Com humor e originalidade, Casos curiosos de bichos falantes, de Zeca Baleiro, lançado pela FTD Educação, traz frescor para histórias como “O patinho feio” e “O leão e a gazela” e personagens como o Lobo Mau.
.
Cantor, compositor, músico — escritor. Com uma carreira musical de sucesso nas últimas duas décadas, o artista multifacetado Zeca Baleiro vem se dedicando também à literatura e ao teatro. Além de quatro livros lançados e duas peças teatrais, o cantor traduziu para a FTD Educação os livros da coleção infantil Trompolina e Fubazim, escritos e ilustrados pelo francês Claude Ponti.
.
Baleiro agora lança Casos curiosos de bichos falantes (também pela FTD), um livro infantil indicado para leitores a partir de 8 anos que apresenta sete fábulas cheias de humor e poesia.

Fã das criações de La Fontaine e de Esopo, o artista se serve de todo o seu talento com as palavras para acrescentar humor e oralidade à rica tradição da fábula.
.
Com a mesma criatividade de suas composições musicais, Zeca Baleiro revisita algumas histórias clássicas e confere sua versão particular a elas, como “O leão e a gazela” e “O patinho feio” — que, nesta releitura, recebe o título de “O patinho lindo”.
.
O autor também questiona o tratamento dado a alguns personagens dos contos de fadas, como em “O Lobo Mau triste”, e mostra os dilemas enfrentados por um elefante que perde sua identidade (“O elefante sem memória”) e por uma raposa que não se adapta ao grupo ao qual pertence (“A raposa banguela”).

Nas fábulas deste livro, com muita originalidade, os bichos repensam seus papéis nas histórias infantis — e a tradicional moral da história de encerramento ganha novos significados, como no conto “O peru fugitivo”: “Se você é peru, e o Natal se aproxima, então corra”.

“As fábulas são muito mágicas. Imaginar que os bichos falam, sentem, pensam, sempre como uma metáfora do próprio pensamento humano e da vida em sociedade, é sempre mágico. Existem fábulas incríveis, como A lebre e a tartaruga, A raposa e o corvo, A cigarra e a formiga, e cada história tem uma moral. Isso também é fascinante”, comenta Zeca Baleiro.
.
O livro conta ainda com as divertidas e detalhadas ilustrações de Vienno, que aguçam a imaginação dos leitores e trazem uma nova perspectiva ao texto.

O autor
Zeca Baleiro nasceu em 11 de abril de 1966 em São Luís, no Maranhão. Começou a carreira artística nos anos 1980, participando de festivais e compondo músicas para teatro infantil. Com sua mistura de ritmos e diversas referências musicais, além da verve afiada de humor e ironia, o cantor e compositor foi recebido com entusiasmo pelo público e pela imprensa quando lançou seu primeiro disco, Por onde andará Stephen Fry?, em 1997. Ao longo de mais de vinte anos, lançou onze discos de estúdio, cinco CDs ao vivo, nove DVDs e vários projetos especiais.
.
O ilustrador
Vienno (Vinícius Xavier) é artista multimídia. Nascido e criado em Limeira, interior de São Paulo, formou-se em Artes Visuais pela PUC-Campinas. Entre suas produções estão tirinhas para as redes sociais, design de cenários, criação de personagens para clipes infantis e ilustrações para o meio editorial, como as do livro A lupa mágica pelo mundo (Tigrito, 2021).

revistaprosaversoearte.com - Zeca Baleiro reconta fábulas clássicas e revisita contos de fada em novo livro infantilFICHA TÉCNICA
Título: Casos curiosos de bichos falantes
Autor: Zeca Baleiro
Ilustrador: Vienno
Editora: FTD Educação
Coleção: Arco-íris
Páginas
: 32
Formato: 20,5 cm × 27,5 cm
Preço sugerido: R$ 57
ISBN: 9788596033688
Ano: 2023 (1ª edição)
Idade: Recomendado a partir dos 8 anos
*Compre o livro.
Sinopse: Sete fábulas recontadas por Zeca Baleiro e belamente ilustradas por Vienno, ganham humor, brasilidade e oralidade renovada: “A leoa e a gazela”, “O lobo mau triste”, “Ninho de mafagafos”, “A raposa banguela”, “O peru fugitivo”, “O elefante sem memória” e “O patinho lindo”.

revistaprosaversoearte.com - Zeca Baleiro reconta fábulas clássicas e revisita contos de fada em novo livro infantil
Mafagafo. Ilustração de Vienno para o livro ‘Casos curiosos de bichos falantes’, de Zeca Baleiro. Editora FTD Educação
revistaprosaversoearte.com - Zeca Baleiro reconta fábulas clássicas e revisita contos de fada em novo livro infantil
Lobo. Ilustração de Vienno para o livro ‘Casos curiosos de bichos falantes’, de Zeca Baleiro. Editora FTD Educação
revistaprosaversoearte.com - Zeca Baleiro reconta fábulas clássicas e revisita contos de fada em novo livro infantil
Elefante. Ilustração de Vienno para o livro ‘Casos curiosos de bichos falantes’, de Zeca Baleiro. Editora FTD Educação

Sobre a FTD Educação
Há mais de 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar o futuro por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa inovadora, parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Conectamos Histórias. Construímos Futuros”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.
.
>> Imagem capa da matéria: Livro ‘Casos curiosos de bichos falantes’, de Zeca Baleiro. ilustrações de Vienno. Editora FTD Educação / Zeca em foto de © Diego Ruahn







Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar