Cordas de Aço solo: Gravações em áudio e vídeo e partituras digitalizadas de 10 peças. (Dissertação Mestra em Música) Escola de Música / Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2020. Disponível no link. e link/mídias. (acessado em 7.5.2021).


.

Sobre o disco em jornais, revistas e rádios:
ARMAZÉM CULTURAL. Violonista Rogério Caetano lança álbum no Armazém Cultural. In: Rádios EBC / Programa Armazém Cultura, 22.2.2022. Disponível no link. (acessado em 7.5.2021).
BOZZO JR. Carlos. Violonista Rogério Caetano lança álbum solo. In: Folha de S. Paulo, 8.9.2021. Disponível no link. (acessado em 7.5.2021).
FERREIRA, Mauro. Violonista Rogério Caetano celebra Dino Sete Cordas, Villa-Lobos e Yamandu Costa em álbum solo. In: G1/Globo, 10.9.2021. Disponível no link. (acessado em 7.5.2021).
LELES, Ralph; PAQUES, Gabriella (supervisão). Rogério Caetano lança álbum com violão de 7 cordas de aço como solista. In: Cultura FM 103,3 / De Volta ‘Pra’ Casa – com apresentação de Alexandre Machado e Gilson Monteiro, 22.9.2021. Disponível no link. (acessado em 7.5.2021).

LIMA, Irlam Rocha. Rogério Caetano lança álbum autoral com destaque para solos de violão 7 cordas. In: Correio Brazilinse, 16.9.2021. Disponível no link. (acessado em 7.5.2021).

PIO, Augusto. Goiano Rogério Caetano grava disco dedicado ao violão de sete cordas de aço. In: Estado de Minas, 8.9.2021. Disponível no link. (acessado em 7.5.2021).
.
.
Leia também: Encontro histórico, o piano de Cristovão Bastos e o violão 7 cordas de aço de Rogério Caetano.
.
Leia também: Coletivo Choro na Rua lança disco em homenagem ao trombonista Zé da Velha.

 

revistaprosaversoearte.com - 'Rogério Caetano Solo' - álbum autoral com 10 temas para o violão de 7 Cordas
Rogério Caetano – foto: ©Gabriela Perez

SOBRE ROGÉRIO CAETANO
Rogério Caetano (Goiânia, 26 de setembro de 1977) é um músico, violonista, arranjador, produtor musical e compositor brasileiro.
.
Bacharel em Composição pela Universidade de Brasília e Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um premiado virtuose e referência do violão de 7 cordas.
.
Com uma linguagem revolucionária, representa uma nova escola desse instrumento.
.
Possui um método destinado ao instrumento (Sete Cordas, Técnica e Estilo em parceria com Marco Pereira) e uma discografia com 11 álbuns.
.
Foi premiado no Prêmio da Música Brasileira 2016 (Melhor Disco Instrumental e Melhor Grupo), premiado no IMA (Independent Music Awards) nos Estados Unidos em 2015 (best latin jazz álbum), e 2019 (best live performance álbum).
.
Presente na lista dos melhores instrumentistas de 2015 pelo site Embrulhador.
.
Premiado no Prêmio Profissionais da Música em 2017 (artista instrumental), 2018 e 2019 (música de rua com o Coletivo Choro na Rua), 2021 (Intérprete de Choro).
.
Indicado ao Grammy Latino 2021 (Melhor Disco Instrumental).
.
Tem como parceiros em seus trabalhos Cristovão Bastos, Marco Pereira, Hamilton de Holanda, Daniel Santiago, Yamandu Costa, Celsinho Silva, Eduardo Neves, Luís Barcelos e Gian Correa.
.
Vem difundindo sua arte no Brasil e Exterior realizando concertos e workshops em países como Alemanha, França, Itália, Espanha, Áustria, Portugal, Holanda, Bélgica, EUA, China, Índia, Israel, Turquia, África do Sul e Equador.
.
Já gravou com Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Ivan Lins, Alcione, Dona Ivone Lara, Monarco, Zélia Duncan, Diogo Nogueira, Teresa Cristina, entre vários outros.
.
Em parceria com Marco Pereira, escreveu o método “SETE CORDAS, TÉCNICA E ESTILO”, trabalho que aborda profundamente a linguagem do violão de 7 cordas principalmente no universo do choro e do samba.
.
Também participou como protagonista da série/documentário Sete Vidas em Sete Cordas que vem sendo exibida com grande sucesso no Canal Brasil e TV Cultura.
.
> Rogério Caetano na rede: Site | Instagram | Facebook | Youtube | Spotify | Apple Music | Deezer.
.
Imagem (capa da matéria): Rogério Caetano em foto de @gabrielaperezz + capa do disco







Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar