Cultura e sociedade

Intolerância religiosa no Brasil, relatório alerta para aumento dos casos

O Brasil teve 697 denúncias de intolerância religiosa entre 2011 e 2015, segundo dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos compilados em relatório lançado na semana passada (19) na capital fluminense. O estado do Rio de Janeiro lidera o ranking com maior número de denúncias de casos de discriminação, que têm como principal alvo as religiões afro-brasileiras.

Lançado na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o relatório é fruto de uma parceria entre Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e Laboratório de História das Experiências Religiosas (LHER) do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Enquanto em 2014 o número de denúncias de intolerância religiosa havia se reduzido frente a 2013 — de 201 casos para 149 — esse volume voltou a subir em 2015, quando foram registradas 223 denúncias, apontou o relatório feito com base no Disque 100. O Rio de Janeiro teve o maior número de casos (32), seguido por Minas Gerais (29) e São Paulo (27).

“Os estudos indicam que o processo de registro das ocorrências e o processo de resolução dos casos são longos, considerando a série de dificuldades na interpretação da legislação pertinente”, disse o documento. “Fica a sensação de que não adianta registrar o boletim de ocorrência, primeiro passo para iniciar o processo”.

Rio de Janeiro

Os números do Centro de Promoção da Liberdade Religiosa & Direitos Humanos (CEPLIR) referentes ao estado do Rio de Janeiro são ainda mais alarmantes.

Segundo o órgão, houve um total de 1.014 atendimentos referentes a denúncias de intolerância religiosa entre julho de 2012 e setembro de 2015. Desse total, 71,15% tinham como alvo as religiões afro-brasileiras, mais afetadas por esse tipo de discriminação.

O CEPLIR aponta que somente entre setembro e dezembro de 2015 houve 66 atendimentos. Desse total 32% das denúncias referiam-se a discriminação contra muçulmanos e 30% contra candomblecistas.

“Dados estes que nos revelam que a grande maioria dos casos de intolerância religiosa são relacionados aos adeptos das religiões e religiosidades afro-brasileira”, disse o documento.

“Esse significativo aumento de registro por parte dos muçulmanos pode estar associado a ocorrência de fatos internacionais ligados as ações do Estado Islâmico, o que no Brasil acabou por resultar em práticas e ações contra a comunidade islâmica”, completou o relatório.

Clique aqui para acessar o documento completo.

Luta contra a islamofobia

Em vídeo para evento em Nova York na semana passada (17), o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu que fossem reforçados os princípios da inclusão, da tolerância e do entendimento mútuo na luta contra a discriminação antimuçulmana — também chamada de islamofobia — e contra o ódio em distintos contextos. O encontro foi promovido pelo Canadá, EUA, União Europeia e a Organização para a Cooperação Islâmica.

Fonte: Agência ONU BR (Nações Unidas)

Revista Prosa Verso e Arte

Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

Recent Posts

Dança solo ‘Olho D’água’, do … Avoa! Núcleo Artístico, faz apresentações na capital e no interior de São Paulo

Um percurso autobiográfico e familiar às margens de três rios desvela o momento presente, a…

10 horas ago

Single ‘A Lua e Eu’, com Renato Braz, Nana Caymmi e Cristovão Bastos, uma homenagem a Tim Maia

O cantor e violonista Renato Braz convidou Nana Caymmi e Cristovão Bastos para dividir com…

11 horas ago

Brava Companhia apresenta espetáculo ‘Escritos Negros Modernistas’

Brava Companhia segue com mostra de repertório na Zona Sul com espetáculo Escritos Negros Modernistas.…

13 horas ago

Grupo 59 apresenta ‘Um Dia, Um Rio’, premiado espetáculo sobre desastre ambiental na Bacia do Rio Doce

A montagem foi agraciada com o Prêmio APCA de Melhor Adaptação (Bruno Gavranic e Grupo…

13 horas ago

Garota FM Books relança dois livros para homenagear Rita Lee em maio

Uma homenagem em dose dupla para Rita Lee chegará nas livrarias em maio, e a…

14 horas ago

Espetáculo ‘Mundo Suassuna’ se apresenta no Teatro Flávio Império

Inspirado na obra de Ariano Suassuna, a encenação tem Marcelo Romagnoli na direção e dramaturgia.…

15 horas ago