quarta-feira, junho 19, 2024

Vem aí a 1ª edição do Itaipava Jazz & Blues Festival – de 8 a 11 de junho 2023

Entre os dias de 8 a 11 de junho o  Itaipava Jazz & Blues Festival, traz grandes atrações nacionais e internacionais, além de uma exposição de instrumentos raríssimos, entre eles, guitarras que foram de uso próprio do rei do blues B. B. King entre outras peças especiais.
.
Soberano Itaipava recebe a partir do dia 8 de junho a primeira edição do Itaipava Jazz & Blues Festival. Uma incrível seleção de artistas nacionais internacionais como o cubano Yaniel Matos, o francês Baptiste Herbin, a banda Blues Etílicos a as cantoras Taryn Szpilman e Leila Maria entre outros legítimos representantes do blues, jazz e do country, estarão nesta primeira edição do festival, que tem curadoria do violonista e produtor cultural Edigar Nio.
.
>> Ingressos à venda no site Soberano. Clique aqui.
.
O evento contará também com uma exposição de instrumentos raríssimos, entre eles, guitarras que foram de uso próprio do rei do blues B. B. King entre outras peças especiais. A cada noite acontecem sessões com show de abertura e show principal.
.
O Cliente Soberano Itaipava que quiser se hospedar na região e curtir todo o Festival, tem desconto na Pousada Tucano de Cuiabá com direito a uma garrafa de espumante como brinde de boas-vindas.
.
Já no primeiro dia do festival, quinta-feira dia 8, se apresentam ícones da nossa música como Leila Maria e Taryn Szpilman. As aberturas da noite ficam por conta de Valentina Francisco e O Velho Blues.
Leila Maria canta Billie Holiday, um tributo à cantora de jazz americana. Com mais de trinta anos de carreira, Leila foi finalista do programa “The Voice+”, surpreendendo o Brasil com voz cristalina e tempero jazzístico. Com vasta experiência como intérprete, Taryn Szpilman, considerada como a maior intérprete de Jazz&Blues do Brasil, frequentou todos os grandes festivais de jazz&blues no Brasil e no exterior, como o de Montreux.  Valentina Francisco faz uma apresentação minimalista em homenagem às divas do jazz, Blues & Soul e a banda O Velho Blues se destaca no cenário pelo uso das “Cigar Box Guitars “, resgatando a tradição do blues com uma roupagem moderna ao estilo.

Para o sexta-feira, dia 9, Mark Lambert, Little Joe McLerran e Flávio Guimarães se apresentam com abertura de Pedro Friedrick.
Mark Lambert é cantor, guitarrista, compositor e arranjador americano, que já se apresentou em diversos festivais pelo mundo, gravou e fez turnês pelo mundo com renomados artistas como Ivan Lins e Milton Nascimento. O cantor e guitarrista Little Joe McLerran é um prodígio que toca desde os 9 anos de idade, sua voz é a autêntica representação do sul dos Estados Unidos. O gaitista Flávio Guimarães explora seu instrumento nas mais diferentes texturas e sonoridades. Sua harmônica pode soar tanto como uma guitarra elétrica quanto como um trompete com surdina. Pedro Friedrick vem se apresentando em vários festivais em todo o Brasil, tendo feito participações especiais nos shows de Cláudio Nucci e do gaitista Jefferson Gonçalves.

Para o sábado, dia 10, a programação traz o cubano Yaniel Matos, o Blues Etílicos e o francês  Baptista Herbin, com aberturas de Floor Polder e B2 Regional.
Yaniel Matos, em suas composições, mostra elementos da Tumba Francesa, Congas e Bembé: ritmos escutados em Santiago de Cuba, sua cidade natal, além de elementos da tradição erudita e contemporânea da composição musical cubana. O saxofonista francês Baptiste Herbin gravou com grandes músicos e participou de cerca de cinquenta gravações na Europa e em todo mundo com músicos como Stefano di Battista, Jean Toussaint e Stéphane Belmondo. Foi nomeado para as Victoires du Jazz em 2013 graças ao seu primeiro álbum “Brother Stoon” e eleito músico do ano 2019 pela academia de jazz. O Blues Etílicos é a marca mais forte do blues nacional e a banda há mais tempo em atividade nesse segmento. Desde meados dos anos 80, a banda vem produzindo uma extensa obra autoral , além de gravar homenagens às suas principais influências. Floor Polder é flautista e compositora holandesa, e depois de fazer uma turnê no Brasil com a banda Trio Sodade, decidiu fazer um mestrado na UFRJ com a proposta de traduzir musicalmente a cultura musical do brasileiro.  A B2 Regional tem sotaque de roça, é o regional brasileiro com a assinatura do country blues, da viola caipira com tambores, xilofone, contrabaixo e vozes. O show promove o encontros musicais com Elvis e Gonzagão, Bob Dylan com Dominguinhos, Pixinguinha e Robert Johnson. 

