sábado, junho 15, 2024

O livro-oráculo “A Mensagem Reencontrada”, de Louis Cattiaux ganha nova edição atualizada no Brasil

Obra – escrita pelo francês Louis Cattiaux (1904-1953) – será lançada no Brasil em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com a presença de um dos mais importantes especialistas e estudiosos do tema, o escritor e professor catalão Pere Sánchez Ferré. A edição inaugura o selo “Edições Barca do Sol”, da Attar Editorial
.
O livro “A Mensagem Reencontrada ou o Relógio da Noite e do Dia de Deus”, escrito pelo alquimista e pintor francês Louis Cattiaux (1904-1953) e publicado pela primeira vez em Paris em 1956, ganhará uma nova edição brasileira, revisada e atualizada, com cuidadoso projeto gráfico e editorial.
.
Esta nova publicação brasileira marca também a estreia do selo Edições Barca do Sol, da Attar Editorial, criado para a publicação de textos desta linhagem.
.
O livro traz prefácio assinado pelo filósofo e poeta Lanza del Vasto (1901-1981), amigo de Ghandi e ativista da não violência, e apresentação de Emmanuel d’Hooghvorst (1914-1999) e Charles d’Hooghvorst (1924-2004), irmãos belgas, ambos escritores, que foram os primeiros companheiros de Cattiaux no estudo e difusão dos ensinamentos do livro. A tradução é de Alfredo Oliveira, enquanto a capa traz uma pintura do próprio Cattiaux.
.
Encontros – Para o lançamento da nova edição, um dos mais importantes especialistas e estudiosos da obra e seus ensinamentos, o escritor e professor catalão Pere Sánchez Ferré, virá ao Brasil para um tour de palestras gratuitas sobre o Livro e seus saberes, seguidas por sessões de autógrafos, entre os dias 12 e 20 de abril (2023).
.
Serão 3 encontros em São Paulo (Livraria da Vila, 12/4; Livraria NoveSete, 13/4 e Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, 20/4), além de um no Rio de Janeiro (Livraria da Travessa do Shopping Leblon, 18/4) e um em Belo Horizonte (Livraria Quixote, 19/4). Vale ressaltar que estes encontros também marcam o início de uma parceria entre a Attar Editorial e Pere Sánchez Ferré para o lançamento de outras obras deste segmento.
.
O professor teve contato com a obra pela primeira vez na década de 1980. “Eu vivia um período de muitas inquietudes espirituais, e não havia muitas obras traduzidas para o espanhol. Foi quando tive contato com essa obra diferente, singular, nova, publicada pela primeira vez em espanhol em 1978”, completa.
.
Ele relembra o momento em que decidiu publicar a obra no Brasil pela primeira vez, em 2005: “Uma amiga brasileira que me visitava em Barcelona pegou uma versão em espanhol e achou incrível que o livro não estivesse publicado em português. A partir daí ocorreu um processo fácil e harmonioso até que ele foi traduzido e lançado no Brasil”.

Agora com esta nova edição pela Edições Barca do Sol/Attar Editorial, Ferré espera que “a obra venha a ser mais conhecida no país, pois traz uma visão muito concordante com o espírito do Brasil, que é ecumênico e tolerante. É um livro para buscadores de Deus que queiram ir além das formas e dos símbolos, com um valor de ouro para nosso tempo de superficialidades, de banalidades, de dispersão e materialismo sem controle”.
.
Sabedoria de Todos os Tempos – O livro também começou a ser conhecido em alguns países da Hispano América, primeiramente na Argentina, até que em 2005 foi publicado em português pela editora Madras, de São Paulo. Numa carta a seu amigo Gaston Chaissac, Louis Cattiaux, que faleceu em 1953, predisse que o livro “seria conhecido muito depois de sua saída deste mundo”. Ele sempre insistiu que o importante era a obra e não sua pessoa, que era apenas um instrumento dócil à vontade e ao verbo de Deus que nele ditava. Em seus mais de 5.000 aforismos ou pensamentos, a obra fala somente da sabedoria única de todos os tempos, porém com uma linguagem atual. Neste sentido, o professor afirma que ele “não pertence a nenhuma religião, mas abarca todas”.
.
SERVIÇO

revistaprosaversoearte.com - O livro-oráculo “A Mensagem Reencontrada”, de Louis Cattiaux ganha nova edição atualizada no Brasil
A Mensagem Reencontrada – ou o Relógio da Noite e do Dia de Deus., do francês Louis Cattiaux. Tradução: Alfredo Oliveira. Edições Barca do Sol / Attar Editorial

Título: A Mensagem Reencontrada – ou o Relógio da Noite e do Dia de Deus
Autor: Louis Cattiaux
Publicação: Edições Barca do Sol / Attar Editorial
ISBN: 978-65-997098-0-7
Capa e projeto gráfico: Thereza Almeida
Diagramação: Tania Maria dos Santos
Tradução: Alfredo Oliveira
Ilustração da capa: La forêt philosophique – Louis Cattiaux
Prefácio: Lanza del Vasto
Preço de capa: R$ 80 (somente nos lançamentos)

Sobre o autor
Louis Cattiaux nasceu em 17 de agosto de 1904, em Valenciennes, França. Estudou na Escola de Artes e Ofícios de Paris e morou durante alguns meses em Dahomey, atual Benin, na África Central. Casou-se com Henriette Péré e abriu, com ela, uma galeria de arte de vanguarda chamada Gravitations. Em 1938, Cattiaux começou a escrever os originais de A Mensagem Reencontrada – Ou o Relógio da Noite e do Dia de Deus e, em 1946, publicou a primeira edição desta obra, contendo os 12 primeiros livros, com prefácio de Lanza des Vasto. A obra completa foi publicada somente em 1956, em Paris, depois da morte do autor, em 1953. Também são de sua autoria Physique et Métaphysique de la Peinture e Poèmes Alchimiques, Tristes, Zen, D’Avant, De la Résonance, De la Connaissance, que são um compêndio de sua obra poética.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES