domingo, julho 14, 2024

Concerto Composição Brasileira – 60 anos Quinteto Villa-Lobos no CCBB RJ

60 ANOS DE MÚSICA BRASILEIRA
Composição brasileira é destaque em quinto concerto comemorativo do Quinteto Villa-Lobos no CCBB RJ
.
Apresentação com Guinga como convidado acontece no dia 5 de junho
.
Os concertos em comemoração aos 60 anos do Quinteto Villa-Lobos chegam à sua quinta apresentação no dia 5 de junho de 2023. O evento, que está marcado para  as 19h no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, traz a composição brasileira como destaque. O convidado escolhido é Guinga, violonista renomado que conta com inúmeras composições em parceria com nomes como Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, Simone Guimarães, Sérgio Natureza, Nei Lopes, Chico Buarque, entre outros.
.
“Nesse dia, o projeto tem como foco o compositor que dialoga todo o tempo com suas peculiaridades que, embora influenciados por outros que admiram, conseguem uma originalidade que se destaca de forma muito acentuada. Guinga, através de suas composições, transita no cenário musical brasileiro e internacional e a marca registrada através de suas composições, que refletem um Brasil rico e exuberante culturalmente.”, compartilham os organizadores.
.
A “Composição Brasileira” faz parte de uma série de atividades em comemoração ao aniversário de 60 anos do grupo, que ocorrem até meados de junho, em formato presencial, no dia 12, e reapresentação online, na segunda, 19. O público virtual, pode garantir a visualização deste encontro musical no Youtube.com  através do canal da Caseiras Produções. A gravação exclusiva estará disponível no dia 12 de junho, às 19 horas. Os participantes deste encontro poderão interagir através do chat.
.
Este projeto é contemplado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, com patrocínio da Eletrobras Furnas e copatrocínio da Drilltec. A realização é  do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e a  produção da Caseiras Produções Culturais.
.
REPERTÓRIO
Guinga:
Guinga – Di menor (arranjo: Marcílio Lopes)
Guinga – Valsa de aniversário (arranjo: Paulo Aragão)
Guinga e Paulo César Pinheiro – Passarinhadeira (arranjo: Paulo Aragão)
Guinga – Ellingtoniana (arranjo: Vittor Santos)
Guinga e Aldir Blanc – Côco do côco (arranjo: Vittor Santos)
Guinga e Sergio Natureza – Nem mais um pio
Guinga e Aldir Blanc – Destino Bocaiúva
Guinga – Porto da madama
.
Quinteto Villa-Lobos e Guinga:
Guinga – Nítido e obscuro (arranjo: Paulo Sérgio Santos)

revistaprosaversoearte.com - Concerto Composição Brasileira - 60 anos Quinteto Villa-Lobos no CCBB RJ
Quinteto Villa-Lobos – ©Daniel Ebendinger.

Mais sobre o Quinteto Villa-Lobos
O Quinteto Villa-Lobos foi criado com a proposta de divulgar a Música brasileira, especialmente de câmara. Com 60 anos de existência, o grupo é de extrema relevância sociocultural e histórica para a música brasileira instrumental e já se apresentou em diversas salas de concerto, além de festivais no Brasil e no exterior.

revistaprosaversoearte.com - Concerto Composição Brasileira - 60 anos Quinteto Villa-Lobos no CCBB RJ
Guinga – ©Manfred Pollert

Sobre o Guinga
É carioca da zona norte do Rio de Janeiro – o bairro de Madureira –, onde nasceu em 1950. Foi por cinco anos aluno de violão clássico de Jodacil Damasceno. Começou a compor aos 16 anos. Trabalhou profissionalmente como violonista, acompanhando artistas como Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, Cartola e João Nogueira. Teve inúmeras de suas músicas gravadas por músicos como Elis Regina, Michel Legrand, Sérgio Mendes, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Clara Nunes, Ivan Lins MPB4, Mônica Salmaso, Renato Braz, Nana Caymmi, e tantos outros.

Sobre o CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento.

Em 33 anos de atuação, foram mais de 3 mil projetos oferecidos ao público, e, desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e lojas, serviços com descontos exclusivos para clientes do Banco do Brasil.
.
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de segunda a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

Sobre o Caseiras Produções Culturais
A proposta da Caseiras Produções Culturais está no próprio nome: a realização de projetos de forma artesanal. Em seus projetos, busca-se especialmente a brasilidade, inovação e atualização de conteúdos relevantes e históricos. Tem como missão difundir as culturas brasileiras e democratizar o acesso a todos os tipos, linguagens e gêneros artísticos.
.
A Caseiras atua em diversos ramos culturais, principalmente teatro, música e audiovisual e seus projetos sempre contam com forte presença de módulos de formação e oficinas.
@caseirasproducoes  | canal no YouTube | caseirasproducoes.art.br

O Quinteto Villa-Lobos
Rodrigo Herculano – oboé
Aloysio Fagerlande – fagote
Paulo Sérgio Santos – clarinete
Philip Doyle – trompa
Rubem Schuenck – flauta
.
SERVIÇO
Quinteto Villa-Lobos: 60 anos de música brasileira apresenta “A Composição Brasileira”.
Com Guinga.
Data: 5/6/2023
Horário: 19h.
Classificação indicativa: LIVRE
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Teatro II
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro/ RJ
Contato: (21) 3808-2020 | [email protected]
Mais informações em CCBB. clique aqui.
Siga o CCBB nas redes sociais: twitter | facebook | instagram.
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
À venda na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada

LEIA TAMBÉM
:: Anna Paes canta Guinga, em álbum recém-lançado
:: ‘Cancioneiro Guinga – Zaboio’: livro reúne partituras para violão e voz de disco homônimo
:: Cláudio Jorge e Guinga lançaram ‘Farinha do Mesmo Saco’ – álbum dedicado às memórias suburbanas
.
>> Guinga na RedeFacebook | Instagram | Youtube | Spotify | Apple Music
>> Quinteto Villa-Lobos na rede: Instagram | Facebook | Youtube.
.
> Imagem (capa da matéria): Quinteto Villa-Lobos – ©Daniel Ebendinger / Guinga – ©Manfred Pollert


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES