segunda-feira, julho 22, 2024

1º Festival da Escola de Choro de São Paulo

Evento gratuito terá aulas de instrumento, masterclasses, shows, exibição de filme e rodas de choro entre os dias 20 e 25 de fevereiro, na Vila Itororó, com a participação de grandes músicos do gênero
.
Entre os dias 20 e 25 de fevereiro, a Escola de Choro de São Paulo realiza o 1º Festival da Escola de Choro de São Paulo, articulando ações ligadas ao universo do choro e da música popular urbana, além da valorização e reverência aos mestres reconhecidos por pela comunidade do choro, que continuam ativos e produtivos na capital paulista. Serão aulas de instrumento, masterclasses, shows, exibição de filme, no Centro Cultural Vila Itororó, a partir das 10 horas, sempre gratuitos. E para encerrar as atividades de cada dia, alunos e público em geral poderão participar das rodas de choro, sempre das 21hs até meia-noite no Rancho Nordestino.

Na programação estão cursos de instrumentos como pandeiro, cavaquinho, violão de 6 e 7 cordas, flauta, clarinete, bandolim e saxofone, com os professores da Escola de Choro de São Paulo. As masterclasses serão com os músicos Allan Abadia, Nailor Proveta, João Camarero e Léa Freire. Acontecerá a exibição do documentário “Garoto – Vivo sonhando”, também apresentações dos artistas Zé Barbeiro, Jane do Bandolim, Izaías Bueno de Almeida, Quarteto Pizindim, Professores da ECSP, entre outros artistas, além de rodas de choro abertas.
.
No dia 25 de fevereiro, o Festival encerra com o espetáculo “Em volta da Fogueira” que homenageará a violinista e rabequeira Wanessa Dourado, que faleceu em janeiro de 2024, com composições de sua autoria que propõem o encontro do violino e rabeca com o choro, o frevo e o baião.
.
A primeira parte do Festival aconteceu entre setembro e novembro de 2023, com três minicursos sobre história do choro ministrados por especialistas e quatro rodas de escuta, nas quais mestres do choro foram convidados a contar sua experiência com o choro na cidade, seguidas de rodas de choro.

revistaprosaversoearte.com - 1º Festival da Escola de Choro de São Paulo

SOBRE A ESCOLA DE CHORO DE SÃO PAULO
A Escola de Choro de São Paulo (www.escoladechorosp.com) foi fundada em 2019 por um grupo de chorões paulistas, formado por Rafael Toledo (pandeirista, Avaré – SP),Gian Correa (violonista 7 cordas, Caconde – SP), Henrique Araújo (cavaquinista, São Paulo – SP) e Enrique Menezes (flautista, São Paulo – SP). Com a ideia de construir uma Escola de música voltada para o Choro, totalmente gratuita e em espaço aberto na cidade, as atividades tiveram início em uma praça, o Parque Sabesp.
.
A intenção era que o projeto pedagógico da Escola estivesse sustentado na tradição do “tocar de ouvido” (ao invés da leitura de partituras), como forma de manter e difundir práticas do choro que são, em nosso entender, decoloniais, reflexivas e críticas em relação às tradições eurocentradas. Hoje, a escola está instalada em uma sede no bairro de Pinheiros, onde acontecem aulas semanais de cavaquinho, clarinete, violão 7 cordas, pandeiro, flauta, saxofone, bandolim, história do choro e prática de conjunto, além de rodas de choro semanais e shows mensais. Atualmente conta com 232 alunos presenciais, distribuídos em 25 aulas semanais ministradas por 8 professores e 4 monitores.
.
SERVIÇO
Datas: entre 20 e 25 de fevereiro de 2024
Entrada gratuita
1) Aulas, masterclasses e shows (programação abaixo)
Local: Centro Cultural Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo – SP
2) Rodas de choro, sempre às 21 horas
Local: Rancho Nordestino – Rua Manoel Dutra, 498 – Bela Vista – São Paulo – SP.

revistaprosaversoearte.com - 1º Festival da Escola de Choro de São Paulo
Léa Freire, João Camarero, Allan Abadia e Nailor Proveta -masterclasses no 1º Festival da Escola de Choro de São Paulo

PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 20/2 (terça-feira)
10h – aulas de instrumento
15h – masterclass Allan Abadia
19h – show Izaías e Israel Bueno de Almeida
21h – Roda de Choro
.
Dia 21/2 (quarta-feira)
10h – aulas de instrumento
15h – master class João Camareiro
19h – show Professores da ECSP
21h – Roda de Choro
.
Dia 22/2 – quinta-feira
10h – aulas de instrumento
15h – master class Proveta
19h – show Jane do Bandolim e Miado de Gato
21h – Roda de Choro

Dia 23/2 – sexta-feira
10h – aulas de instrumento / aulas da retreta SP
15h – master class Lea Freire
19h – show Quarteto Pizindim
21h – Roda de Choro
.
Dia 24/2 – sábado
10h – aulas de instrumento / aulas da retreta SP
15h – exibição do filme Garoto: Vivo Sonhando
19h – show Zé Barbeiro, Roberta Valente e Stanley Carvalho
21h – Roda de Choro
.
Dia 25/2 – domingo
10h – aulas da retreta SP
15h – Roda de escuta – Luizinho 7 cordas / apresentação da Retreta SP
19h – Show Em volta da Fogueira – Homenagem à Wanessa Dourado
>> Mais informações: @escoladechorosp


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES