sexta-feira, junho 14, 2024

Peça ‘Realpolitik’ é encenada em sala comercial no coração financeiro de São Paulo

Realpolitik – Texto inédito da premiada autora Daniela Pereira de Carvalho chega a São Paulo em curta temporada, no subsolo do prédio B32, na Faria Lima
.
Realpolitik (em alemão «política realística») refere-se à política ou diplomacia baseada principalmente em considerações práticas, em detrimento de noções ideológicas. O termo é frequentemente utilizado pejorativamente, indicando tipos de política que são coercitivas, imorais ou maquiavélicas.

A peça Realpolitik estreou no Rio no fim de 2022 e será encenada em São Paulo, em curta temporada, a partir de 7 de junho. Em ambas as cidades, os locais escolhidos para abrigar a encenação partiram do conceito de site specific e embora a obra não tenha sido criada a partir de um lugar, os elementos dialogam com o meio circundante. O texto inédito é da premiada autora Daniela Pereira de Carvalho e a direção de Guilherme Leme Garcia e codireção de Gustavo Rodrigues. Descrita como uma das peças mais peculiares (e pontiagudas) do ano (2022) por um dos críticos que assistiu ao trabalho, o acerto de contas entre um CEO de uma mineradora e um jornalista interpretados por Pedro Osorio e Augusto Zacchi, — dois homens brancos refletem a agressividade e a arrogância de seus valores impositivos sobre os semelhantes e o meio ambiente, corroendo e enfraquecendo as estruturas tanto sociais quanto ambientais, pela lógica do capitalismo exploratório irresponsável.
.
“A peça deflagra reflexão através da tragédia do homem branco explorador a qualquer custo, amoral, capitalista voraz, sem medida e sem escrúpulos, que devora os recursos naturais e humanos como um câncer nas estruturas do nosso sistema.”, complementa Osório.
.
Escrita no decorrer da pandemia de Covid-19, a ideia, segundo a autora, foi pensar “em como, após as grandes tragédias, os responsáveis pelas empresas tinham que lidar com as questões humanas, éticas, morais e financeiras”. Desse modo, é disso que se trata o acerto de contas em torno do qual o enredo gira, isto é, a peça que é um thriller, com seus momentos de tensão, de surpresa, de susto, com seus outros momentos de virada e de humor. Sempre algum humor é possível, nem que seja o escárnio comedido de si mesmo, no meio da dureza da vida e das histórias.

“Nesse acerto de contas, entretanto, há brechas no teatro para a existência de um possível lugar de convívio cordial, de soluções e boas práticas individuais. Quem sabe, talvez, no meio corporativo, um despertar de consciência de boas práticas”, conclui Osório.
.
Daniela Pereira de Carvalho é dramaturga e foi duas vezes indicada ao Prêmio Shell Rio de Janeiro, por Tudo é permitido (2005) e por Não existem níveis seguros para o consumo destas substâncias (2006), pela qual recebeu o Prêmio APTR. Em 2007, foi indicada ao Prêmio Shell São Paulo e ao Prêmio APTR, pela peça Por uma vida um pouco menos ordinária (2008). Daniela foi ainda indicada ao Prêmio APTR, pelo musical Renato Russo (2006).
.
Por RODRIGO FONSECA
É difícil não pensar no “Clube da Luta” (1999), alegoria premonitória de David Fincher sobre os colapsos do masculino, quando se está embebido pela nitroglicerina com que o ator Marcello Gonçalves rega a direção de “Realpolitik”. Chama-se assim o novo texto de Daniela Pereira de Carvalho, encenado no mais inusitado (e mais cinematográfico) dos palcos: o 14º andar do edifício Herm Stoltz, no nº409 da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro.

revistaprosaversoearte.com - Peça 'Realpolitik' é encenada em sala comercial no coração financeiro de São Paulo
Realpolitik – Texto inédito da premiada autora Daniela Pereira de Carvalho chega a São Paulo em curta temporada

SINOPSE
O texto reflete o drama da Realpolitik no dia a dia do indivíduo. Após o rompimento de uma barragem com 150 vítimas, um jornalista confronta o CEO da empresa de mineração a MBS – Mineradora brasileira do Sudeste. O drama apresentado no texto busca entender o custo de uma vida no negócio das grandes corporações.
.
FICHA TÉCNICA
Texto: Daniela Pereira de Carvalho | Direção: Guilherme Leme Garcia | Codireção: Gustavo Rodrigues | Atores: Augusto Zacchi e Pedro Osorio | Trilha sonora: Marcelo H | Figurino: Ana Roque | Idealização: Pedro Osorio | Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro/Ofício das Letras
.
SERVIÇO
Espetáculo ‘Realpolitik’ @realpolitik.teatro
De 7 a 30 de junho (2024) | Sexta e sábados às 20h | Domingo às 17h
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Teatro B32 – Subsolo
Localização: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3.732 – Itaim Bibi. São Paulo/SP
60 lugares
Tel.: 3058-9149
Estacionamento com serviço de Vallet: Rua Lício Nogueira, 92, Itaim Bibi
Bilheteria: 1h antes em dias de espetáculos
Ingressos: TeatroB32 | clique no link.
💲Pix (21999985276) inserir o nome no comprovante da compra
💰Valor: R$100,00 inteira | R$50,00 meia
>> Facebook: @teatrob32 | Instagram@teatro_b32

.

 

.

.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES