O novo álbum “Alualuô”, do cantor, compositor e violonista Khalil Magno chegou às plataformas digitais, e tem direção musical de Jaime Alem.
.
Todas as canções foram integralmente compostas por Khalil, músicas e letras. “Algumas têm dez anos, outras são atualíssimas, mas nenhuma música foi feita com a intenção de entrar no álbum. Quando monto um repertório, busco um resultado que entregue diversidade musical e poética: quero cantar sobre diferentes temas, em diferentes roupagens melódicas e rítmicas”, pontua Khalil, cujo nome de batismo é uma homenagem dos pais ao escritor libanês Khalil Gibran.

O segundo álbum de Khalil Magno (o primeiro foi ‘De cara pro Vento’, de 2020) – nascido em Sorocaba (SP), filho de mãe paraense e pai paulista -, tem direção musical e produção do tarimbado músico, maestro, compositor e arranjador Jaime Alem. “Quando soube que Jaime seria produtor de ‘Alualuô’, não sabia que teria a honra de tê-lo também como músico no álbum. A iniciativa de convidá-lo surgiu de minha produtora, Maria Braga, que teve essa ideia junto com o nosso amigo Beto Feitosa. Para nossa alegria, Jaime topou na hora”, conta Khalil. Juntos, no estúdio da Biscoito Fino, Khalil e Jaime decidiram gravar sem metrônomo, para garantir maior fluidez musical. “Éramos eu no violão e voz, Jaime nas violas e nos efeitos de pedaleiras, e Reginaldo Vargas na percussão. A princípio faríamos um EP de quatro faixas, mas não resistimos: acabou virando um álbum de nove canções”.
.
Jaime Alem, por sua vez, conheceu o trabalho de Khalil em plena pandemia, assistindo a uma live. ”Fiquei impressionado com o texto, com as melodias surpreendentes. Você não consegue pensar o Kalil sem o violão, é uma entidade só. Compositor, cantor, violonista, ele é um furacão. Acho que o adjetivo que melhor define Khalil é potente. Eu tive a honra de tocar viola em algumas músicas do disco, mas ele se basta”.

Sobre o repertório, Khalil Magno detalha: “Algumas canções esquecidas por mim foram revisitadas, como ‘Meu Sexo e Só’. A faixa ‘A Sorte da Vida’ me deu um trabalhinho: era cantada em primeira pessoa, mas achei que soaria narcísico dizer os versos ‘ouvi dizer que sou um poeta, cantador, mas só me permito ser instrumento do que não se vê’. Quebrei a cabeça para transpô-la para a terceira pessoa e Jaime me ajudou com uma rima chave. Em “Floresta de Pé e Fascismo no Chão”, Jaime e Reginaldo Vargas entraram no estúdio marchando, com chocalhos nos pés. Já em ‘Memória Astral’, Jaime usou os pedais de efeitos para timbrarem como um baixo. Ver os arranjos nascerem ali, na minha frente, foi maravilhoso. Além de um músico e produtor virtuosíssimo, Jaime é divertido e sensível”.
.
Compositor desde os 13 anos, Khalil Magno é também um ouvinte curioso: “Tudo que toco hoje, eu ouvia no carro de meu pai, desde a infância. Acho que apenas para contrariar os adultos, dizia que não gostava. Quando menino, lembro também de ouvir muito rap nacional e funk dos anos 2000 A composição mais antiga da qual me lembro é “Vagabundamente puro”: compus aos 16 anos e ainda a incluiria em meu repertório, hoje em dia”, conclui o músico, cantor e compositor de 30 anos.

Capa do disco ‘Alualuô’ • Khalil Magno • Selo Biscoito Fino • 2025

Disco ‘Alualuô’ • Khalil Magno • Selo Biscoito Fino • 2025
Canções / compositor
1. Alualuô (Khalil Magno)
2. Divina demais (Khalil Magno) | feat: Ananda Jacques
3. Psiconauta (Khalil Magno)
4. Memória astral (Khalil Magno)
5. Anticorpos terrestres (Khalil Magno)
6. Meu sexo e só (Khalil Magno)
7. Floresta de pé e fascismo no chão (Khalil Magno)
8. Fecunda redenção (Khalil Magno)
9. A sorte da vida (Khalil Magno)
– ficha técnica –
Khalil Magno (voz e violão) | Jaime Alem (violas e pedais de efeitos) | Reginaldo Vargas (percussão) | Direção musical e arranjos: Jaime Alem | Participação especial: Ananda Jacques (voz – fx. 2) | Engenheiro de gravação: Lucas Ariel, estúdio Biscoito Fino | Masterização e mixagem: Diego do Valle | Fotos: Isabela Espindola | Assessoria de imprensa: Belinha Almendra / Coringa Comunicação | Selo: Biscoito Fino | Formato: CD digital | Ano: 2025 | Lançamento: 23 de maio | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
.
>> Siga: @khalilcantador / @jaimealem / @biscoitofino

 

Série: Discografia da Música Brasileira / Canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Marisa Monte e Gilberto Gil lançam ‘A Paz’ (Ao Vivo)

Em sua última turnê – “Tempo Rei” – Gilberto Gil promoveu um encontro emocionante com…

8 horas ago

Cannes 2025: Wagner Moura ganha prêmio de melhor ator e Kleber Mendonça Filho, de melhor diretor, por ‘O Agente Secreto’

É a primeira vez na história que um ator brasileiro ganha esse prêmio no festival.…

9 horas ago

Sobre ciência e sapiência, por Rubem Alves

Muitas pessoas não gostam do que escrevo. Dizem que o que eu faço não é…

23 horas ago

Eliomar Landim lança álbum ‘6 Prelúdios e Fugas’ | Selo Azul Music

'6 Prelúdios e Fugas', álbum do acordeonista e compositor Eliomar Landim, traz equilíbrio entre tradição…

23 horas ago

De ressaca, uma crônica de Luis Fernando Verissimo

Hoje, existem pílulas milagrosas, mas eu ainda sou do tempo das grandes ressacas. As bebedeiras…

1 dia ago

João Lyra lança álbum ‘Xoteando’

Xoteando, álbum de João Lyra, dedicado ao forró. . Esse compositor, violonista, violeiro e cantor…

1 dia ago