sexta-feira, junho 14, 2024

Livro ‘As Letras de Clarice’ é uma celebração da diversidade e do poder da educação inclusiva

As Letras de Clarice, de Alessandra Almeida, é uma obra emocionante e educativa que narra a vida de Clarice, uma jovem com Síndrome de Down, e sua inspiradora jornada de aprendizado e inclusão.
.
Clarice é uma menina que sonha com as letras. As letras escritas e as palavras faladas. Ela anda sobre as delicadas curvas das letras cursivas que desafiam seu aprendizado, sonhando um dia escrevê-las. Ela rabisca todos os papéis e cadernos que encontra em seu caminho. Se pudesse, rabiscaria o mundo. Seu olhar curioso, sua pele sensível, seus ouvidos atentos encontram os caminhos para se expressar através da sua delicada alma. Ela quer aprender a ler e a escrever. Ela quer ler o mundo, se comunicar com o mundo e participar da imensidão de possibilidades que o mundo pode lhe oferecer.

As Letras de Clarice é uma celebração da diversidade e do poder da educação inclusiva. Através dos olhos de Clarice, os leitores são levados a compreender os desafios e as conquistas de viver com Síndrome de Down. A narrativa é rica em detalhes sobre as experiências diárias de Clarice na escola, suas interações com colegas e professores, e seu amor pelas artes e pelas letras.
.
Clarice, uma jovem com Síndrome de Down, compartilha suas experiências únicas e sua paixão pela aprendizagem. Desde suas primeiras palavras até a descoberta do teatro e do balé, Clarice mostra como a determinação e o apoio podem transformar desafios em vitórias. O livro aborda temas como inclusão escolar, respeito às diferenças, e a importância de metodologias de ensino adaptadas.

A história é contada pela própria Clarice, proporcionando uma visão autêntica e pessoal de sua vida e as ilustrações de Ludmilla Pollyana Duarte, foram criadas em conjunto com Clarice, utilizando símbolos e elementos de seu universo pessoal.
.
O livro inclui dicas para professores sobre como apoiar alunos com dificuldades de aprendizado e promove a reflexão sobre a inclusão e diversidade e momentos de superação e descobertas pessoais que inspiram e sensibilizam o leitor sobre a importância da inclusão.

revistaprosaversoearte.com - Livro 'As Letras de Clarice' é uma celebração da diversidade e do poder da educação inclusiva

Sobre a Autora:
Alessandra Almeida é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Inclusão e Diversidade pela Universidade Federal Fluminense. Com uma carreira dedicada à educação inclusiva, Alessandra traz para o livro uma profunda compreensão das necessidades educacionais e sociais das crianças com Síndrome de Down.
.
Em 2016 lançou “As aventuras de uma criança DOWNadinha”, que pela voz de Clarice, na época com 6 anos, ali personagem, mas sua filha, mostrava o dia a dia da menina na escola, na família e no lazer, evidenciando que uma criança que tem Síndrome de Down pode ser saudável e feliz.
.
As Letras de Clarice é mais do que um livro; é uma homenagem à resiliência e ao potencial de cada indivíduo, independentemente de suas limitações. Junte-se a nós para celebrar esta obra inspiradora que certamente tocará corações e promoverá uma maior compreensão e aceitação da diversidade.

revistaprosaversoearte.com - Livro 'As Letras de Clarice' é uma celebração da diversidade e do poder da educação inclusiva

FICHA TÉCNICA
Título: As Letras de Clarice
Autora: Alessandra Almeida
Coautora: Clarice Almeida Maltarollo
Ilustrações: Ludmilla Pollyana Duarte – Ludd
Grupo Editorial Zit – Selo Zit Editora
ISBN 978-65-88395-17-2
Tamanho: 20 x 30
Páginas: 44
Encadernação – Brochura
Ano da edição: 2024
Preço: R$ 54,90
À venda pelo site da editora / na loja parceira: fokaki e nas principais livrarias.
.
SERVIÇO
Lançamento As letras de Clarice
Data: 7 de junho, às 18h.
Livraria da Travessa – Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205 A – Leblon, RJ
Telefone: (21) 3138-9600
Entrada Franca
Abertura: Palestra – A literatura como dispositivo transformador do capacitismo
Com: Alessandra Almeida – Autora / Clarice Almeida Maltarollo – Coautora / Ludimilla Pollyana Duarte – Ilustradora / Profª Dra. Dagmar de Mello e Silva – Especialista convidada

SOBRE ZIT Editora e Selo Escrita Fina
Zit Editora está no mercado desde 2003 publicando livros voltados para o público infantil e juvenil. Nosso objetivo é produzir material literário e didático que possa ampliar o gosto e o prazer pela leitura. Entendemos que a leitura de livros de literatura representa não só um poderoso meio de desenvolver a capacidade de reflexão do ser humano, mas também de transformar o leitor em um cidadão crítico, criativo e atuante na sociedade. Acreditamos que, só quando tivermos um Brasil leitor, teremos um país mais justo. Ler é divertido como brincar. Por isso, leiam com seus filhos e alunos, compartilhem leituras, incentivem seus filhos e alunos a gostarem dos livros como gostam de brincar. Os livros foram feitos para nos fazer sonhar, viver aventuras, viajar para lugares que talvez nunca possamos conhecer, ou mesmo para nos divertir, nos revelar poesia e novas possibilidades de ler o mundo e a nós mesmos.

Escrita Fina – Edições traz muitas histórias e um compromisso: publicar literatura de boa qualidade para crianças, adolescentes e jovens adultos em livros para todos os gostos. Livros pequenos e livros grandes, livros fi¬nos e livros grossos, livros coloridos e livros em preto e branco, livros para rir e livros para chorar (e também livros ora para rir e ora para chorar), livros de amor e livros de terror, livros de aventura e livros de ternura, livros de esquisitices e livros de divertidas mesmices… Em tanta diversidade, um ponto em comum: livros que fazem o jovem leitor se emocionar, refletir e crescer. Em outras palavras: os livros da Escrita Fina Edições buscam, por meio da arte da palavra, da elegância discursiva (passível de estar presente tanto em registros formais quanto informais) e da beleza das imagens gráficas, proporcionar ao jovem leitor não nenhum tipo de lição, mas, sim, oportunidades de questionamento, de construção de sentido, de ressignificação e de fruição, tanto no plano emocional quanto no intelectual. O que pretendemos é oferecer terreno propício para interpretações, investigações, ou seja, para o exercício da subjetividade. E, assim, ajudar também a mostrar que a literatura infantil e a juvenil não devem ser tratadas como um degrau para a literatura destinada ao público adulto, uma vez que elas não são um vir a ser, não são inferiores à literatura adulta, simplesmente são; carregam suas especificidades próprias, de imenso e cabal valor e, portanto, podem e devem ser lidas também por adultos, que, com certeza, se sentirão enlevados e atiçados ao mergulharem em uma boa história de livros infantis ou juvenis.
>> Grupo Zit Editorial / Selo Escrita Fina na redeSite | Instagram | Facebook | Atendimento de segunda a sexta – 9h às 17h / Tel.: (21) 97135-4711 / E-mail: [email protected]


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES