Escrito há 1000 anos, o manuscrito ilustrado de ervas medicinais é disponibilizado online

Apesar de a medicina ocidental ter se especializado na criação de fármacos produzidos a partir de processos complexos, houve um tempo em que todos os tratamentos eram feitos com compostos naturais, especialmente ervas e outros alimentos. E um dos guias mais antigos que se conhece sobre essas práticas acaba de ser disponibilizado na internet.

A Biblioteca Britânica é a detentora da única edição do guia, um manuscrito que, acredita-se, foi escrito no século XI e em inglês antigo, também conhecido como anglo-saxão, uma forma primitiva do idioma inglês que conhecemos hoje. O livro é repleto de ilustrações das substâncias que, segundo os autores, podiam resolver dezenas de problemas.

Manuscrito ilustrado de ervas medicinais

Alcachofras cozidas em vinho eram usadas para acabar com o mau odor corporal, por exemplo, enquanto dores no peito eram combatidas com raiz de alcaçuz. Cada artigo inclui uma ilustração, o nome da erva ou animal em diferentes línguas antigas, descrições dos problemas que cada substância pode tratar e instruções para encontra-los e prepara-los.

Alison Hudson, pesquisadora da Biblioteca Britânica responsável pelo projeto de digitalização, diz que não se sabe com certeza como o guia era utilizado ou por quem ele foi escrito, mas o estilo da produção faz com que historiadores a associem aos monastérios de Winchester e Canterbury.

Manuscrito ilustrado de ervas medicinais

O guia está disponível online para acesso gratuito aqui, e, ainda que o inglês antigo dificulte a compreensão, é interessante para entender como os antigos europeus faziam para enfrentar problemas que até hoje a medicina não conseguiu resolver. Sem falar nas ilustrações incríveis, claro.

Manuscrito ilustrado de ervas medicinais
Manuscrito ilustrado de ervas medicinais
Manuscrito ilustrado de ervas medicinais

Disponível online: Medieval Herbal Remedies Manuscript

Fonte: Hypeness

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Leão XIV: 10 curiosidades sobre o papa

Americano de Chicago, Robert Francis Prevost foi eleito sumo pontífice em 8 de maio de…

40 minutos ago

A poderosa e otimista mensagem sobre o futuro do planeta de David Attenborough aos 99 anos

David Attenborough volta com documentário sobre os oceanos e mostra por que ainda há esperança.…

1 hora ago

Leão XIV: a origem do nome escolhido pelo novo papa

O pontífice diz seguir passos do papa Leão XIII, que lançou as bases do pensamento…

2 horas ago

Tato, crônica de Rubem Alves, do livro ‘Educação dos sentidos e mais’

O tato é o sentido que marca, no corpo, a divisa entre eros e tânatos.…

3 horas ago

‘Sobre mães e filhas(os)’, um conto sensível de Rubem Alves

PARA FALAR SOBRE A RELAÇÃO entre mães e filhas(os), sugiro que leiam algumas das terríveis…

8 horas ago

Francisco: a morte não é o fim de tudo, mas um novo começo

Publicamos o prefácio que o Papa Francisco tinha escrito em 7 de fevereiro, portanto antes…

1 dia ago