Victor Biglione, Cláudio Dauelsberg & Edigar Nio encerram o festival no domingo, dia 11. A abertura do último dia fica por conta de Nanda Moura.
Victor Biglione é um virtuoso guitarrista, violonista, produtor musical, arranjador e compositor argentino. Participou dos maiores festivais de jazz do mundo, gravou e acompanhou grandes nomes da MPB e da música internacional. Cláudio Dauelsberg, pianista, arranjador, compositor e produtor, com vários CDs e DVDs gravador, já se apresentou ao lado de Plácido Domingo, Bob Mintzer, Birelli Lagrene, Toots Thielemans, Chick Corea, Hermeto Pascoal, entre outros. Edigar Nio é violonista, guitarrista, produtor musical e compositor, dividiu o palco com grandes artistas como Larry Coryell, parceiro de Paco de Lucia. Nanda Moura, cantora e guitarrista de blues, tem sido destaque na cena do Blues Nacional. Nanda já pisou em palcos consagrados como Circo Voador, Teatro Rival, Sala Nelson Pereira dos Santos, Bourbon Street Festival, Mississippi Delta Blues Festival.

Sobre o Soberano
Inaugurado há um ano, o Soberano Itaipava oferece em seu espaço físico diversos ambientes que inclui o reservado Espaço Havana, dedicado aos amantes da charutaria, o Espaço Ruy Castro, dedicado à gastronomia e à cultura, em uma varanda externa, além do Teatro, cujo conforto, acústica e iluminação o faz ser considerado um dos melhores do país, tendo recebido nomes como Ivan Lins, João Bosco, Edu Lobo, Adriana Calcanhoto, Lenine, Guinga entre tantos outros, além de espetáculos estrelados por Maitê Proença e Clarice Niskier.
.
A casa de espetáculos foi idealizada pelo casal de proprietários Raquel e Sérgio Saraceni que já são moradores da região de Itaipava em Petrópolis desde 2014 e ainda em tempo de pandemia, decidiram erguer uma casa que abrigasse música e teatro de excelência: “O Soberano é um movimento de reconstrução, de amor à grande música e ao teatro, privilegiando a cultura e o turismo com um conteúdo múltiplo e de altíssimo nível em um ambiente charmoso, requintado e seguro no melhor ponto de Itaipava”, comemora Sérgio.
.
Segundo a sócia Raquel “O ineditismo da empreitada de alternar shows e teatro também colabora para que o Soberano tenha seu status de lugar único e requintado. Mais do que uma casa de espetáculos, o espaço reúne shows, teatro, grandes vinhos, alta gastronomia e charutaria em um lugar que já é uma referência em arte e cultura no Brasil”.

Serviço: Soberano Itaipava
Local: Estrada União e Indústria, 11.000, loja 104 – Shopping Estação Itaipava, Petrópolis-RJ.
O bistrô do Soberano funciona de quinta a domingo
• Quinta a sábado das 12h à meia-noite;
• Domingo das 12h às 17h.
A casa conta com segurança, estacionamento privativo com 160 vagas e acessibilidade em rampas e banheiros.
Ingressos à venda no site Soberano Itaipava. Clique aqui.

PROGRAMAÇÃO
da 1ª edição do Itaipava Jazz & Blues Festival
Quer saber um pouco mais sobre os artistas? clique sobre o nome e assista o vídeo.
.
Dia 8/6 (Quinta-feira)
Valentina Francisco – 17h (Abertura) –
Leila Maria – 19h (Principal)
O Velho Blues – 20:15h (Abertura)
Taryn Szpilman – 21:30h (Principal)
.
Dia 9/6 (Sexta-feira)
Pedro Friedrich – 18h (Abertura)
Mark Lambert (EUA) – 19h (Principal)
Pedro Friedrich – 20:15h (Abertura)
Little Joe McLerran (EUA) e Flávio Guimarães – 21:30h (Principal)
.

Dia 10/6 (Sábado)
Floor Polder (Holanda) – 14h (Abertura)
Baptiste Herbin (França) – 16h (Principal)
B2 Regional – 17:15h (Abertura)
Yaniel Matos (Cuba) – 19h (Principal)
B2 Regional – 20:15h (Abertura)
Blues Etílicos – 21:30h (Principal)
.
Dia 11/6 (Domingo)
Nanda Moura – 14h (Abertura)
– Victor Biglione, Cláudio Dauelsberg & Edigar Nio – 16h (Principal)
Cláudio Dauelsberg
Edigar Nio
.
>> Ingressos à venda no site Soberano. Clique aqui.
.
Confira os perfis oficiais do Soberano:
:: Site
:: Instagram
:: Facebook


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES