segunda-feira, julho 15, 2024

‘Impressões’, álbum com temas inéditos do compositor e pianista João Carlos Assis Brasil

‘Impressões’ – álbum de João Carlos Assis Brasil, pianista e compositor, com temas inéditos para piano solo chegam às plataformas dia 25, pela Biscoito Fino. Disco gravado há 20 anos, permanecia inédito..
.
No final de 2003, João Carlos Assis Brasil, um dos maiores pianistas brasileiros de todos os tempos, registrou 21 composições autorais ao piano. Em apenas 4 horas, Assis Brasil (morto em 2021) gravou todas elas sem retoques posteriores e com muita emoção, no maravilhoso piano Steinway & Sons do estúdio da Biscoito Fino.
.
Dia 25 de agosto, três dias antes da data em que João Carlos completaria 78 anos (28 de agosto), estes registros, que permaneciam inéditos, chegam às plataformas de música via Biscoito Fino, no álbum que leva o título de “Impressões”. Produtor responsável pelo resgate do material junto à gravadora, Paulo Assis Brasil, irmão do pianista, conta mais sobre o projeto: “A inspiração para compor estes 21 temas nasceu entre a mesa do cafezinho e as 88 teclas do piano. Trocamos ideias sobre a vida, paisagens, filmes, entre outros temas caros para ele e, ao entrar no estúdio, João as transformou em música”.

Os 21 temas inéditos de João Carlos Assis Brasil, que transitava com excelência entre a música clássica, o jazz e a música popular são ainda homenagens a Maurice Ravel (“Para Ravel”), ao compositor e alemão Klaus Ogerman (“Para Klaus Ogerman”), a Fellini e Nino Rota (“Para Fellini e Nino Rota”), ao pianista e compositor russo Alexander Scriabin (“Para Scriabin”), e ao irmão gêmeo de João, Victor Assis Brasil, saxofonista e um dos maiores nomes do jazz brasileiro (“Para o irmão Victor”).
.
“Uma loucura ter passado tanto tempo, mais do que deveria! Acabamos não lançando o álbum e fazendo o show que planejamos. Estamos em 2023 e faz mais de 1 ano que o João faleceu, mas um pouco da genialidade desse grande artista, e sua passagem musical entre nós, está ao alcance de todos em ‘Impressões’”, conclui Paulo Assis Brasil.

revistaprosaversoearte.com - 'Impressões', álbum com temas inéditos do compositor e pianista João Carlos Assis Brasil
João Carlos Assis Brasil – foto ©Antônio Filho

Sobre João Carlos Assis Brasil
Carioca, João Carlos Assis Brasil nasceu em 1945. Considerado uma lenda do piano, foi um prodígio no instrumento: aos 7 anos de idade recebeu o primeiro Prêmio do Conservatório Brasileiro de Música do RJ e aos 14 anos já tocava profissionalmente. Estudou com Jacques Klein e mudou-se nos anos 1960 para Paris, onde estudou com Pierre Sancan.
.
Em 1965, Assis Brasil venceu o 3º lugar no Concurso Internacional Beethoven, em Viena. Seguiu seus estudos na capital austríaca com Richard Hauser e Dieter Weber, tendo atuado como solista na Orquestra Filarmônica de Viena. Em sua experiência musical na Europa, João Carlos aprimorou-se ainda na música popular americana, sobretudo em trilhas sonoras de clássicos do cinema e no jazz, retornando ao Brasil como um fenômeno do piano.
.
Ao se aproximar do universo da MPB, João Carlos Assis Brasil tocou e gravou com artistas como Ney Matogrosso, Clara Sverner, Maria Bethânia, Alaíde Costa, Olivia Byington e Wagner Tiso. Assis Brasil também lançou álbuns dedicados a obras de compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e seu irmão, Victor Assis Brasil. Na década de 1980, montou o João Carlos Assis Brasil Trio ao lado de Zeca Assumpção (baixo) e Cláudio Caribé (bateria).
.
Além dos muitos concertos, espetáculos e álbuns gravados, o pianista desenvolveu uma importante atividade docente, como professor do Conservatório Brasileiro de Música, da Escola de Música Villa-Lobos e do Conservatório de Niterói.

revistaprosaversoearte.com - 'Impressões', álbum com temas inéditos do compositor e pianista João Carlos Assis Brasil
Capa do álbum “Impressões’ • João Carlos Assis Brasil • Selo Biscoito Fino • 2023

DISCO ‘IMPRESSÕES’ • João Carlos Assis Brasil • Selo Biscoito Fino • 2023
Músicas/ compositor
1. Paisagens distantes (João Carlos Assis Brasil)
2. Com ternura (João Carlos Assis Brasil)
3. Sonata jazz piano (João Carlos Assis Brasil)
4. Para o irmão Victor (João Carlos Assis Brasil)
5. Crianças (João Carlos Assis Brasil)
6. Igrejas (João Carlos Assis Brasil)
7. Impressões (João Carlos Assis Brasil)
8. Para Scriabin (João Carlos Assis Brasil)
9. Para Klaus Ogerman (João Carlos Assis Brasil)
10. Around spain (João Carlos Assis Brasil)
11. Caleidoscópio (João Carlos Assis Brasil)
12. Mistério do mar (João Carlos Assis Brasil)
13. Ao luar (João Carlos Assis Brasil)
14. Enigma (João Carlos Assis Brasil)
15. Para Maurice Ravel (João Carlos Assis Brasil)
16. Para Fellini e Nino Rota (João Carlos Assis Brasil)
17. Trouble (João Carlos Assis Brasil)
18. Coral Jazz (João Carlos Assis Brasil)
19. Tibet (João Carlos Assis Brasil)
20. Abstrato (João Carlos Assis Brasil)
21. Farfalhar das borboletas (João Carlos Assis Brasil)
– ficha técnica –
Piano: João Carlos Assis Brasil | Estúdio de gravação, mixagem e masterização: Biscoito Fino | Engenheiro de masterização: Lucas Ariel | Capa: pintura de ©Fernanda Gustin | Designer da capa: Nário Nascimento | Produtor: Paulo Assis Brasil | Fotos divulgação: ©Antônio Filho e ©Gui Maia | Assessoria de imprensa: Belinha Almendra | Selo: Biscoito Fino | Formato: CD/ Digital | Ano: 2023 | Lançamento: 25 de agosto | #* Ouça o álbum: clique aqui.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira /  Música instrumental / Clássica / Jazz / MPB.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES