Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo

O filtro de barro é, segundo especialistas, a maneira mais segura e eficiente de se filtrar a água de beber que existe. Ela sai do filtro 95% livre do cloro, parasitas, pesticidas, metais como ferro, chumbo e alumínio e o que é melhor, fresquinha, porque a cerâmica diminui a temperatura da água em até 5 graus centígrados. É ainda o único filtro de água que recebe a classificação P-I do Inmetro, capaz de reter partículas de 0,5 a 1 mícron (os demais só acima de 15 mícrons). Uma façanha “tecnológica” do tempo da vovó.

Segundo o economista Julio César Bellingieri (Unesp), o filtro de cerâmica existe no Brasil desde 1910, quando começa a ser produzido por famílias de imigrantes italianos e portugueses. O tradicional filtro São João, de barro vermelho e com vela porosa, foi criado entre 1926 e 1928 pela Cerâmica Lamparelli, de Jaboticabal. Em 1947, quatro irmãos da família Stéfani adquiriram a fábrica e continuaram a produzir os filtros com o mesmo nome e aparência até hoje. Com a queda da procura pelos filtros a partir da década de 1980, as demais fábricas faliram e a Cerâmica Stéfani se tornou a maior produtora de filtros de cerâmica do País e quiçá do mundo.

Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo

por Luiza Fletcher*

Os filtros de barro estão presentes em muitas casas brasileiras, e de acordo com pesquisas realizadas por cientistas norte-americanos, e publicadas no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram, nossos filtros têm, provavelmente, o melhor sistema de purificação de água do mundo.

Um dos fatores que contribuem para essa eficiência dos filtros de barro é a sua câmara de filtragem de cerâmica, feita de velas de cerâmica, que são muito eficazes no trabalho de retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.

Além disso, os filtros também combatem a presença de chumbo, em 95% e o parasita Criptosporidiose, em 99%, que pode causar diarreias e infecções intestinais.

Nos filtros de barro, a filtragem é realizada através da gravidade, com a água passando pelas velas e gotejando lentamente para o reservatório inferior. Esse processo não está presente nos fluxos de torneiras ou em tubulações, porque nesses mecanismo é a pressão que impulsiona o fluxo da água. Esse processo é menos cuidadoso, e permite que microrganismos e sedimentos acabem passando pelo sistema de filtragem e se depositando nos copos.

O estudo alerta as pessoas que estejam atentas quando forem comprar esses tipos de produtos, porque muitos deles podem permitir a passagem de elementos nocivos para a saúde, como o flúor e arsênico, por exemplo.

Os filtros de barro são uma ótima opção para se ter em casa, mas para que possam exercer sua função com qualidade, é preciso que exista uma manutenção regular, com a troca das velas.

Além disso, não devem ser usados produtos de limpeza no filtro, e é necessário um cuidado nos locais em que a água será armazenada, para que não seja contaminada e permaneça própria para consumo.

Você gosta de filtros de barro? Tem algum em sua casa? Como pudemos ver, eles são uma grande alternativa para manter nossa água limpa e cuidarmos de nossa saúde!

Fonte: *O Segredo.

Revista Prosa Verso e Arte

Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

Recent Posts

Cantora, compositora e instrumentista Thati Dias lança o álbum ‘Soturna’

A cantora, compositora e instrumentista fluminense Thati Dias lança “Soturna”, seu primeiro álbum solo, dia…

53 minutos ago

‘Sempre mais que um’, de Marcus Moreno, reestreia no Teatro Cacilda Becker

Como produzir um espaço de afeto coletivo? Cinco performers – Maurício Florez, Maria Fernanda Machado,…

3 horas ago

Sesc Belenzinho apresenta Vanessa Bumagny, participação especial de Luiz Tattit

A cantora e compositora Vanessa Bumagny apresenta-se no Teatro do Sesc Belenzinho no dia 10…

19 horas ago

Claudete Soares e Guilherme Arantes unem vozes em canção inédita do compositor

Produzida por Marcus Preto e Vitor Cabral, ‘O Prazer de Viver para Mim É Você’…

20 horas ago

eXílio, peça do Coletivo Comum, faz temporada no Teatro Arthur Azevedo

Trabalho documental com direção de Fernando Kinas reflete sobre os impasses das migrações contemporâneas. O…

21 horas ago

Evento internacional traz contadores de histórias de 9 países em apresentações gratuitas

Encontro Boca do Céu 2024 traz contadores de histórias de 9 países e palestras de…

23 horas ago