Cultura e sociedade

‘O mal distante, ou talvez não’ – José Eduardo Agualusa

Não nos iludamos: estamos sob ataque

Há pouco mais de uma semana, terroristas fizeram explodir caminhões armadilhados, num antigo mercado e num hotel de Mogadíscio, na Somália, matando mais de 300 pessoas. Foi o atentado mais mortífero desde que, a 11 de Setembro de 2001, dois aviões derrubaram as Torres Gêmeas. Sem surpresa, a notícia da tragédia não ocupou muito espaço nos jornais do mundo, nem tampouco parece ter comovido multidões.

“Para todo o homem, mesmo o mais culto, a humanidade consiste essencialmente naquela porção de homens que residem no seu bairro.” A afirmação é de Eça de Queirós, numa crônica que recordo com frequência. Eça começa por lembrar um maremoto, na China, que terá vitimado perto de um milhão de pessoas; as fomes na Índia; a matança de 300 mil cristãos na Armênia. A tese do escritor português é que nenhuma daquelas notícias conseguia perturbar os seus concidadãos, por se acharem demasiado distantes do foco das desgraças: “A distância atua sobre a emoção exatamente como atua sobre o som. A mesma dura lei física rege desgraçadamente a acústica e a sensibilidade. É sempre em ambas o idêntico e tão racional princípio das ondulações, que vão decrescendo à maneira que se afastam do seu centro, até que docemente se imobilizam e morrem: se elas traziam um som que vinha vibrando — o som cala quando elas param: se traziam um terror que vinha tremendo — o terror finda quando elas findam.”

A Terra encolheu desde o dia em que Eça escreveu as linhas acima. O mundo está muitíssimo menor, é quase um bairro. Acordamos e lemos os principais jornais americanos, franceses ou portugueses. Depois, enquanto tomamos o café da manhã, conversamos no Skype com um amigo que vive em Barcelona. Mais tarde, sentamo-nos diante da televisão, e vemos a CNN ou a Euronews. Cruzamos a rua e estamos em Madri. Dali a alguns passos é já Berlim ou Buenos Aires. Assustamo-nos se um louco dispara sobre inocentes em Copenhague, ou quando um furacão avança sobre Miami. Podíamos estar lá. Podíamos ser uma daquelas pessoas.

O continente africano, contudo, parece estar fora desta geografia íntima e privilegiada. O mundo encolheu, mas África continua imensa, obscura e distante. Revolta-me a indiferença relativa ao atentado da passada semana na Somália, e a todas as atrocidades que aconteceram antes, na Nigéria ou no Sudão, da responsabilidade de fundamentalistas islâmicos. Infelizmente, os próprios países africanos reagiram com idêntica apatia. Como, aliás, o Brasil, que está muito mais próximo de Luanda ou de Porto Novo, no Benim, pela cultura, pela história e pela matriz, do que de Copenhague, Miami ou Paris.

Nos últimos dias também Moçambique sofreu um grave ataque por parte de terroristas islâmicos. O ataque ocorreu na localidade de Mocimboa da Praia, no Norte do país, envolvendo guerrilheiros do Al-Shabab, grupo que tem vindo a ganhar expressão no Quênia e na Somália. Os terroristas avançaram aos tiros contra uma delegacia de polícia, morrendo nos confrontos quatro agentes e 15 atacantes.

O ataque chamou a atenção para o crescimento do fundamentalismo islâmico em Moçambique. Metade da população moçambicana segue o islã, que chegou ao país, há centenas de anos, trazido por comerciantes e traficantes de escravos árabes. Os portugueses e a religião católica desembarcaram muito mais tarde. Durante séculos o islã conviveu pacificamente com religiões tradicionais africanas, com o hinduísmo, com o catolicismo e outras igrejas cristãs.

Nos últimos anos, a Arábia Saudita começou a oferecer bolsas de estudo em teologia a jovens moçambicanos, os quais retornam a casa transformados em fervorosos islamitas. Há neste momento, em Moçambique, um conflito surdo entre lideranças islâmicas, entre velhos e jovens, entre um islã moderado, harmoniosamente integrado na sociedade, e um islã insurgente, que se quer apoderar do aparelho de Estado para impor a todos a lei da sharia.

Pode parecer um conflito muito distante do Brasil. Não é. Fundamentalismo islâmico e fundamentalismo cristão são duas faces de uma mesma moeda. Ambos os movimentos têm por objetivo a captura do Estado, e a subjugação de toda a sociedade aos seus estreitíssimos princípios éticos e morais. Ambos são movimentos profundamente reacionários, contra a ciência, contra a arte, contra a inteligência, contra a modernidade. A diferença entre o Brasil e Moçambique é que no Brasil esse movimento está num estágio muito mais avançado. Já controla grandes cidades, como o Rio de Janeiro, e está na iminência de se apoderar de todo o aparelho de Estado.

Não nos iludamos: estamos sob ataque. A luta contra o fundamentalismo, que se trava em Mogadíscio ou em Maputo, é a mesma que se trava no Rio de Janeiro. Sim, o mundo é um bairro, e todos os homens são nossos vizinhos.

Fonte: ‘O mal distante, ou talvez não’ – por José Eduardo Agualusa. Originalmente publicado em O Globo, 23/10/2017.

Revista Prosa Verso e Arte

Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

Recent Posts

Carol Andrade e Alex Maia lançam álbum ‘Grande Sertão: Gonzaga’

'Grande Sertão: Gonzaga' é o mais novo álbum do duo Carol Andrade e Alex Maia.…

13 horas ago

Violonista Edelton Gloeden lança CD duplo “Integrais” Pelo Selo Sesc

Edelton Gloeden, violonista interpreta repertório integral de peças para violão solo dos compositores Camargo Guarnieri,…

21 horas ago

Conferência ‘A descoberta da vida pela ciência contemporânea’, com César Benjamin

“Num Universo dominado pela entropia, a existência de organismos vivos sempre foi vista como uma…

22 horas ago

Estratégias populares para jogar roleta

A roleta é um dos jogos mais emblemáticos dos cassinos, conhecido por sua emocionante mistura…

23 horas ago

Liza Lou lança o seu primeiro álbum ‘Sal’

“SAL é o retrato do Brasil na minha visão. Eu sou nascida e criada em…

2 dias ago

Ivan Lins lança ‘Abre Alas’, álbum gravado há 15 anos na Suíça

Ivan Lins - cantor, pianista e compositor, canta clássicos do seu repertório acompanhado da big…

2 dias ago