sábado, junho 15, 2024

Mauro Senise e Cristovão Bastos lançam ‘Choro Negro’ no Festival de Inverno de Petrópolis

O saxofonista e flautista Mauro Senise e o pianista Cristovão Bastos sobem ao palco do Palácio de Cristal – na série “Cristal Jazz”, dentro da programação do 22º Festival de Inverno de Petrópolis – Petrópolis/RJ, no dia 16 de julho, às 20h, com o show de lançamento do CD “Choro Negro – Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola.
.
Lançado pela gravadora Biscoito Fino, em formato físico e digital, o álbum celebra os 80 anos do grande mestre Paulinho da Viola, completados em novembro de 2022. O disco traz 10 faixas, sendo sete delas composições de Paulinho da Viola, duas parcerias de Paulinho da Viola com Cristovão Bastos e uma composição de Cristovão em homenagem a Paulinho.

“O álbum Choro Negro: Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola vem contrapor o som quase silente do grande mestre da Portela. Já alertava Rimbaud, “par délicatesse j’ai perdu ma vie”, num contexto social que ele chamou de “le temps des assassins.” Pois é armado de suavidade e delicadeza, afrontando a brutalidade dos homens e das ruas, que Paulinho da Viola tece na calada da noite sonhos que tocam fundo na alma e nos dedos de Cristovão e Mauro. Um antídoto para os venenosos dias de hoje, um maná para nossos anseios mais profundos. […] As múltiplas passagens em uníssono entre piano e sopro atestam a força dessa simbiose musical entre Cristovão e Mauro. Com este álbum, Senise acrescenta mais um grande compositor da MPB à sua série de Songbooks, que já inclui Edu Lobo (Casa Forte), Dolores Duran e Sueli Costa (Lua Cheia), Noel Rosa (com Gilson Peranzzetta), Gilberto Gil (Amor até o fim) e Johnny Alf (Ilusão à toa). E Cristovão Bastos não só reforça seu compadrio literal e figurado com Paulinho da Viola, mas o brinda ainda com a décima e última faixa do disco, “Outonal”. Alusão à idade a que chega Paulinho, o que não o desmerece, ao contrário: o torna eterno no coração brasileiro. Coração que, nesta encruzilhada crítica e nestes tempos chorados, pulsa mais forte em nossa arte e principalmente em nossa música.” – Roberto Muggiati (jornalista).
.
No roteiro do show estão: ‘Coração leviano’ (Paulinho da Viola), ‘Não me digas não’ (Paulinho da Viola e Cristovão Bastos), ‘Choro negro’ (Paulinho da Viola e Fernando Costa), ‘Um choro pro Waldir’ (Paulinho da Viola e Cristovão Bastos), ‘Para um amor no Recife’ (Paulinho da Viola) e ‘Não me digas não’ (Paulinho da Viola e Cristovão Bastos), entre outras. Para quem curte música instrumental de primeira linha, esse é um daqueles programas imperdíveis, Mauro Senise (sax e flauta) e Cristovão Bastos (piano).
.
O “Festival de Inverno de Petrópolis”, realizado há 22 anos pelo Instituto Dell’Arte, acontece de 14 a 23 de julho (2023) em diversas áreas da cidade. O festival, pioneiro da região serrana do estado do Rio, apresenta uma programação diversificada de alta qualidade artística que, além de dinamizar a vida cultural da serra, impulsiona a economia da cidade e arredores. Com concertos de música clássica, shows de jazz, e teatro oferece ainda oficinas musicais. Participe! Será tudo gratuito e você tem a oportunidade de ajudar os mais carentes doando alimentos. Uma experiência enriquecedora que contribui para o desenvolvimento cultural de Petrópolis e região serrana. Confira a programação completa do Festival de Inverno clicando aqui.

 

revistaprosaversoearte.com - Mauro Senise e Cristovão Bastos lançam 'Choro Negro' no Festival de Inverno de Petrópolis
Cristovão Bastos Mauro Senise – foto: ©Nana Moraes

SERVIÇO
Show Lançamento do CD “Choro Negro: Cristovão Bastos e Mauro Senise tocam Paulinho da Viola” / Mauro Senise (sax e flauta) e Cristovão Bastos (piano)
Série: “Cristal Jazz” do Festival de Inverno de Petrópolis
Local: Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá – s/nº, Centro – Petrópolis/RJ
Data: 16 de julho (2023) | Domingo
Horas: 20H00
Entrada: Gratuita*
Realização e produção: Dell’Arte
*Toda a programação é gratuita, ancorada na “Campanha da Solidariedade”, com o objetivo de arrecadar alimentos para instituições carentes da região.
> Mais informações: clique aqui.
.
>> Imagem capa da matéria: Cristovão Bastos e Mauro Senise – foto: Nana Moraes.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES