segunda-feira, julho 15, 2024

A peça infantil ‘A Comunidade do Arco-Íris’ faz temporada no CCBB RJ

A primeira e única obra de Caio Fernando Abreu escrita para crianças, a peça tem direção da gaúcha Suzana Saldanha e supervisão de direção de Gilberto Gawronski. A montagem infantil “A Comunidade do Arco-Íris” desembarca no Teatro II do CCBB Rio de Janeiro para divertir as crianças e adultos! A trama acompanha brinquedos e seres mágicos que decidem viver numa floresta encantada, longe do mundo dos humanos e seus problemas. A chegada de três gatos provoca reflexões sobre confiança, respeito, amizade e democracia.
.
No palco, uma grande estrutura de ferro, flexível, com cerca de 7 metros de largura e 5 de altura, abrange o cenário interativo criado por Sérgio Marimba. Segundo Suzana, “em diálogo com a luz de Aurélio Simoni e os figurinos de Danielly Ramos, as crianças são levadas a um mundo de faz de conta, com ambientes coloridos em que os atores podem se dependurar, penetrar, subir e passear livremente”, explica.

Em meio a esse lugar que lembra uma espécie de “Rave” ou “festa hippie”, os personagens vivem afastados do mundo humano. Uma sereia cansada da poluição de mares e rios; uma bruxa de pano e uma bailarina de caixinha de música trocadas por videogame e outros eletrônicos; um soldadinho que não gosta de guerra com vocação para jardinagem; um mágico que deseja fazer suas mágicas sem ser criticado e ainda um roqueiro que quer tocar sua música na tranquilidade da natureza. “Hoje é quase impossível manter seu filho longe do acesso tecnológico e a pandemia acentuou isso. Nosso grande desafio é possibilitar que essa criança, que está no celular ou no tablet, viva o equilíbrio entre o mundo virtual e o presencial. Proporcionar a experiência do teatro é proporcionar o encantamento do mundo presencial”, comenta Gawronski.

revistaprosaversoearte.com - A peça infantil 'A Comunidade do Arco-Íris' faz temporada no CCBB RJ
Peça infantil “Comunidade Arco-Iris’- foto: Kika Antunes

No papel protagonista da Bruxa de Pano, Bianca Byington comenta que não conhecia esse lado de Caio “supreendentemente leve, que não perde o sarcasmo em pequenas brincadeiras”, comenta. Para a atriz, chama a atenção que, em 1971, o autor tenha dado importância à questão ambiental. “Abordagem simples, sem militância, mas no fundo fala o que realmente importa, a insatisfação em relação ao mundo capitalista, ao consumo”, diz. Sob a direção de movimento de Sueli Guerra, dividem cena com Bianca os atores Raquel Karro (Sereia), Tiago Herz (Roque), Lucas Oradovschi (Mágico), Lucas Popeta (Gato Simão), André Celant (Soldadinho), Renato Reston (Gato Tião) e Patricia de Farias (Gata Bastiana). A atriz Malu Mader faz participação especial no vídeo de abertura do espetáculo.
.
A direção musical da peça é de autoria de João Pedro Bonfá que mescla inserções, canções gravadas e música ao vivo. “Sempre que posso utilizar o personagem Roque, feito pelo ator e músico Tiago Herz, como trilha sonora, é muito rico”. Segundo Bonfá, Caio Fernando indica no texto uma letra com o hino da comunidade do Arco-Íris que, nesta montagem, é musicada por Tony Bellotto. “A música virou um baita Rock’ n roll no estilo Titãs. Nós gravamos de uma vez, no estúdio, igual banda de rock, com guitarra e bateria. Isso trouxe uma sonoridade final bem interessante”, conta.

revistaprosaversoearte.com - A peça infantil 'A Comunidade do Arco-Íris' faz temporada no CCBB RJ
Peça infantil “Comunidade Arco-Iris’- foto: Kika Antunes

SINOPSE
A peça conta a história de brinquedos e seres mágicos que decidem viver em uma comunidade na floresta, afastados do mundo dos humanos. Porém, a chegada de três gatos à pacífica comunidade desencadeia discussões sobre confiança, respeito, amizade e democracia. A trama, na qual Caio Fernando Abreu convida as crianças a explorarem temas como convívio e coletividade, em um ambiente colorido e interativo, é repleta de poesia e reflexão.

revistaprosaversoearte.com - A peça infantil 'A Comunidade do Arco-Íris' faz temporada no CCBB RJ
Peça infantil “Comunidade Arco-Iris’- foto: Kika Antunes

FICHA TÉCNICA
Texto: Caio Fernando Abreu | Direção: Suzana Saldanha | Supervisão de direção: Gilberto Gawronski | Elenco: Atriz protagonista – Bianca Byington (Bruxa de pano); Stand in da atriz protagonista: Gisele Fróes; Raquel Karro (Sereia); Tiago Herz (Roque); Lucas Oradovschi (Mágico); Maksin de Oliveira ( Stand in Mágico); Lucas Popeta (Gato Simão); André Celant (Soldadinho); Renato Reston (Gato Tião); Patricia Regina (Gata Bastiana) | Vídeo de abertura: Malu Mader / participação especial | Cenário: Sérgio Marimba | Iluminação: Aurélio de Simoni | Figurinos: Danielly Ramos | Direção de movimento/coreografia: Sueli Guerra | Assistência de movimento/coreografia: Edney d’Conti | Composições e supervisão musical: Tony Belloto | Direção musical: João Pedro Bonfá | Programação visual: Juliana Della Costa | Operação de luz: Marcelo de Simoni | Operação de som: João Paulo Pereira | Diretor de palco: Ney Silveira | Assessoria de imprensa: Paula Catunda e Catharina Rocha | Fotos: Kika Antunes | Direção de produção: Jenny Mezencio | Coprodução: Byor Filmes, No Problem Produções, DaGaveta Produções Agojie Filmes | Coordenação geral e realização: Flávio Helder e BFV Cultura Esporte

revistaprosaversoearte.com - A peça infantil 'A Comunidade do Arco-Íris' faz temporada no CCBB RJ
Peça infantil “Comunidade Arco-Iris’- foto: Kika Antunes

SERVIÇO
Espetáculo: “A comunidade do arco-íris”
Temporada: de 6 de julho a 25 de agosto de 2024
Dias e horário: Sábados, às 15h. Domingos (sessão dupla) às 11h e 15h.
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/RJ) – Teatro II
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Classificação etária: Livre
Duração: 50 minutos
Ingressos: Valor R$30 (inteira) / R$15 (meia) | Bilhetes disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura
Informações: (21) 3808-2020 | E-mail [email protected] | IG @ccbbrj
.
> Siga: @acomunidadedoarcoiris2024

revistaprosaversoearte.com - A peça infantil 'A Comunidade do Arco-Íris' faz temporada no CCBB RJ
Peça infantil “Comunidade Arco-Iris’- foto: Kika Antunes

.
.
.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES