sábado, junho 15, 2024

Por que jogar online é tão satisfatório?

O mundo passou por muitas mudanças de duas décadas para cá com a chegada da internet de alta velocidade. E graças a ela vários setores da sociedade foram beneficiados, até mesmo o de lazer.

Com os avanços da tecnologia foi possível o desenvolvimento de jogos online cada vez mais avançados, propiciando aos jogadores disputar partidas contra adversários do outro lado do mundo utilizando apenas o seu aparelho celular.

Essa facilidade acabou popularizando as plataformas de jogos online onde hoje encontramos milhões de jogadores apenas no Brasil. É possível baixar o Parimatch Apk e jogar de qualquer lugar, se divertindo com centenas de opções com boa qualidade.

Essa prática amadora tornou-se um sucesso comercial com jogadores se tornando profissionais e com torneios que distribuem prêmios milionários. Segundo pesquisas a maioria dos usuários brasileiros dos jogos online são jovens e cerca de 83% deles preferem jogar através de seus aparelhos celulares.

Na verdade, os games vieram substituir as tradicionais brincadeiras de rua que tínhamos antigamente, como o futebol, a peteca, o carrinho de rolimã que passaram a se tornar cada vez mais difíceis com o crescimento das cidades.

Nesse novo mundo virtual os jogadores passaram a fazer parte das personagens dos jogos, tendo total liberdade de fazer o que bem entendem sem qualquer reprimenda da sociedade em que vivem.

Os games online hoje fazem parte do dia a dia de muitas crianças e adolescentes que os enxergam não só como uma simples distração, mas como um desafio a ser batido.

Um dos grandes atrativos dos jogos online é aliviar o estresse do dia a dia, isso faz com que certo tempo depois de começar a jogar nos esquecemos completamente dos nossos problemas.

Na verdade, os jogos online trazem muitos benefícios ao ser humano, claro que quando jogados com parcimônia, afinal todo e qualquer tipo de excesso pode ser prejudicial.

De acordo com estudos científicos, os games têm a capacidade de ativar determinadas áreas de nosso cérebro como as do bem-estar além de estimular o raciocínio lógico.

Os benefícios dos jogos não param por aí: ensinam a trabalhar em equipe, melhorar as habilidades de leitura, processar informações mais rapidamente, melhorar a concentração e a memória de curto e longo prazo.
Para elucidar um pouco mais, podemos ver por uma lista alguns dos motivos que mostram os benefícios de uma seção saudável de jogos para um jovem jogador:

  • Melhoria de memória, agilidade em jogos mais rápidos e a concentração do cérebro
  • Ajuda a desenvolver habilidades de multitarefa
  • Cria conexões que podem ajudar a desenvolver carreiras
  • Benefícios sociais dos jogos em grupos como a cooperação e interação com os demais
  • Desenvolve a atenção e pode ser usado inclusive como forma pedagógica

Esses benefícios podem trazer um desenvolvimento mais satisfatório para um jovem, aprendendo a se relacionar de forma mais lúdica e com as recompensas que um jogo pode trazer.

Variedade dos jogos: Um mundo democrático para todos

Se tem uma coisa que o mundo dos jogos online oferece é variedade e diversidade para todos os gostos, gêneros, públicos, idades e classes sociais.

Você pode encontrar jogos que agradam desde uma criança em desenvolvimento com uma proposta mais didática e infantil, até jogos para adultos, com temáticas mais de terror ou violência, como os jogos de shooter em FPS e outros milhares do gênero.

Essa diversidade cria um mundo seguro para quem procura seu espaço de forma mais inclusiva, e muitas vezes serve como um refúgio para quem ainda está encontrando seu espaço na vida real, como jovens e adolescentes que se conectam com o espaço dos games online de uma forma mais pessoal.

A conexão entre os jogos e os prêmios

Dificilmente você ouve falar que um jogador não entrou em uma partida para vencer. É praticamente impossível você jogar online com alguém que está ali só pelo entretenimento, pela brincadeira, a pedra fundamental de todo jogo é batalhar pela vitória.

Essa conexão entre os jogos e as vitórias talvez seja uma das principais endorfinas que os gamers procuram no seu âmago. A emoção da vitória, do relaxamento após uma partida tensa, da recompensa que pode ser desde um XP ao seu antigo personagem, um troféu em sua conta do jogo ou até mesmo uma recompensa em dinheiro, visto a popularidade de plataformas de apostas que surgiram nos últimos anos.

Essa busca pela vitória pode ser um dos principais motivos do porquê jogar online é tão legal, mas não podemos esquecer de um fator muito importante que vem junto com a vitória, se arrisca a dizer qual é?

O reconhecimento de um jogador

Como elucidamos no começo deste artigo, o mundo online e as mudanças palatáveis que sofremos com o avanço da tecnologia neste aspecto trouxe também uma gama de fatores externos que os jogadores mais assíduos buscam quando fazem uma partida online, o reconhecimento.

Ser reconhecido como um jogador experiente e vitorioso é o Santo Graal para muitos jogadores  que acabam fazendo do seu hobby e paixão também o seu ganha pão, uma vez que é cada vez mais popular campeonatos de jogos online com premiações reais para os vencedores, como é o caso dos e-games, que geram uma multidão de fãs em campeonatos que variam de jogos de futebol até jogos de FPS.

Outro ponto que faz com que cada vez mais novos jogadores sonhem com o reconhecimento que só a vitória lhes proporciona é o avanço das plataformas de streaming, que gera conteúdo para jogadores que mostram a sua jogatina como conteúdo para quem tiver interesse em seus vídeos.

Isso acaba gerando jogadores mais bem preparados pois se você é um jogador reconhecido, um pro-player, a probabilidade do seu canal de streaming ser reconhecido é muito maior.

Esse é o tipo de coisa que faz com que outros jovens que assistam os bons jogadores em suas lives também tenham a inspiração de jogar e conhecer ainda mais os jogos exibidos, e com isso voltamos a falar da inclusão social e da diversidade que une os gamers, fazendo com que cada vez mais seja um mundo mais democrático para o maior número de pessoas possível.

Conclusão

Os jogos online são uma grande opção para quem busca entretenimento e diversão, mas ainda ajudam em diversos outros aspectos. Toda uma economia foi criada em torno deles e seu potencial de crescimento segue enorme. Além de serem muito legais de jogar!


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES