sexta-feira, junho 14, 2024

Global Editora reedita ‘Nunca mais… e Poema dos poemas’ de Cecília Meireles

‘Nunca mais… e Poema dos poemas’, segundo livro de poemas de Cecília Meireles, foi publicado em 1923, quando Cecília tinha cerca de 20 anos. Muito jovem, à procura de respostas, a poeta revela seus estados de alma, nos quais predominam tristeza e desencanto. No entanto, sua musicalidade e sua lírica encantada iluminam os 42 poemas, divididos em duas partes, que constituem este livro magnífico.
.
Segundo Luciano Rosa, responsável pela apresentação desta edição, a obra já delineia a alta qualidade que o trabalho da poeta alcançaria. Apesar da atmosfera de penumbra que envolve muitos dos escritos, um constante fluxo vital percorre os textos, marcados por uma forte tensão existencial que tanto fascina os leitores da autora.

A produção inicial de Cecília Meireles revela-se capaz de despertar interesse não apenas como documento de alguma pré-história literária. Ao longo dos anos sua produção lograria, sobretudo a partir da obra Viagem (1939), a levantada estatura que lhe garante posição de destaque na lírica brasileira do século XX. No entanto, não se deve perder de vista que nos versos da juventude está semeada a poesia da maturidade.
.
A obra é marcada pelo penumbrismo, tendência literária ligada à transição entre fim do simbolismo e início do modernismo, de poetas tentados pela sombra, fascinados pelo mistério e com textos carregados de melancolia. Composto por 42 poemas (21 em cada conjunto), o livro emana um estado de espírito em que mescla tristeza, desencanto, renúncia e resignação. A sua misticidade está associada à filosofia e à cultura orientais, pelas quais Cecília cultivava notória predileção, tendo publicado, inclusive, uma obra inteira especialmente voltada a esse interesse, Poemas escritos na Índia (1961).

O primeiro conjunto do livro, Nunca mais…, reflete um pouco o intenso aprendizado musical resultante do período em que a poeta estudou no conservatório de música durante a sua adolescência. O segundo conjunto, dividido em três partes, dedica e nomeia poemas às diversas sensações e situações, como Poema da Fascinação, Poema da Despedida, Poema da Solidão e Poema da Saudade.
.
revistaprosaversoearte.com - Global Editora reedita 'Nunca mais… e Poema dos poemas' de Cecília MeirelesFICHA TÉCNICA
Título: Nunca mais… e Poema dos poemas
Autora: Cecília Meireles
Apresentação: Luciano Rosa
Editora: Global Editora
Coleção: Cecília Meireles
Edição: 3ª edição / 2024
Formato: 16 x 23 cm
112 páginas
4 X 1 Cores
Peso: 190 gramas
ISBN: 9786556126227
Sugestão de faixa etária: a partir de 14 anos
Valor: R$ 65,00
* Compre o livro: clique aqui.

Noturno de amor
Vem de manso… de leve… e suave e doce
Como um silêncio estático de prece…
Que a sua vida seja tal qual fosse
Apenas a saudade que me viesse…
.
Vem de manso… Na névoa da penumbra,
Faze um gesto litúrgico de benção!
A alta noite tristíssima deslumbra
Dos meus olhos nostálgicos, que pensam…
.
Sugere, mas não fales… Porque a frase
É vã, no amor… Mistério… Sonolência…
O esquecimento, quase… A morte, quase…
Intuições… Irrealismo… Inconsciência…

revistaprosaversoearte.com - Global Editora reedita 'Nunca mais… e Poema dos poemas' de Cecília Meireles

Sobre o Grupo Editorial Global
Criada em 16 de outubro de 1973, a Global Editora se destaca no mercado editorial por seu propósito de divulgar temas e autores nacionais que valorizam a formação cultural do brasileiro. Em 2023, a Global completa 50 anos onde diversificou sua atuação no mercado editorial e criou três respeitados selos, com publicações destinadas ao mais variado público leitor. Hoje, denominado Grupo Editorial Global, agrega a Global Editora, com obras dos mais renomados autores nacionais, a Gaudí Editorial, voltada às crianças em seus primeiros anos de vida, a Editora Gaia, que alimenta o leitor no sentido de viver em perfeita harmonia com ele mesmo e com o universo e a Nova Aguilar, que apresenta com um forte catálogo de obras completas dos mais célebres autores nacionais e internacionais.
Editorial Global na rede: Facebook | Twitter | Instagram | Youtube | Linkedin | Site.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES