No livro, ela mostra que nem todos os dias são chuvosos, nem toda chuva tem vendavais, algumas vêm acompanhadas de arco-íris, trazendo cores, novas possibilidades e esperança.

Priscila Cruz também é responsável pelo projeto interdisciplinar De Conto em Conto que busca desenvolver o gosto pela leitura e a autonomia dos alunos

Formada em Pedagogia pela UFRJ, a professora e autora Priscila Cruz lançou o livro de poesias Ouvi Chover Poesias, em evento no Centro Cultural João Nogueira/Imperator, com boa receptividade do público presente.

Priscila Cruz autografa seus livros durante o lançamento no Centro Cultural João Nogueira

No livro, ela mostra que nem todos os dias são chuvosos, nem toda chuva tem vendavais, algumas vêm acompanhadas de arco-íris, trazendo cores, novas possibilidades e esperança. Dessa maneira, consegue retratar em forma de poesia diversas situações recorrentes atualmente. Recebe destaque a poesia Anoiteceu em Chamas abordando o incêndio no Museu Nacional.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, o leitor será convidado a se libertar de tudo que o impede de mergulhar na poesia. Na segunda parte, já com os sentimentos aflorados, o leitor será envolvido com versos que tratam de pensamentos densos e complexos, como se a chuva da primeira parte fosse agora seguida de um vento que faz fluir pensamentos e reflexões inevitáveis aos dias em que vivemos. A terceira parte, é como um afago e um sim a tudo o que é possível quando se acredita ser. Um arco-íris de possibilidades e renovação de esperanças. São 39 poesias acompanhadas de um Conto emocionante que se traduz em esperança, amor e superação.

“É muito gratificante ver o público interagindo com o conteúdo do livro, dando retorno e suas impressões sobre o trabalho que foi realizado. É muito importante para o escritor ter a avaliação do público leitor. E a caminhada se dá em meio a esta interação. Neste trabalho tenho poesias que trazem um olhar leve sobre a vida, como também temas densos e reflexivos como Anoiteceu em Chamas, em homenagem ao Museu Nacional. Já estou com um novo projeto de escrita em andamento, mas agora é focar e curtir os frutos de Ouvi Chover Poesias.” – Ressalta Priscila.

A receptividade do público no lançamento do livro

A obra recebeu ilustrações de Camila de Souza que, com seu olhar atendo a escrita da autora, pode traduzir por meio de sua Arte formas e contornos que dialogam com cada texto ilustrado.

Desde 2013 a autora dá aulas na rede pública de ensino e atualmente trabalha lecionando no primeiro segmento do Ensino Fundamental na Escola Municipal D. João VI, localizada em Inhaúma. Lá ela desenvolve e coordena o Projeto interdisciplinar De Conto em Conto. Projeto este que tem como ponto de partida desenvolver o gosto pela leitura e a autonomia dos alunos. É o terceiro ano do projeto. Na edição deste ano os alunos irão mergulhar na obra da autora Ana Maria Machado, Mistérios do Mar Oceano. O objetivo é fazer com que no decorrer do processo os alunos se reconheçam como leitores e escritores. Recentemente Priscila Cruz ficou em 5° lugar no concurso nacional novos escritores entre mais de 800 inscritos. A Poesia selecionada foi “Em memória” em homenagem ás vitimas de Brumadinho.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar