sábado, junho 15, 2024

Espetáculo ‘Yerma’ inspirado na obra de Federico García Lorca que reestreia em julho

Yerma
Após uma bem-sucedida primeira temporada em 2022, de público e crítica, o espetáculo “Yerma”, reestreia dia 6 de julho no Teatro Itália Bandeirantes em curtíssima temporada. Inspirado na obra do autor Federico García Lorca, a peça foi transportada para os dias atuais. “Yerma” é considerado um dos textos clássicos do Teatro contemporâneo.
.
A peça é o primeiro trabalho da Cia 4 Nos, encabeçada pela atriz Sabrina Rodriguez que durante a pandemia estudou alguns textos como: “Senhorita Júlia” de August Strindberg, “Hedda Gabler” de Henrik Ibsen, além de “Yerma”. Durante os estudos, se deparou com o desejo de tratar de assuntos atemporais, questões humanas que se permanecem de milênio a milênio, em especial a questão da mulher, as pressões que elas sofrem e o seu papel na sociedade. Mostrar o quão próxima é a situação destas mulheres para as de hoje.

Lorca que foi assassinado durante a Guerra Civil Espanhola viveu em uma sociedade patriarcal e arcaica, que pregava a inferioridade feminina. A mulher deveria permanecer casta ou se casar. Se casasse, deveria ter filhos, muitos filhos. E assim retratou Yerma, tentando viver aquilo que parecia ser natural, instintivo, mas segue por um caminho semelhante à morte física e espiritual. É um peça de advertência sobre os efeitos da obsessão e os danos dos papéis tradicionais de gênero.
.
Yerma, personagem-título, está recém-casada e animada para ter filhos com seu marido, João. O tempo passa e Yerma não consegue engravidar, sua excitação se transforma em preocupação, chegando até a uma obsessão. Ela considera diversas possibilidades, até mesmo ter um caso extraconjugal para engravidar. Seu desespero se torna maior quando questiona sua própria identidade e o valor de ser uma mulher sem filhos, não sendo capaz de aceitar que nunca terá os seus os próprios.
.
Nessa primeira montagem da Cia 4 Nós, a atriz Sabrina Rodriguez traduziu e adaptou a obra. Ela convidou o diretor Dan Rosseto e o produtor Fabio Camara para conduzirem esse projeto juntos. O elenco também contará com alguns atores convidados: as atrizes Angela Figueiredo e Thaís Boneville, os atores Dudu de Oliveira e João Fenerich, além do próprio Rosseto que também atuará na peça.

A montagem, ambientada para os dias de hoje, contará com todos em cena o tempo todo. A direção optou por uma encenação simbolista repleta de referências a vida e obra de Lorca, como se cada espectador fosse voyeur da vida alheia, absorvendo detalhes de cada cena. Vivendo numa “aldeia”, representada pelo mesmo prédio, os personagens convivem e se intrometem uns na vida dos outros, abrindo margem para discussões importantes.

revistaprosaversoearte.com - Espetáculo 'Yerma' inspirado na obra de Federico García Lorca que reestreia em julho
Espetáculo ‘Yerma’ – foto: Gatu Filmes

FICHA TÉCNICA
Inspirado na obra de: Federico García Lorca
Tradução e adaptação: Sabrina Rodriguez
Direção e supervisão de texto: Dan Rosseto
Direção de produção: Fabio Camara
Elenco: Angela Figueiredo, Dan Rosseto, Dudu de Oliveira, João Fenerich, Sabrina Rodriguez e Thaís Boneville
Desenho de luz: Nicolas Manfredini
Cenografia: Luiza Curvo e Priscila Alcebiades
Cenotécnica: Priscila Alcebiades
Figurinos: Thaís Boneville
Costureira: Lili Santa Rosa
Operador de luz: Jackson Oliveira
Operadora de som: Jorge Leal
Preparação corporal: Bruna Longo
Preparação vocal: Gilberto Chaves
Fotos e vídeos: Gatu Filmes
Arte gráfica: Carol Simonian
Assessoria de imprensa: Fabio Camara
Realização: Cia 4 Nos, Applauzo Produções e Lugibi Produções
.
SERVIÇO
Local: Teatro Itália Bandeirantes. (Av. Ipiranga 344 – República). 290 lugares.
Datas: 6/7 até 10/8 (Quinta 20h)
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia)
Informações: (11) 3131 4262
Vendas pela internet: Sympla. clique aqui.
Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES