EDUCAÇÃO

Quais os benefícios da atividade física para a saúde mental?

A relação entre a prática de exercícios físicos e a manutenção da saúde mental tornou-se um consenso entre os profissionais de saúde. Pesquisas mostram que o exercício físico regular pode reduzir o risco de depressão e reduzir a perda cognitiva em pacientes com Alzheimer. Uma das descobertas de pesquisas recentes é que exercícios como caminhar, correr ou andar de bicicleta são essenciais para manter a função nervosa saudável, mesmo com a idade mais avançada. Diante do declínio do nível de atividade física da população mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) assumiu que estamos vivenciando a prevalência de estilos de vida sedentários. Ou seja, a falta de exercícios não é mais apenas um problema estético, mas um grave problema de saúde pública, causando 2 milhões de mortes a cada ano.

De modo geral, quando se trata dos riscos do sedentarismo para a saúde, na maioria das vezes se fala muito em hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. Mas os efeitos dos hábitos sedentários na saúde mental podem ser igualmente devastadores. Estudos da OMS indicam que pessoas moderadamente ativas têm menos probabilidade de serem afetadas por transtornos mentais do que pessoas que não praticam nenhuma atividade física. Pessoas sedentárias costumam ter problemas com a autoestima, autoimagem, depressão, ansiedade, aumento do estresse e maior risco de doenças como Alzheimer e Parkinson. Isso mostra que a participação em um programa de exercícios físicos pode trazer benefícios físicos e psicológicos. Além de melhorar a aptidão física, o exercício físico regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral.
.
Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental. Nesse caso, atividade física se refere a qualquer movimento físico produzido pelo tecido muscular esquelético que faz com que o praticante consuma energia. Nessas atividades, há também componentes biológicos psicossociais, culturais e comportamentais, como jogos, lutas, dança, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamento. Tudo isso faz da atividade física uma ferramenta imprescindível para a promoção da saúde mental, e seu custo é muito menor se comparado a outros tratamentos e medicamentos.

A prática de exercício pode melhorar a circulação sanguínea no cérebro, alterando assim a síntese e a degradação dos neurotransmissores. Este é considerado o efeito direto da atividade física na melhoria da velocidade do processamento cognitivo. Além desse efeito direto, existem alguns mecanismos indiretos que podem promover a saúde mental, como redução da pressão arterial, redução dos níveis de triglicerídeos no sangue e inibição da agregação plaquetária. Acredita-se que o exercício físico pode aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, aumentando assim o oxigênio e outros substratos de energia, melhorando assim a função cognitiva. Além disso, não se pode descartar que o exercício físico leve ao aumento da concentração de serotonina e β-endorfina, resultando em uma sensação de bem-estar.
.
Mais informações:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia de atividade física para a população brasileira. Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2022.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário: num piscar de olhos. [S. l.]: Organização Mundial da Saúde, 2020.

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Espetáculo ‘A Lista’ estreia temporada no Teatro FAAP

Após rodar o Brasil e conquistar mais de 70 mil espectadores, a peça A Lista…

2 horas ago

Espetáculo ‘Os Três Sobreviventes de Hiroshima’ no Teatro Martins Penna

Visto por milhares de pessoas no Brasil, 'Os Três Sobreviventes de Hiroshima' tem apresentação única…

2 horas ago

Espetáculo ‘Orgulho do Papai’, com Giovana Fagundes no Teatro J. Safra

Giovana não tem papas na língua pra falar sobre absolutamente nada e neste só conta…

3 horas ago

Grupo Filpo e a Feira lança álbum ‘Clareira’, participação da cantora Ceumar

'Clareira' é nome do 3º álbum de Filpo e a Feira, com influências diversas ligadas…

8 horas ago

Joyce Moreno lança single ‘Adeus, Amélia’ que antecede a chegada do novo álbum

Chega às plataformas o single que anuncia o novo álbum de inéditas de Joyce Moreno. A…

9 horas ago

Espetáculo luso-brasileiro com direção de Cássio Scapin estreia no Rio

Atores portugueses Luísa Ortigoso e Beto Coville, da companhia Teatro Livre, dão vida ao texto…

10 horas ago