1Não IA

Marco Pereira e Rogério Caetano lançam álbum ‘Folia das Cinco’

“Marco Pereira e Rogério Caetano, violonistas de gerações distintas, estrelas incandescentes do “Mundo Violão Brasil”, lançam um álbum esplêndido: ‘Folia das Cinco’. …Marco, um emblema do violão brasileiro… Rogério, herdeiro da tradição do violão de 7 cordas de aço, do choro e do samba… O ouro do violão do Brasil está ali: o virtuosismo, os sons e os sentidos, dialogando com a dança dos ritmos e gêneros, recriados e revestidos de fúria, suingue, lirismo, além de impressionante leveza e sintonia. A participação brilhante de Zélia Duncan, Pretinho da Serrinha, Amoy Ribas e Marcelinho Moreira amplia ainda mais a espessura artística e a ressonância do álbum…” (Swami Jr)
.
Dois exímios violonistas brasileiros, o paulistano Marco Pereira, 73, (violão de 6 cordas de nylon) e o goiano Rogério Caetano, 46, (violão de 7 cordas de aço) lançaram nas plataformas digitais, um primor de trabalho: o álbum “Folia das Cinco”.

Embora pertençam a gerações distintas, os dois artistas abarcam experiências musicais e talentos excepcionais que unidos promovem um enlace no qual a dedicação e o respeito à música brasileira e a seus instrumentos fica evidente.
.
Além de excelente instrumentista, Marco Pereira é professor, compositor, arranjador e há muito referência no meio musical brasileiro e do exterior. Não há um álbum sequer desse artista que deixe a desejar. Seus trabalhos são todos primorosos e elevam a música brasileira ao patamar mais alto da música deste planeta.

Rogério Caetano não só domina por completo a tradicional sonoridade das cordas de aço do violão de 7 cordas vinda de um dos melhores instrumentistas de choro, o Horondino José da Silva, conhecido como Dino 7 Cordas (1918-2006), como a ela acrescenta, com habilidade e bom gosto, uma nova linguagem, além de uma técnica absurda. Rogerinho como é conhecido não se atém apenas ao choro, mas a outros gêneros como a valsa e o samba, nos quais sempre deixa impressa sua marca sonora quando sola, acompanha, improvisa ou compõe.
.
O diálogo entre os dois instrumentistas é claro, limpo, suave quando há de ser e vigoroso quando a peça assim solicita. As dinâmicas, nuances, harmonias e melodias promovidas por ambos traduzem sempre uma conversa franca, sincera, transparente, suingada, prazerosa e comum às boas rodas de choro e de samba, mas por vezes atingem fácil a sofisticação requerida das salas de concerto.

Em “Folia das Cinco” o encantamento que surge do encontro dos dois artistas é arrebatador. Segundo Swami Jr., outro violonista mestre do instrumento, de arranjos sempre bem escritos e autor de composições nas quais a brasilidade impera: “Nada [no álbum] é dispensável. O ouro do violão do Brasil está ali: o virtuosismo, os sons e os sentidos, dialogando com a dança dos ritmos e gêneros, recriados e revestidos de fúria, suingue, lirismo, além de impressionante leveza e sintonia”.
.
O álbum traz dez faixas superbem arranjadas pelos dois instrumentistas: “Folia das Cinco”, de Rogério Caetano; “Irene”, de Marco Pereira; “Obrigado Rapha!”, de Rogério Caetano; “Choro em Dó Menor”, de Marco Pereira; “Cidade Lagoa”, de Sebastião Fonseca e Cícero Nunes; “Samba pro Marcão”, de Rogério Caetano; “Uma Valsa para Rosa”, de Marco Pereira; “Amigo é Casa”, de Capiba e Hermínio Bello de Carvalho; “Tema das Águas”, de Rogério Caetano; e “Flor das Águas”, de Marco Pereira.

Participam ainda do álbum dois percussionistas craques, Amoy Ribas e Marcelinho Moreira, em “Folia das Cinco”, além de Pretinho da Serrinha, que dá o ar de seu talento em “Obrigado Rapha!” e em “Flor das Águas”.
.
A voz da cantora Zélia Duncan aparece em “Cidade Lagoa” e em “Amigo é Casa”, abrilhantando o álbum e mostrando o lado dos dois músicos como acompanhantes, que ocupam tais lugares com muita propriedade.
.
Com gravação e mixagem realizadas por Daniel Musy, Diego do Valle e Roger Freret, e masterização, por André Dias, “Flor das Águas” mal chegou e já ocupa lugar de referência quando o assunto é violão brasileiro.
.
Boa audição!

Capa do álbum ‘Folia das Cinco’ • Marco Pereira e Rogério Caetano • Selo Gravadora Galeão • 2024

DISCO ‘FOLIA DAS CINCO’ • Marco Pereira e Rogério Caetano • Selo Gravadora Galeão • 2024
Canções / compositores
1. Folia das cinco (Rogério Caetano) | Participação especial Amoy Ribas e Marcelinho Moreira
2. Irene (Marco Pereira)
3. Obrigado Rapha! (Rogério Caetano) | Participação especial Pretinho da Serrinha
4. Choro em dó menor (Marco Pereira)
5. Cidade Lagoa (Sebastião Fonseca e Cícero Nunes) | Participação especial Zélia Duncan
6. Samba pro Marcão (Rogério Caetano)
7. Uma Valsa pra Rosa (Marco Pereira)
8. Amigo é casa (Capiba e Hermínio Bello de Carvalho) | Participação especial Zélia Duncan
9. Tema das águas (Rogério Caetano)
10. Flor das águas (Marco Pereira) | Participação especial Pretinho da Serrinha
– ficha técnica –
Marco Pereira (violão) | Rogério Caetano (violão 7 cordas de aço) | Participações especiais: Marcelinho Moreira (percussão – fx. 1) | Amoy Ribas (percussão – fx. 1) | Pretinho da Serrinha (percussão – fx. 3 e 10) | Zélia Duncan (voz fx. 5 e 8) || Produção musical: Marco Pereira e Rogério Caetano / Faixa 1: Marco Pereira, Rogério Caetano e Yamandu Costa | Técnicos de gravação e mixagem: Daniel, Diego do Valle e Roger Freret | Masterização: André Dias | Arte: Gabriel Leite | Texto: Swami Jr | Produção executiva: Mariana Matos | Selo: Gravadora Galeão | Formato: CD digital | Ano: 2024 | Lançamento: 23 de fevereiro | ♪Ouça o álbum nas plataformas: clique aqui / ♩álbum completo: clique aqui.
.
.
>> Siga: @marcopereiraguitar | @rogeriocaetano7
> Sobre os artistas: MC/Bio | RC/Bio

LEIA TAMBÉM
:: ‘Xodós’, álbum de Paulo Bellinati e Marco Pereira
:: ‘Comum de Dois, álbum de Marco Pereira e Toninho Ferragutti
:: ‘Cristal’ – álbum e songbook de Marco Pereira
:: Álbum ‘Dois Destinos – Marco Pereira toca Dilermando Reis’
:: Álbum ‘Yamandu Costa & Rogério Caetano’, selo Delira Música
:: ‘Rogério Caetano Solo’ – álbum autoral com 10 temas para o violão de 7 Cordas
:: Encontro histórico, o piano de Cristovão Bastos e o violão 7 cordas de aço de Rogério Caetano
:: Gian Correa e Rogério Caetano homenageiam o mestre Waldir Azevedo em single
:: Coletivo Choro na Rua lança disco em homenagem ao trombonista Zé da Velha
.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira /  Música instrumental / choro / jazz / álbum.
Publicado por ©Elfi Kürten Fenske
.

.

 

.

Revista Prosa Verso e Arte

Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

Recent Posts

Violonista português Manuel de Oliveira apresenta ‘Looping Solo’ em São Paulo e Ilha Bela

Concertos acontecem dia 17 de maio, na Casa de Portugal, em São Paulo e dia…

6 horas ago

Prêmio Pallas de Literatura 2024 abre inscrições em 3 de junho

As inscrições para o Prêmio Pallas de Literatura 2024 abrem às 12h do dia 3…

7 horas ago

Grupo Corpo apresenta O Corpo e Parabelo no Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro

O GRUPO CORPO volta ao Rio de Janeiro para uma temporada de 22 de maio…

9 horas ago

Grupo Pandora de Teatro reestreia espetáculo ‘Comum’, com temporada no Teatro Alfredo Mesquita

Celebrando 20 anos, o Grupo Pandora de Teatro promove apresentações gratuitas do espetáculo “COMUM”, inspirado…

10 horas ago

Meu nome: Mamãe’, espetáculo solo de Aury Porto, com direção de Janaina Leite

A travessia de um filho diante do adoecimento da mãe pelo Alzheimer. Meu nome: Mamãe,…

10 horas ago

Ciranda Cultural lança pelo selo Principis livro premiado sobre transtornos alimentares em novela gráfica

Jovem autora madrilena usou as próprias experiências de quando sofreu de anorexia para criar a…

11 horas ago