Na sequência das comemorações dos seus 30 anos, Miguel Rabello lança o single ‘Saudade Lírica’, parceria com o poeta e compositor Roberto Didio. A canção é uma homenagem especial à atriz Ângela Rabello – tia de Miguel -, que nos deixou em novembro de 2023.
.
Nesses versos delicados de Didio, um retrato dessa mulher extraordinária, Ângela, embalados pela bela e sensível melodia de Miguel: “Ângela / Saudade lírica/ Atriz melhor/ Meu par // Teus sinais, meu affair / Três punhais – Molière / Tão vitais, que mulher! / Somos plateias banhadas de luz”.
.
Gravado no auditório Radamés Gnattali, na Casa do Choro, em junho de 2025. Single de Miguel Rabello – voz e violão, conta com luxuosas participações, Cristovão Bastos no arranjo e piano, Maria Clara Valle no cello, Sofia Ceccato na flauta, Rui Alvim no clarinete, e JJ Simões no flugel. A arte da capa é de Flávia Tonelli; Já a gravação, mixagem e masterização ficaram a cargo de Alexandre Hang.

Ângela Rabello teve uma intensa presença nos palcos do teatro, cinema e televisão. Rabello formou-se em teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde iniciou sua carreira profissional ao frequentar e atuar em importantes grupos teatrais na década de 70. Na televisão, entre os trabalhos de destaque, estão as novelas: Cambalacho (1986), O Cravo e a Rosa (2000), Floribella (2005), Amor à Vida (2013) e Amor de Mãe (2019). A artista faleceu em novembro de 2023, aos 73 anos.
.
Miguel Rabello, carioca, compositor, cantor e violonista de destaque na cena musical carioca, tendo publicado quatro álbuns autorais: “Meia volta” (com Luísa Lacerda, 2017), Diferente (com Breno Ruiz, 2019), Na caravana de fazer canções (2021) e Ciclo de poder (2023), todas gravadas na Casa do Choro e lançadas pela gravadora Acari Records. É autor de obra extensa, com destacada parceria com os letristas Paulo César Pinheiro e Roberto Didio, já tendo sido cantada e gravada pelo próprio autor, além de cantores como Renato Braz, Sérgio Santos, Áurea MartinsAmelia Rabello, Nina Wirtti, Marcos Sacramento, Gabriel Cavalcante, Ilessi, Alice Passos, Anabela, Mariana Baltar e Iara Ferreira, entre outros. Vencedor do Prêmio Profissionais da Música /PPM 2025, na modalidade ‘Criação’ / categoria “Cantor” [sudeste], com a canção ‘Suíte Brasil’ (Miguel Rabello e Roberto Didio) – Do álbum Ciclo de Poder’ 2023.

Roberto Didio – poeta e compositor (letrista), nascido na Zona Leste de São Paulo, atualmente, residente no Rio de Janeiro. É autor de uma obra extensa, entre os seus parceiros, figuram nomes, como: Moacyr Luz, Cristovão Bastos,  Breno Ruiz, Miguel Rabello, Dori Caymmi, Ivor Lancellotti, Maurício Carrilho, Guilherme Neves, Marcelo Menezes, Renato Martins, Gabi Buarque, Gabriel Cavalcante, Vidal Assis, Douglas Germano, Mario Gil, entre outros. Tem suas canções gravadas por vozes como, Renato Braz, Amelia Rabello, Mônica Salmaso, Leila Pinheiro, Áurea Martins, Adriana Moreira, Mariana Nunes, Alice Passos, além dos parceiros.
.
“Na lembrança. Era quinta-feira como a de ontem, em 2023, fazia o show de lançamento do “Ciclo de poder” na Casa do Choro, lugar mágico do Centro do Rio. Dos brilhos de magia desse santuário, se destacavam os olhos milagrosos de minha amada tia Ângela. Na cena espelhada, eu no palco, ela na plateia estrelada, nas confusões que o grande amor pode fazer, empolgada com as músicas, queria saber mais sobre o trabalho que apresentávamos. Foi uma quinta-feira outra, ainda em 2023, que a chuva caía sobre todos os vivos e os mortos nos informando do grande amor partido. Mas lembrança não é informação, dado estático em linha de tempo, é saudade, e nela lembro como quem revive riso, cheiro, abraço, carinho, pons, vivi, vavá, tempo bonito que a sua lembrança me dá. Em uma cena nova, entreguei ao amado parceiro Roberto Didio uma leva de melodias novas, projetando o trabalho novo que faremos. Pensei, de forma bastante rara para mim, em propor para a letra de uma dessas canções o mote de um nome de mulher, como diversas canções brasileiras fizeram, algo ilustrado na maravilhosa “Musas”, de meus amados parceiros Breno Ruiz e Paulo César Pinheiro. Eu não via, mas, como os poetas enxergam na escuridão, Didio percebeu que esse nome seria Ângela, que falaríamos dela.” – Miguel Rabello

Capa do single ‘Saudade Lírica’ • Miguel Rabello • Selo Acari Records • 2025

Single ‘Saudade Lírica’ • Miguel Rabello • Selo Acari Records • 2025
Canção / compositores
1. Saudade lírica (Miguel Rabello e Roberto Didio)
– ficha técnica –
Violão e voz: Miguel Rabello | Arranjo e piano: Cristovão Bastos | Cello: Maria Clara Valle | Flauta: Sofia Ceccato | Clarinete: Rui Alvim | Flugel: JJ Simões | Produção: coletiva | Arte de capa: Flávia Tonelli  | Técnico de gravação, mixagem e masterização: Alexandre Hang | Produção: Produções Garapa | Gravado no Auditório Radamés Gnattali – Casa do Choro, Rio de Janeiro/RJ, outono de 2025 | Selo: Acari Records | Formato: single digital | Ano: 2025 | Lançamento: 18 de julho | ♪Ouça o single: clique aqui.
.
> Siga: @miguelrabellobastos | @di_di_o | @cristovaobastos

SAUDADE LÍRICA
(Miguel Rabello e Roberto Didio)
.
Ângela
Deu meia-noite lá
No firmamento
No fim do texto
.
Ângela
Saudade lírica
Eu sei de cor
Chorar
.
Circulei teus vitrais
Recortei dos jornais
Pendurei nos meus ais
Saltam no palco teus olhos azuis
.
São michelângelas gotas de altar
Dois santuários a contracenar
Tom de Capela Sistina no olhar
Estrela livre na chuva que cai
Por sobre a cena que faz
A via-crúcis
Se acabar
.
Ângela
É feriado lá
No céu tangente
Eternamente
.
Ângela
Saudade lírica
Atriz melhor
Meu par
.
Teus sinais, meu affair
Três punhais – Molière
Tão vitais, que mulher!
Somos plateias banhadas de luz
.
Aquamarines a hipnotizar
Dois olhos raros que a dona do mar
Foi azulando, deixando brilhar
Estrela lúdica, Ângela vai
Por sobre os palcos da paz
Vai pelas luzes
Estrear
.
Estrelar…
–**–

Leia também
:: Álbum ‘Diferente’ | Breno Ruiz e Miguel Rabello
:: Álbum ‘Na Caravana de Fazer Canções’ | Miguel Rabello
:: Miguel Rabello lança ‘Ciclo de poder’, o seu segundo álbum solo
.
.
 
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / MPB / Canção /  Single duplo.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Cida Moreira e Rodrigo Vellozo lançam o álbum ‘Com o Coração na Boca’

Artistas se encontram em um álbum visceral que atravessa o teatro musical brasileiro e os…

1 dia ago

O fascismo que nos habita, por Paulo Baía

Evito utilizar o termo fascista com descuido. Conheço seu peso histórico, suas origens, seus desdobramentos…

2 dias ago

Dino Fonseca traz a turnê “Back to the 80’s” para o Vivo Rio

Após uma maratona de mais de 200 shows e um super DVD em 2024, Dino…

3 dias ago

CCBB São Paulo | Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira

Nise em Nós comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira com temporada no…

3 dias ago

1ª edição ‘As Mulheres dos Ventos – Festival de Sanfoneiras’, no Sesc Consolação

Com o objetivo de mostrar a força, o talento e a representatividade de artistas femininas…

3 dias ago