Mona Lisa Smile - movie
Filmes mostram que, quando comprometida com a formação do sujeito, a Educação tem alto poder de transformação
“Educar é assumir um compromisso com a formação de um sujeito em sua integralidade, é trabalhar com a dimensão intelectual, mas também com a física, emocional, social e cultural. É considerar o estudante como o centro do processo de aprendizagem e partilhar a construção do conhecimento.” – Ana Luiza Basilio | CartaEducação
Malala | He Named Me Malala (2015)
“Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo”. Este é o slogan de Malala. Retrato íntimo da ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, que foi perseguida pelo Taliban e severamente ferida por um tiro quando voltava para casa em seu ônibus escolar no Paquistão. A menina, de então 15 anos, foi julgada por defender a educação para meninas, e o ataque a ela provocou protestos de simpatizantes em todo o mundo. Ela milagrosamente sobreviveu e agora é líder de uma campanha global para educação de meninas como a cofundadora do Fundo de Malala.
Estrelando: Malala Yousafzai
Direção: Davis Guggenheim
“Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”
– Paulo Freire, no livro “Pedagogia do oprimido”. 9 ed., Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1981.
Sociedade dos poetas mortos | Dead Poets Society (1989)
Um professor nada convencional inspira seus alunos a encararem os estudos e a vida de modo a aprender o que realmente vale a pena. Quer saber mais sobre esse filme, os poemas e excertos de obras, acesse AQUI!
“Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso, aprendemos sempre.”
– Paulo Freire, em “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam”. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
Como estrelas na terra (2007)
Quando o sonhador Ishaan vai parar num internato, um professor de arte tenta ajudar o jovem criativo a descobrir sua verdadeira identidade.
Estrelando: Aamir Khan, Darsheel Safary, Tanay Chheda
Direção: Aamir Khan
A voz do coração (2003)
O professor Clément Mathieu assume a missão de ensinar música a crianças de um pensionato. Contrariando os métodos rígidos utilizados para conter as crianças indisciplinadas, o professor estrutura um coral e modifica as relações existentes.
Estrelado por: Gérard Jugnot, François Berléand, Kad Merad
Direção: Christophe Barratier
O sorriso de Monalisa | Mona Lisa Smile (2003)
A recém-formada Katherine Watson é contratada para lecionar História da Arte na Wellesley College, uma escola só para mulheres. Além de lecionar, a educadora começa a confrontar os valores conservadores da instituição e a mostrar às suas alunas, de famílias tradicionais, que elas poderiam querer mais do que se casar no futuro.
* Lista geral (incluindo os acima). AQUI!
“A estrada da vida é uma reta marcada de encruzilhadas. Caminhos certos e errados, encontros e desencontros do começo ao fim. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
– Cora Coralina, em “Ainda Aninha…”, no livro “Vintém de cobre: meias confissões de Aninha”. 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997.
O cantor e compositor Thiago Miranda lança o álbum NorDestino, inspirado pela conexão com o…
Infância, ancestralidade e cultura Bantu se encontram em Dingo-Dingo, no Sesc Interlagos. Montagem une teatro,…
A cantora e compositora Alaíde Costa lança “Uma Estrela Para Dalva”, álbum com tributo à Dalva…
Assistida por mais de 70 mil pessoas, Bárbara, estrelado por Marisa Orth, retorna ao Teatro…
Em "Porcos Não Olham Pro Céu", quinteto Undo sugere resistência em tempos sombrios. Terceiro single…
Dani Mattos e o grupo vocal Poucas & Boas relembram canções folclóricas brasileiras em espetáculo…