segunda-feira, junho 17, 2024

Teatro Sérgio Cardoso recebe a ópera Cavalleria Rusticana, uma das mais encenadas do mundo

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, sexta e sábado, às 20h30, o Teatro Sérgio Cardoso apresenta a ópera Cavalleria Rusticana (Cavalheirismo rústico, em português), do compositor Pietro Mascagni. A peça é a primeira apresentação do projeto “A Caminho do Interior”, uma promoção do Consulado Geral da Itália em São Paulo em parceria com  o Instituto Italiano di Cultura San Paolo. A ação tem apoio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa e da organização social Amigos da Arte.
.
Cavalleria Rusticana, apresentada em um único ato, é considerada uma das principais composições do realismo operístico italiano, conhecido como verismo. A ópera mistura vingança, traição e mentira em uma verdadeira ciranda amorosa de membros de um povoado da Sicília, que reunido próximo de uma igreja, celebra a Páscoa.
.
“O Teatro Sérgio Cardoso reforça seu papel plural, na apresentação de linguagens diferentes que, apenas este ano, já reuniu peças com abordagem essencialmente inclusiva, shows musicais da cena artística nacional e regional, espetáculos da dança tradicional e contemporânea e agora recebe “Cavalleria Rusticana”, uma das óperas mais encenadas do mundo”, diz Glaucio Franca, diretor-geral da Amigos da Arte, gestora do teatro.

A apresentação conta com a Orquestra Sinfônica de Santo André,  sob a regência do maestro Abel Rocha e com os solistas Lucrezia Venturiello (mezzo italiana) que divide o papel de Santuzza com a brasileira Marly Montoni. O elenco traz também Alan Faria (Turridu), Vinicius Atique (Alfio), Mayra Terzian (mamma Lucia) e Marcela Bueno (Lola) com a participação do Madrigal Vivace de Jundiaí sob a regência de Vasti Atique. A direção de cena é de André di Peroli.A produção é da Associação Amigos da Ópera de Jacareí e Cia Ópera São Paulo com a direção geral e artística de Paulo Esper, contando também com parceria da Orquestra Sinfônica de Santo André e da Atique & Atique Produções Culturais.
.
Serviço
Cavalleria Rusticana – Cia Ópera São Paulo
Localização: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno- R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010
Datas: Dias 30 de junho e 1º de julho | Sexta e sábado, às 20h30
Ingressos: Gratuito | Sympla
Duração: 80 minutos (sem intervalo)
Classificação etária: 8 anos
Instagram | Facebook | Site

 

Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental  nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma CulturaEmCasa.
.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.
.
Em junho do ano passado, mais uma vez o Teatro inovou e lançou o Teatro Sérgio Cardoso Digital (TSC Digital). Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro, de forma inédita, da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.

Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP e da plataforma de streaming e vídeo por demanda CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES