Agenda cultural

‘Sempre mais que um’, de Marcus Moreno, reestreia no Teatro Cacilda Becker

Como produzir um espaço de afeto coletivo? Cinco performers – Maurício Florez, Maria Fernanda Machado, Mariana Molinos, Raony Iaconis e Rebeca Tadiello –, sob direção do ator e bailarino Marcus Moreno e contaminados pelo frescor de um estado de antecedência ao momento presente, constroem sua resposta a partir do dinamismo do campo relacional (quando afetamos e nos deixamos afetar), em “Sempre mais que um”, trabalho coreográfico que ocupa o Teatro Cacilda Becker nos próximos dias 10, 11 e 12 de maio (sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h30), com entrada gratuita.
.
“Sempre mais que um” se refere aos vários corpos existentes em um corpo presente, permeado pelo espaço e por temporalidades. Balizados pela improvisação cênica e acompanhados pela luz de Hernandes de Oliveira e a trilha original composta por Antonio Prado, corpos materializam imagens e são diluídos com o espaço, numa busca permanente por atualizar o momento num fluxo contínuo.

“Sempre mais que um corpo existe, descontinuado no outro; o eu do agora é o eu de muitos, atravessado por matérias, memórias, ancestralidades, a cada instante, a cada encontro”, pondera Marcus Moreno, que, em 12 anos de trajetória artística, tem buscado na dança maneiras de investigar o estado presente das coisas. “As possibilidades são infinitas, já que o presente que aqui está já não é mais quando se faz possível nomeá-lo”.
.
Neste percurso de pesquisa, que vem como desdobramento do solo “Instante-já”, criado em 2019, alguns materiais foram visitados, como a obra da artista plástica Amélia Toledo, no que gera de reflexão sobre a concretude e a efemeridade à qual pertencemos, e sobre as singularidades que só existem pelo coletivo. Uma citação do filósofo italiano Emanuele Coccia também serviu de motor para a criação: “Viver nada mais é do que se misturar à vida dos outros”.
.
Parte do projeto “Nosso Chão é Céu”, contemplado pela 35ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança Para a Cidade de São Paulo, ainda em maio (dias 24, 25 e 26), “Sempre mais que um” migra para o Teatro Alfredo Mesquita, na região Norte da cidade.

Sempre Mais Que Um – foto @juvinagre

FICHA TÉCNICA
Concepção, dramaturgia e direção: Marcus Moreno | Elenco: Maurício Florez, Maria Fernanda Machado, Mariana Molinos, Raony Iaconis e Rebeca Tadiello | Criação de luz e espaço cênico: Hernandes de Oliveira | Trilha sonora: Antonio Porto | Conceito de figurino: Marcus Moreno | Artistas em processo formativo: Eri Sá e Taísa Garcia | Fotos: Juliana Vinagre e Silvia Machado | Design gráfico e mídias sociais: Juliana Vinagre | Assessoria de imprensa: Elaine Calux | Ações de mediação: Portal MUD | Produção: Cristiane Klein (Dionísio Produção) e Júnior Cecon (Plural Produção)

Sempre Mais Que Um – foto @juvinagre

SERVIÇO
“Sempre mais que um” (Reestreia)
Direção: Marcus Moreno

Com: Diego Freire, Maria Fernanda Machado, Mariana Molinos, Raony Iaconis e Rebeca Tadiello.
Dias 10, 11 e 12/5 (sexta e sábado, 21h; domingo, 19h30).
Teatro Cacilda Becker
Rua Tito, 295 – Lapa, São Paulo – SP
.
Dias 24, 25, 26/5 (sexta e sábado, 21h; domingo, 19h30)
Teatro Alfredo Mesquita
Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana, São Paulo – SP
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 50 minutos
Grátis

Um pouco de Marcus Moreno
Mestrando em Artes da Cena pela Unicamp, tem formação em Comunicação das Artes do Corpo, especialização em Técnica Klauss Vianna (PUC-SP), e licenciatura pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2012, realiza criações solo, em colaboração com artistas convidados, como “A Imagem como Ausência” (2013), “A Flor da Lua” (Residência Casa das Caldeiras/2016), “Estudo para o Encontro” (2017), ‘Instante-já’, indicado ao Prêmio APCA de Dança/2019 (Espetáculo/Estreia e Criação de Luz e Espaço Cênico de Hernandes de Oliveira), e “Entre Espaço Onde Tudo Existe” (2021). Desde 2016, desenvolve os “Encontros Efêmeros”, criando trabalhos de improvisação com artistas da cena contemporânea. É programador das Oficinas Culturais.
* Para saber mais: Site | >> siga: @marcusmoreno_danca

Revista Prosa Verso e Arte

Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

Recent Posts

Cia de Mystérios apresenta ‘Os Prazeres de Heitor, o mestre sala da Pequena África’

O espetáculo inédito “Os Prazeres de Heitor, o mestre sala da Pequena África” apresenta ao…

7 horas ago

O jornalista Antonio Augusto Brito lança ‘Histórias de Botafogo 2’

“Histórias de Botafogo 2” - mais de 200 anos de crimes, tramas políticas, personagens marcantes,…

20 horas ago

Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza lançam álbum audiovisual ‘Revoada’

Trabalho consolida a parceria dos instrumentistas Rodrigo Mendonça e Flávio Danza . O Duo Rodrigo…

21 horas ago

Boca Livre lança ‘Rasgamundo’, 16º álbum do grupo

Disco lançado em 17 de maio, traz parcerias com Nando Reis, Guilherme Arantes, Zeca Baleiro,…

22 horas ago

MPB4 ao lado de Chico Buarque relança clássico ‘Angélica’

MPB4 lança primeiro single do álbum comemorativo de seus 60 anos de carreira. “Angélica”, parceria…

2 dias ago

Marcelo Jeneci lança álbum ‘Night Clube Forró Latino (Volume I)’

Marcelo Jeneci apresenta sucessos consagrados do pagode, do sertanejo, do pop e do reggae no…

2 dias ago