segunda-feira, julho 15, 2024

‘Sonhos Conectados: uma dança entre Brasil e China’, espetáculo estreia no Teatro Raul Cortez

Companhia RioMont de Dança Tradicional Chinesa apresenta “Sonhos Conectados: Uma Dança Entre Brasil e China”. Espetáculo gratuito de dança, que propõe a união entre os dois países, estreia dia 12 de julho, no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias – Fruto de uma residência inédita no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo tem o objetivo de celebrar a diversidade e a amizade entre Brasil e China
.
Nascendo a partir de uma residência inédita de dança, realizada desde 2023 no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que uniu a cultura brasileira e a chinesa, o espetáculo “Sonhos Conectados: Uma Dança Entre Brasil e China” estreia dia 12 de julho, às 19h, em sessão gratuita no Teatro Raul Cortez, em Duque de Caxias.

“Sonhos Conectados” nasce de um intercâmbio cultural inédito entre as duas nações e é fruto do trabalho de pesquisa e criação que uniu esses dois universos, com o objetivo de celebrar a diversidade cultural, mostrando que a dança e a cultura têm a capacidade de unir propósitos, países e corações.
.
O projeto conta com Direção geral de Márcia Melchior, também Presidente da RioMont. As coreografias são compostas por elementos brasileiros como samba e gafieira, elementos chineses com dança tradicional, além de dança clássica e dança contemporânea, em um verdadeiro mix de culturas, conduzido pelos coreógrafos e professores Márcia Delgado e Anderson Dionísio, também responsáveis pela criação.

Márcia Delgado é bailarina com ampla trajetória e vasta experiência na cultura chinesa, conquistada ao longo de seus 12 anos de moradia na China, professora brasileira certificada em Dança Clássica e Folclórica Chinesa. Anderson Dionísio é bailarino do Theatro Municipal com mais de 30 anos de carreira e realiza uma vasta e profunda pesquisa sobre danças brasileiras e seus cruzamentos com as danças clássica e contemporânea, já trabalhou com grandes nomes e ministrou aulas na França, Alemanha, Polônia, Áustria e Inglaterra. A elaboração do roteiro contou com a supervisão da renomada roteirista Sylvia Palma.

Espetáculo mostra um sonho em comum entre uma bailarina chinesa e uma brasileira
Em “Sonhos Conectados: Uma Dança Entre Brasil e China”, duas jovens e talentosas bailarinas, separadas pela vastidão do oceano, compartilham um sonho: a dança e o movimento como forma de expressão e união. No Brasil, uma delas se entrega ao ritmo contagiante do samba e da gafieira, enquanto na China, sua contraparte se deixa levar pela graça da dança tradicional chinesa.
.
Apesar da distância física, seus desejos convergem em um passeio onírico, em que a imaginação transcende fronteiras e torna possível o encontro harmonioso entre as nações. A cada movimento, os corpos das bailarinas e bailarinos revelam a beleza e a surpresa que essa mistura de culturas pode proporcionar.

Cooperação inédita entre Brasil e China
A residência é uma cooperação entre a Associação de Arte e Cultura RioMont e a Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e teve início em novembro de 2023 com encontros duas vezes por semana na Sala Alberto Romeiro, unindo 15 bailarinos dos dois países. Este ano, também se comemoram os 50 anos de amizade entre China e Brasil.
.
“A proposta do projeto é que possamos realizar a inclusão social por meio da dança. Com a cooperação entre a RioMont e o Theatro Municipal, esse templo das artes, objetivamos abrir espaço e promover oportunidades para jovens talentos da dança, com o foco na pesquisa e desenvolvimento da linguagem, promovendo o intercâmbio das culturas chinesa e brasileira, principalmente esse ano, que temos uma data especial, a celebração dos 50 anos de amizade entre China e Brasil” afirma Márcia Melchior, presidente da RioMont.
.
O projeto “Companhia RioMont de Dança Tradicional Chinesa” conta com o patrocínio da CNPC Brasil por meio da Lei Rouanet.

revistaprosaversoearte.com - 'Sonhos Conectados: uma dança entre Brasil e China', espetáculo estreia no Teatro Raul Cortez
Companhia RioMont de Dança Tradicional Chinesa

SINOPSE
O espetáculo celebra a fusão entre as ricas e vibrantes culturas do Brasil e da China. Duas jovens e talentosas bailarinas, separadas pela vastidão do oceano, compartilham um sonho comum: a dança e o movimento como forma de expressão e união. No Brasil, uma bailarina se entrega ao ritmo contagiante do samba e da gafieira, enquanto na China, sua contraparte se deixa levar pela graça da dança tradicional chinesa.
.
SERVIÇO
Sonhos Conectados: Uma Dança Entre Brasil e China
Data: 12 de julho (2024) | sexta-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Raul Cortez (Praça da Emancipação, S/N – Vila Meriti, Duque de Caxias/RJ)
Livre. 45 minutos
Grátis, com retirada de senhas 1 hora antes do espetáculo
Mais informações: IG @riomont.cultura / Site.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES