sexta-feira, junho 14, 2024

Duo Sonâncias faz show de lançamento do primeiro álbum ‘Eu Vi a Música no Ar’

Duo formado pelo pianista de Guilherme Ribeiro e o guitarrista Fernando Baeta lança disco no Jazz B, em São Paulo
.
A celebração do reencontro de velhos amigos resultou em Eu Vi a Música no Ar, primeiro álbum gravado pelo duo Sonâncias, formado pelo pianista Guilherme Ribeiro e o guitarrista Fernando Baeta. Com 10 faixas autorais, o disco acaba de chegar nas plataformas digitais e será apresentado no Jazz B, no dia 14 de junho, às 21 horas.
.
Esse trabalho apresenta uma variedade de estilos e influências, com destaque para a faixa título de Fernando Baeta, uma bossa nova inspirada na deslumbrante vista da cidade do Rio de Janeiro a partir do Cristo Redentor. Além disso, a suíte ternária “Do Retiro ao Japi”, de autoria de Guilherme Ribeiro, transporta o ouvinte para a exuberante natureza da Serra do Japi. A sonoridade do Sonâncias tem como referência as obras de mestres como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Milton Nascimento, Dori Caymmi, entre outros grandes da música nacional.

Eu Vi a Música no Ar é fruto de um projeto realizado com recursos do FICC, Fundo de Investimentos Culturais da cidade de Campinas.
.
Fernando e Guilherme marcaram época no cenário musical do extinto bar Estação Santa Fé, em Barão Geraldo, reduto de grandes músicos da UNICAMP, em Campinas (SP) entre 1999 e 2007. Foi lá que os músicos se tornaram amigos e ajudaram a fomentar uma vibrante cena artística.

Pianista, acordeonista, compositor e arranjador, o músico de Bauru Guilherme Ribeiro é mestre em Performance Musical pela UFMG. Atuou ao lado de Paulo Moura, Raul de Souza, Maurício Einhorn, Gabriel Grossi, Jamil Maluf/OER, Isaac Karabtchevsky/OSESP, Fabiana Cozza, Dominguinhos, João Donato, Mariana Aydar, Céu, Zizi Possi, Virgínia Rosa e Titãs. Tocou em festivais internacionais como Montreal Jazz Festival no Canadá, North Sea Jazz Festival na Holanda, JVC Jazz Festival na França, Sfinks na Bélgica, Coachella nos EUA, National Arts Festival Makhanda e South Africa Association for Jazz Education na África do Sul. Possui sete discos de carreira: Calmaria [2010], Que se deseja rever [2012], A deep surface [2013] lançado na Europa, Tempo [2015], Facing South [2019] lançado na África do Sul em 2019 e NUUU! também de 2019 com trio Marés lançado na Europa.
.
Mineiro, natural de Viçosa-MG, Fernando Baeta é guitarrista, violonista, compositor, arranjador e produtor musical com bacharelado em Música Popular pela UNICAMP. Tocou ao lado de Valmir Gil, Ana Cañas, Arthur Maia, Ramon Montagner, Alaíde Costa, Fábio Torres, Edu Ribeiro, Jorginho Gomes, Carlos Bala, Nivaldo Ornelas, Lea Freire, Carlos Tomati, Ana Karina Sebastião, dentre muitos outros. Em 2015, como bolsista do CNPq, desenvolveu caixas acústicas para pessoas com deficiência auditiva severa. Nesse período, trabalhou ao lado de Angelo Benetti, um dos maiores especialistas em modelagem 3D e animação do Brasil. Entre 2007 e 2020 atuou como músico e diretor audiovisual da banda Ungambikkula. Atualmente dedica-se à música instrumental brasileira realizando projetos autorais, além de atuar também como arranjador e produtor musical tendo em seu portfólio mais de 20 discos gravados e/ou produzidos.

revistaprosaversoearte.com - Duo Sonâncias faz show de lançamento do primeiro álbum 'Eu Vi a Música no Ar'
Sonancias – por Isa Morete

No repertório
1. Do Retiro ao Japi (Guilherme Ribeiro)
2. Baião em forma de poema (Fernando Baeta)
3. Tons de verde (Fernando Baeta)
4. Cadê João? (Guilherme Ribeiro)
5. Presente (Fernando Baeta)
6. Song of Forest (Guilherme Ribeiro)
7. Peregrino (Guilherme Ribeiro)
8. Eu vi a música no ar (Fernando Baeta)
9. Brilhante (Guilherme Ribeiro)
10. Mais que merecimento (Fernando Baeta)
.
SERVIÇO
LANÇAMENTO EU VI A MÚSICA NO AR
Data e horário: dia 14 de junho, às 21 horas
Local: Jazz B – Rua General Jardim, 43 – República – São Paulo – SP
Ingressos: a partir de R$ 35
* Compra antecipada de ingressos no sympla: clique aqui.
.
Leia também: ‘Eu Vi a Música no Ar’, primeiro álbum do duo Sonâncias
>> Siga: @sonancias_ | @guilhermeribeiromusic | @fernandobaetajr


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES