ARTES

Artista russa insere seu gato de estimação em pinturas clássicas

Meet Zarathustra é um gato gordo que aprecia muito a arte. Sua dona criativa, a russa Svetlana Petrova, decidiu combinar o peculiar interesse do felino adicionando-o a alguns quadros famosos e históricos.

Uma obra de arte sempre nos faz pensar diferente e refletir a realidade, mas quem pensou diferente mesmo foi Svetlana Petrova, artista russa, que fez algo já tão belo ganhar vida, ou melhor, 7 vidas.

Seu gatinho ruivo, Zarathustra, de apenas 10 kilos, é a inspiração. Ela ganhou o bichano como herança, após a morte de sua mãe, em 2008.

Entrevistada pela revista Pulo do Gato, a russa conta que seu gato Zarathustra e esse trabalho a salvaram da depressão, e que o felino é uma memória viva de sua mãe.

Svetlana Petrova é autora do projeto Fat Cat Art, em tradução livre, arte do gato gordo. A sugestão do projeto veio de uma amiga. Após ouvir a idéia, Svetlana fez uma sessão de fotos do gato e no Photoshop incluiu Zarathustra na pintura Danaê, de Rembrandt.

Michelangelo, The Creation of cAt-dam

A arte do gato gordo

“Fiz isso em mais quatro pinturas clássicas e enviei para alguns amigos, artistas e galerias, apenas para ver a reação. Nunca antes eu havia visto senhoras sérias chorando de rir. Isso me encorajou e lancei o site FatCatArt.com”, comenta à revista Pulo do Gato.

Petrova diz, que além do sucesso nas redes sociais, essas releituras chegaram a galerias do Reino Unido, Rússia e Singapura.

No entanto, Petrova diz que o gato é o verdadeiro artista e a empresta a beleza para usar suas habilidades. Em seu projeto FatCatArt.com* você pode comprar pinturas digitais, gravuras assinadas e pôsteres da coleção do projeto e inclusive o projeto já possui um livro com mais de 150 obras compiladas.

Zarathustra deu um toque de fofura já para diversas obras, inclusive a famosa obra de arte de Leonardo da Vinci, Mona Lisa.

Diversas releituras dessas obras também já foram feitas. Mas você já tinha imaginado algo tão fofo e original assim?

Vincent van Gogh, Irises and the Cat
Edouard Manet, Olympia
Vincent Van Gogh, Cats in almond blossoms
Gustave Caillebotte, Paris Street; Rainy Day: Where is a cheese shop?
Salvador Dali, The Persistence of Memory
Jan Steen, The Merry Family, 1668
Vincent van Gogh, Sunflowers are ginger kittens
Jean-Franсois Millet, The Gleaners, or Cute Overload of Overlords
Marc Chagall, Over the town. Occupy the Sky
Anthony van Dyck, Drunken Silenus supported by Satyrs
Frans Snyders, The Cat’s Concert, about 1630-1640
Andrea Mantegna, Parnassus, True version
Pierre-Auguste Renoir, The Cat with Julie Manet, 1887
Edgar Degas, The Ballet Class. Learn pas de chat
Johannes Vermeer, The Kitchen Maid and the Cat
Claude Monet, Bathing in a Pond of Water Lilies, CATharsis
Hieronymus Bosch, The Catwain, or The Burden of an Internet Kitty Fame
Leonardo da Vinci, Mona Lisa, True version
Sir Frederic Leighton, Flaming June, true version
*Projeto FatCatArt.com

Fontes:
– Revista Pulo do Gato, ed. 131, pág. 30.
Fat Cat Art
Doutorpet

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Leão XIV: 10 curiosidades sobre o papa

Americano de Chicago, Robert Francis Prevost foi eleito sumo pontífice em 8 de maio de…

11 horas ago

A poderosa e otimista mensagem sobre o futuro do planeta de David Attenborough aos 99 anos

David Attenborough volta com documentário sobre os oceanos e mostra por que ainda há esperança.…

12 horas ago

Leão XIV: a origem do nome escolhido pelo novo papa

O pontífice diz seguir passos do papa Leão XIII, que lançou as bases do pensamento…

12 horas ago

Tato, crônica de Rubem Alves, do livro ‘Educação dos sentidos e mais’

O tato é o sentido que marca, no corpo, a divisa entre eros e tânatos.…

13 horas ago

‘Sobre mães e filhas(os)’, um conto sensível de Rubem Alves

PARA FALAR SOBRE A RELAÇÃO entre mães e filhas(os), sugiro que leiam algumas das terríveis…

18 horas ago

Francisco: a morte não é o fim de tudo, mas um novo começo

Publicamos o prefácio que o Papa Francisco tinha escrito em 7 de fevereiro, portanto antes…

2 dias ago