segunda-feira, julho 15, 2024

‘Meu pai vai me buscar na escola’, escrito e ilustrado por Junião

Para o Dia dos Pais, uma dica deliciosa de livro do Grupo Editorial Zit, selo Zit Editora. A aventura fabulosa que pulsa do outro lado da história. Em ‘Meu pai vai me buscar na escola’, ilustrações passam a perna no texto para revelar o mundo fantástico que mora por detrás da rotina
.
À primeira vista, a frase “todo dia, papai vai me buscar na escola” pode representar algo trivial. Mas para o protagonista deste livro, um garotinho cheio de bossa, o trajeto de volta para casa não tem nada de monótono ou repetitivo. Nos braços de seu pai — ora canguru, ora submarino, ora homem-elástico — a jornada de todos os dias é divertida e imprevisível.
.
Tem criaturas aquáticas e sol de pijama, tem lua sorridente e tem rua que vira mar. Tem uma bicharada tremenda, cheia de habilidades, simpatia e invenções. E tem, claro, a graça e o vigor da imaginação infantil, capaz de se libertar ante qualquer tentativa de enquadramento comezinho. O que diferencia ‘Meu pai vai me buscar na escola’ de outras histórias que dão lugar à visão inventiva das crianças é que, aqui, ela ganha vigor pelo contraste entre a trama contada nas palavras e a que se revela pelas ilustrações. Como duas faces da mesma moeda, texto e imagem tecem um jogo de versões, em que não se desmentem ou anulam, tampouco complementam. Mostram, na verdade, a mesma história, só que vista por dois avessos. O texto é a narrativa adulta, objetiva e coerente; já o desenho escancara o viés exuberante e fantástico que também pulsa do outro lado da história.

Nos livros infantis, a praxe é que a ilustração realce ou complemente a narrativa que vai sendo construída por meio do texto. Neste livro de Junião, porém, os desenhos assumem o papel de surpreender, desestabilizar, desconstruir — e, claro, divertir. Atraiçoam, marotos, qualquer leitura óbvia que pudesse ser feita a partir de uma história aparentemente banal. Enquanto o texto narra o compasso simplório da rotina, a imagem desconcerta. Convida para a ousadia e para a liberdade, para o onírico e para o prazer. E erige, instante a instante, um lugar muito mais interessante por onde caminhar.

O autor por ele mesmo
Nasci Antônio Carlos de Paula Junior, em Campinas (SP). Fiz faculdade de Educação Artística na Unesp de Bauru (SP) e faço jornalismo ilustrado desde 1994. Ilustro livros para crianças e adolescentes, faço charges e ilustrações para os maiores jornais, revistas e sites do país e também para aplicativos. Ganhei prêmios como o Vladimir Herzog, sobre Direitos Humanos, e o concurso de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde. Moro em São Paulo desde 2004, onde também brinco de ser músico e jogador de futebol. Ah, e sou pai do Bernardo desde 2010.
.
Título: Meu pai vai me buscar na escola
Zit Editora – Grupo Editorial Zit
Escritor: Junião
Ilustrador: Junião
Público-alvo: a partir de 3 anos
Páginas: 40
ISBN:978-85-7933-100-8
Dimensões: 28x21cm
Ano/1ª edição: 2013
* Compre o livro.
** Selo Seleção Cátedra Unesco de Leitura Puc Rio 2016

SOBRE ZIT Editora e Selo ZIT
A Zit Editora está no mercado desde 2003 publicando livros voltados para o público infantil e juvenil. Nosso objetivo é produzir material literário e didático que possa ampliar o gosto e o prazer pela leitura. Entendemos que a leitura de livros de literatura representa não só um poderoso meio de desenvolver a capacidade de reflexão do ser humano, mas também de transformar o leitor em um cidadão crítico, criativo e atuante na sociedade. Acreditamos que, só quando tivermos um Brasil leitor, teremos um país mais justo. Ler é divertido como brincar. Por isso, leiam com seus filhos e alunos, compartilhem leituras, incentivem seus filhos e alunos a gostarem dos livros como gostam de brincar. Os livros foram feitos para nos fazer sonhar, viver aventuras, viajar para lugares que talvez nunca possamos conhecer, ou mesmo para nos divertir, nos revelar poesia e novas possibilidades de ler o mundo e a nós mesmos.
>> Grupo Zit Editorial / Selo ZIT na rede: Site | Instagram | Facebook | Atendimento de segunda a sexta – 9h às 17h / Tel.: (21) 97135-4711 / E-mail: [email protected]


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES