segunda-feira, junho 24, 2024

Como Schopenhauer influenciou as ideias de Freud?

A presença filosófica de Schopenhauer nos pensamentos de Freud. Edipro publica compilado de textos com ideias sobre a autoconsciência humana do autor popularmente reconhecido pelo pessimismo.
.
Para o filósofo Arthur Schopenhauer, é muito mais difícil analisar a si próprio do que aos demais, pois, no segundo caso, a tendência é ser objetivo, enquanto no primeiro há uma consideração mais neutra e, por vezes, ilusória. Com a proposta de reunir ideias semelhantes à essa e outras contribuições de Schopenhauer ao campo da psiquê, o Grupo Editorial Edipro lança Sobre a Psicologia.
.
Neste livro, o autor apresenta a filosofia psicológica e trata a urgência do ser humano em investigar a si próprio. Além disso, ele se destaca por dialogar com muitos conceitos que mais para frente foram consolidados pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud, como temas sobre o inconsciente e a morte.

“A Vontade, enquanto coisa em si, consiste na essência inata, verdadeira e perene do ser humano: em si mesma, porém, ela é inconsciente. Afinal, o consciente é condicionado pelo intelecto, e este é um mero acidente do nosso ser: pois se trata apenas de uma função do cérebro, o qual, junto aos nervos e à medula espinhal que nele se engancham, é um fruto, um produto, sim, um parasita do restante do organismo, na medida em que não se engrena diretamente no mecanismo do organismo, mas serve apenas ao objetivo da autoconservação, regulando as relações do corpo com o mundo externo.”
(Sobre a psicologia, pg. 30)
.
Com tradução e prefácio de Guilherme Germer, doutor em Filosofia pela Unicamp e pós-doutor em Filosofia pela USP, esta obra traz ainda textos de Schopenhauer que abordam a autoconsciência, o suicídio, a loucura e suas relações com o comportamento humano.
.
“Para o filósofo, a psicologia tem por escopo a explicação dos fenômenos humanos (e animais) como tais, isto é, não como eventos puramente fisiológicos ou mecânicos, mas a partir da causalidade que nos define propriamente como animais: a psicológica, cujo meio são os motivos ou representações mentais”, comenta Germer.
.
Sobre a Psicologia é um compilado de reflexões de Schopenhauer que discorrem sobre uma filosofia empírica, mas não de modo sistemático. Para ele, a natureza humana possui inúmeras facetas e a psicologia deve iluminar as particularidades de cada ser, não apenas buscar uma explicação de ocorrências puramente fisiológicas ou mecânicas.

revistaprosaversoearte.com - Como Schopenhauer influenciou as ideias de Freud?FICHA TÉCNICA
Título: Sobre a psicologia
Autor: Arthur Schopenhauer
Tradução e prefácio: Guilherme Germer
Editora: Edipro
Número de páginas: 128
ISBN: 9786556601205
Dimensões: 14 cm x 21 cm
Data: 1ª edição (7 agosto 2023)
Preço: R$ 49,00
Onde encontrarAmazon
Sinopse: Esta edição reúne as mais importantes contribuições de Arthur Schopenhauer ao campo da psicologia. Em análises profundas, o filósofo aborda a autoconsciência, a vontade, o suicídio, a loucura e suas relações com o nosso comportamento. Schopenhauer não busca a observação da psicologia como uma explicação de ocorrências puramente fisiológicas ou mecânicas. Para ele, a ciência estuda os fenômenos humanos por si sós ― numa relação de causa e efeito psicológica, que se dá por meio de nossas motivações e representações mentais. A filosofia psicológica de Schopenhauer revela a urgência de nos investigarmos, e sua relevância é destacada até mesmo por Sigmund Freud, pai da psicanálise. Uma obra fundamental para o estudo científico dos atos humanos.

Sobre o autor: Nascido em Danzig, em 1788, Schopenhauer foi um importante filósofo, que influenciou o pensamento do século XIX e continua a influenciar até os dias de hoje. Seu modo de pensar não se encaixa em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Foi ele quem introduziu o budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou vulgarmente conhecido por seu pessimismo e influenciou grandes escritores, como Léon Tolstoi, Kafka e o brasileiro Machado de Assis.

Sobre a editora: O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra. Acompanhe o Grupo Editorial Edipro no Instagram@editoraedipro


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES