quinta-feira, julho 18, 2024

Ferreira Gullar explica como criou ‘Poema sujo’

Publicado originalmente em 1976, o ‘Poema sujo’ de Ferreira Gullar transformou a paisagem da poesia brasileira com sua torrente arrebatadora de versos, expressão máxima de uma subjetividade convulsa pela atmosfera sufocante da ditadura.
.
O poema foi escrito na Argentina, onde o autor se encontrava exilado. “Sentia-me dentro de um cerco que se fechava. Decidi, então, escrever um poema que fosse o meu testemunho final, antes que me calassem para sempre”, escreveu Gullar. “Imaginei que poderia vomitar, em escrita automática, sem ordem discursiva, a massa da experiência vivida – lançar o passado em golfadas sobre o papel e, a partir desse magma, construir o poema que encerraria a minha aventura biográfica e literária.” Quarenta anos depois, o poema continua atual como nunca.
.
Neste vídeo, Ferreira Gullar explica como criou o poema:

 

*Publicado originalmente no site da editora Companhia das Letras, em 25.10.2016.

SOBRE O LIVRO revistaprosaversoearte.com - Ferreira Gullar explica como criou 'Poema sujo'
Poema clássico de Ferreira Gullar testa os limites da linguagem poética.
Publicado originalmente em 1976, Poema sujo transformou a paisagem da poesia brasileira com sua torrente arrebatadora de versos, expressão máxima de uma subjetividade convulsa pela atmosfera sufocante da ditadura.
O poema foi escrito na Argentina, onde o autor se encontrava exilado. “Sentia-me dentro de um cerco que se fechava. Decidi, então, escrever um poema que fosse o meu testemunho final, antes que me calassem para sempre”, escreveu Gullar. “Imaginei que poderia vomitar, em escrita automática, sem ordem discursiva, a massa da experiência vivida – lançar o passado em golfadas sobre o papel e, a partir desse magma, construir o poema que encerraria a minha aventura biográfica e literária.”
Quarenta anos depois, o poema continua atual como nunca.
.
* Leitura obrigatória do vestibular da UFPR.
.
FICHA TÉCNICA
Título: Poema sujo
Páginas: 112
Formato: 21 x 13.6 x 1 cm
Acabamento: Livro brochura
Lançamento: 22/8/2016 (1ª edição)
ISBN: 978-8535927672
Selo: Companhia das Letras
*Compre o livro. clique aqui.
**Como participante do Programa de Associados da Amazon, somos remuneradas pelas compras qualificadas efetuadas. Comprando pelo nosso link você colabora com o nosso trabalho.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES