O concerto Filó Machado, 60 Anos de Música, vencedor do programa Ibermúsicas 2023, circula pelo Alentejo, Algarve e Região Metropolitana de Lisboa.
.
A partir do dia 17 de maio de 2024Portugal recebe o concerto Filó Machado, 60 Anos de Música, projeto selecionado no Ibermúsicas 2023, programa de cooperação dedicado exclusivamente ao setor musical ibero-americano. A série de concertos dá continuidade às comemorações dos 60 anos de carreira do multi-instrumentista, iniciadas em 2021, ampliando as comemorações agora internacionalmente.
.
Filó Machado se apresenta no dia 17/5, sexta, às 22h30, em Beja (Alentejo) a convite do ONFITA, mostra musical paralela ao FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo. No dia 18/5, sábado, às 22h, ele toca em Faro (Algarve), na sede da ARCM – Associação Recreativa e Cultural de Músicos. No dia 25/5, sábado, às 22h, o concerto é em Setúbal (Região Metropolitana de Lisboa), na sede da Sociedade Musical Capricho Setubalense. No dia 31/5, sexta, às 21h, estará em Cascais (Região Metropolitana de Lisboa), no Cascais Jazz Club. E em Lisboa, a apresentação ocorre no dia 2/6, domingo, às 20h, na 1399 Live • Art • Room.

No palco, Filó Machado (voz e violão) é acompanhado por Felipe Machado (violão e voz) e Lisandro Massa (piano/teclados). Em Setúbal, no dia 25/5, o concerto conta com participação especial de músicos que integram formações de jazz da Sociedade Musical Capricho Setubalense (contrabaixo, percussão e naipes de metais), executando obras do artista, especialmente selecionadas para a ocasião. No programa do concerto estão músicas autorais compostas ao longo da carreira – “Vadeco”, “Plano de Voo”, “Wal”, “Momento Exato” e “Tarde de Novembro” –, incluindo parcerias como a com Judith de Souza, como “Retrato Antigo”.
.
A digressão ainda contempla a realização da masterclass Filó Machado, Improvisações no Samba e noutros sons: dia 19/5, domingo, às 16h, em Faro; dia 22/5, quarta, às 16/h, em Beja; e dia 25/5, sábado, às 16h, em Setúbal.

O artista, de 73 anos, é reconhecido não só pelo virtuosismo como multi-instrumentista ou pela originalidade e criatividade nas composições, sua interpretação encanta também pelo timbre personalíssimo e pela força de seu canto. Sua música transborda sensações: o dedilhar de ritmos que passam por sons dos diversos “brasis” se conecta com a música do mundo, tendo o artista imerso em sua história, sua vida e sua arte integrada às melodias.
.
O show Filó Machado 60 Anos de Música é uma viagem que promete emocionar o público pelos acordes, pelas melodias e pelas canções. O projeto, idealizado pela Belic Arte.Cultura, foi contemplado pelo programa Ibermúsicas 2023, passa por cinco cidades portuguesas, além da realização de três masterclass. A realização conta com várias parcerias: Cia. Lendias d’Encantar, Centro Unesco par a Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Imaterial e Câmara Municipal de Beja, em Beja; Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro; Sociedade Musical Capricho Setubalense, em Setúbal; Jam Session Associação Cultural, em Cascais/Lisboa; e 1399 Live • Art • Room, em Lisboa.

revistaprosaversoearte.com - Filó Machado em digressão inédita por Portugal
Filó Machado – foto: Paulo Rapoport

Filó Machado | www.filomachado.com
Cantor, compositor, multi-instrumentista e arranjador, com mais de 60 anos de carreira, 13 discos lançados, uma indicação ao Grammy Latin Jazz, e vencedor do Prêmio Profissionais da Música, categoria Autor, Filó Machado é considerado por muitos como “Mestre da Música”. Apresentou-se em dezenas de países, dividiu palco com nomes como Michel Legrand, Jon Hendricks, Silvain Luc, Dory Caymmi, Gal Costa, João Donato, Raul de Souza, Kenny Barron, Joyce Moreno, Arismar do Espírito Santo, Leny Andrade, Os Cariocas, Tetsuo Sakurai e outros. Nas gravações de discos, constam parcerias com Hermeto Paschoal, Andreas Oberg, John Patitucci, Cesar Camargo Mariano, Djavan, Jorge Vercillo, Kenny Barron, SWR Big Band Stuttgard e Warvey Waynapel. Apresentou-se em importantes teatros e festivais: Teatre de Bercy (Paris), Carnegie Hall (New York), Massey Hall (Toronto), Motion Club (Yokohama), Java Jazz Festival (Jackarta), Teatre Flagey (Bruxelles), Teatro Nacional Sucre (Quito), Teatro de Kiev (Kiev), D’izzys Club Coca Cola (New York), Pescara Jazz (Ilhas Canárias), Festival de Jazz de Barquisimeto (Venezuela) e, no Brasil, Jazz & Blues do Maranhão, Jericoacoara Jazz), Ibitipoca Jazz e Santos Jazz, entre outros.
.
Em 2021, comemorou 70 anos de vida e 60 de carreira com shows virtuais; lançou o Filó Machado 60/70 Songbook (virtual, gratuito); dirigiu show do neto Felipe Machado; tocou e foi diretor musical do Festival SP Choro in Jazz e apresentou-se em unidades do SESI-SP. Em 2023, apresentou-se nos Sesc’s Rio Preto e Pompeia e no Teatro B32 (convidado da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica) e realizou a Eurotour – Lituânia, Alemanha, Espanha, Itália, Portugal e França. Em 2024, apresentou-se, recentemente, no Instrumental Sesc Brasil, a convite do Sesc Consolação; prepara o lançamento de dois novos álbuns; e, em razão ser selecionado pelo Programa Ibermúsicas, realiza circulação do espetáculo atual por Portugal.

Programa Ibermúsicas
Ibermúsicas é um programa de cooperação internacional multilateral dedicado às artes musicais que promove a presença e o conhecimento da diversidade musical ibero-americana, estimula a formação de novos públicos na região e expande o mercado de trabalho para os profissionais do setor. A Iberoamérica, com sua produção musical diversificada, fértil e dinâmica, exigia um programa que combinasse políticas públicas para promover e apoiar a atividade profissional das e dos artistas em procura de uma maior integração regional. O Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas Ibermúsicas, como projeto multilateral de cooperação técnica e financeira entre os Ministérios e Secretarias de Cultura da região, atende efetivamente a esses objetivos. O Programa foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Assunção, Paraguai, em novembro de 2011, e está enquadrado no Espaço Cultural Ibero-Americano da Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

revistaprosaversoearte.com - Filó Machado em digressão inédita por Portugal
Filó Machado -foto: Marco Aurelio Olimpio

SERVIÇOS
.
CONCERTOS
Filó Machado 60 Anos de Música
Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.

Data: 17 de maio – Sexta-feira, às 22h30
ONFITA – Mostra musical paralela ao FITA, Festival Internacional de Teatro do Alentejo
Local: Galeria do Desassossego
Rua da Casa Pia, 26 Beja, Alentejo – Portugal.
Capacidade: 100 lugares. Estacionamento nas proximidades.
Ingressos: Gratuito. Bilheteria: 1h antes da apresentação.

Data: 18 de maio – Sábado, às 22h
Local: ARCM – Associação Recreativa e Cultural de Músicos
Rua do Castelo 2/4, Faro. Portugal.
Capacidade: 120 lugares. Estacionamento nas proximidades. Acesso para PCD.
Ingressos: 15 Euros. Bilheteria: 1h antes da apresentação.
.
Data: 25 de maio – Sábado, às 22h
Participação especial: Sociedade Musical Capricho Setubalense
Local: Sociedade Musical Capricho Setubalense
Rua da Sociedade Musical Capricho Setubalense, Setúbal. Portugal.
Capacidade: 200 lugares. Estacionamento nas proximidades. Acesso para PCD.
Ingressos: 10 Euros. Bilheteria: 1h antes da apresentação.
.
Data: 31 de maio – Sexta-feira, às 21h
Local: Cascais Jazz Club
Largo Cidade de Vitoria, 36 – Cascais. Portugal.
Capacidade: 40 lugares. Estacionamento nas proximidades. Acesso para PCD.
Ingressos: 20 Euros. Bilheteria: 1h antes da apresentação.
.
Data: 2 de junho – Domingo, às 20h
Local: 1399 Live • Art • Room
Rua do Vale de Santo António, 48c – Lisboa. Portugal.
Capacidade: 40 lugares. Estacionamento nas proximidades. Acesso para PCD.
Ingressos: Gratuito. Sugestão de doação mínima de 5 Euros.

MASTERCLASS
Filó Machado, Improvisações no Samba e Noutros Sons
Duração: 120 minutos. Classificação: Livre.
Público-alvo: Músicos, musicistas, estudantes de música e interessados em geral.
.
Data: 19 de maio – Domingo, às 16h
Local: ARCM Associação Recreativa e Cultural de Músicos
Rua do Castelo 2/4, Faro. Portugal.
Vagas: 30. Estacionamento nas proximidades. Acesso para PCD.
Ingressos: 5 Euros. Inscrições: 1h antes. Vagas limitadas
.
Data: 22 de maio – Quarta-feira, às 16h
Local: Centro UNESCO para a Salvaguardo do Patrimônio Cultural e Imaterial
Rua do Sembrano, 74 – Beja. Portugal.
Ingressos: Gratuito.
.
Data: 25 de maio – Sábado, às 16h
Local: Sociedade Musical Capricho Setubalense
Rua da Sociedade Musical Capricho Setubalense – Setúbal. Portugal.
Vagas: 30. Estacionamento nas proximidades. Acesso para PCD.
Ingressos: 5 Euros. Inscrições/e-mail: [email protected] (vagas limitadas).
.
Filó Machado – www.filomachado.com | >> Siga: @filomachadomusico
.
Veja também: Filó Machado – uma viagem pela discografia do artista







Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar