Agenda cultural

Professora da Rede Municipal de Ensino lança livro com homenagem ao Museu Nacional

No livro, ela mostra que nem todos os dias são chuvosos, nem toda chuva tem vendavais, algumas vêm acompanhadas de arco-íris, trazendo cores, novas possibilidades e esperança.

Priscila Cruz também é responsável pelo projeto interdisciplinar De Conto em Conto que busca desenvolver o gosto pela leitura e a autonomia dos alunos

Formada em Pedagogia pela UFRJ, a professora e autora Priscila Cruz lançou o livro de poesias Ouvi Chover Poesias, em evento no Centro Cultural João Nogueira/Imperator, com boa receptividade do público presente.

Priscila Cruz autografa seus livros durante o lançamento no Centro Cultural João Nogueira

No livro, ela mostra que nem todos os dias são chuvosos, nem toda chuva tem vendavais, algumas vêm acompanhadas de arco-íris, trazendo cores, novas possibilidades e esperança. Dessa maneira, consegue retratar em forma de poesia diversas situações recorrentes atualmente. Recebe destaque a poesia Anoiteceu em Chamas abordando o incêndio no Museu Nacional.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, o leitor será convidado a se libertar de tudo que o impede de mergulhar na poesia. Na segunda parte, já com os sentimentos aflorados, o leitor será envolvido com versos que tratam de pensamentos densos e complexos, como se a chuva da primeira parte fosse agora seguida de um vento que faz fluir pensamentos e reflexões inevitáveis aos dias em que vivemos. A terceira parte, é como um afago e um sim a tudo o que é possível quando se acredita ser. Um arco-íris de possibilidades e renovação de esperanças. São 39 poesias acompanhadas de um Conto emocionante que se traduz em esperança, amor e superação.

“É muito gratificante ver o público interagindo com o conteúdo do livro, dando retorno e suas impressões sobre o trabalho que foi realizado. É muito importante para o escritor ter a avaliação do público leitor. E a caminhada se dá em meio a esta interação. Neste trabalho tenho poesias que trazem um olhar leve sobre a vida, como também temas densos e reflexivos como Anoiteceu em Chamas, em homenagem ao Museu Nacional. Já estou com um novo projeto de escrita em andamento, mas agora é focar e curtir os frutos de Ouvi Chover Poesias.” – Ressalta Priscila.

A receptividade do público no lançamento do livro

A obra recebeu ilustrações de Camila de Souza que, com seu olhar atendo a escrita da autora, pode traduzir por meio de sua Arte formas e contornos que dialogam com cada texto ilustrado.

Desde 2013 a autora dá aulas na rede pública de ensino e atualmente trabalha lecionando no primeiro segmento do Ensino Fundamental na Escola Municipal D. João VI, localizada em Inhaúma. Lá ela desenvolve e coordena o Projeto interdisciplinar De Conto em Conto. Projeto este que tem como ponto de partida desenvolver o gosto pela leitura e a autonomia dos alunos. É o terceiro ano do projeto. Na edição deste ano os alunos irão mergulhar na obra da autora Ana Maria Machado, Mistérios do Mar Oceano. O objetivo é fazer com que no decorrer do processo os alunos se reconheçam como leitores e escritores. Recentemente Priscila Cruz ficou em 5° lugar no concurso nacional novos escritores entre mais de 800 inscritos. A Poesia selecionada foi “Em memória” em homenagem ás vitimas de Brumadinho.

Revista Prosa Verso e Arte

Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

Recent Posts

MPB4 ao lado de Chico Buarque relança clássico ‘Angélica’

MPB4 lança primeiro single do álbum comemorativo de seus 60 anos de carreira. “Angélica”, parceria…

1 dia ago

Violonista português Manuel de Oliveira apresenta ‘Looping Solo’ em São Paulo e Ilha Bela

Concertos acontecem dia 17 de maio, na Casa de Portugal, em São Paulo e dia…

1 dia ago

Prêmio Pallas de Literatura 2024 abre inscrições em 3 de junho

As inscrições para o Prêmio Pallas de Literatura 2024 abrem às 12h do dia 3…

2 dias ago

Grupo Corpo apresenta O Corpo e Parabelo no Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro

O GRUPO CORPO volta ao Rio de Janeiro para uma temporada de 22 de maio…

2 dias ago

Grupo Pandora de Teatro reestreia espetáculo ‘Comum’, com temporada no Teatro Alfredo Mesquita

Celebrando 20 anos, o Grupo Pandora de Teatro promove apresentações gratuitas do espetáculo “COMUM”, inspirado…

2 dias ago

Meu nome: Mamãe’, espetáculo solo de Aury Porto, com direção de Janaina Leite

A travessia de um filho diante do adoecimento da mãe pelo Alzheimer. Meu nome: Mamãe,…

2 dias ago