sábado, junho 15, 2024

Espetáculo Veraneio reestreia no Teatro Faap

Após uma temporada de estreia com ingressos esgotados, espetáculo Veraneio reestreia no Teatro Faap, de 4 de maio a 29 de junho, com sessões às quintas-feiras, às 20h30. A montagem consolida a parceria entre Leonardo Cortez e Pedro Granato, que começou em 2018 com Pousada Refúgio. O elenco traz como novidade Clarisse Abujamra que se une ao time de Pousada Refúgio formado por Glaucia Libertini, Maurício de Barros, Sílvio Restiffe, Tatiana Thomé e Leonardo Cortez.
.
A trama, que revela os desdobramentos tragicômicos de um encontro familiar em uma casa de praia, arrebatou público e crítica quando estreou no Sesc Ipiranga em janeiro de 2023, com ingressos esgotados. O público acompanha o reencontro de Dona Laura e seus três filhos amargurados para celebrarem o aniversário da matriarca, interpretada por Clarisse Abujamra. O cenário é a uma casa à beira-mar recém-comprada por uma das filhas, Hercília, decadente apresentadora de televisão e incomodada com a presença da mãe no seu refúgio. Ela e os irmãos, Silvio e Mario Sérgio, estão ansiosos para conhecer o novo e misterioso namorado de Dona Laura, um animado professor de ginástica. A expectativa por esse encontro e as novidades que ele traz afetam a relação familiar.
.
Veraneio é um aprofundamento da pesquisa iniciada para Pousada Refúgio, primeiro encontro da dupla Granato e Cortez, que estreou em 2018 e abordava o desmoronamento dos sonhos e da hipocrisia de dois casais de classe média. A obra foi sucesso de público e crítica e ganhou temporadas em vários teatros de São Paulo também no ano seguinte. A peça foi indicada a importantes prêmios para Leonardo Cortez como Shell, APCA e Aplauso Brasil e, entre as distinções de destaque, está a de melhor ator para Maurício de Barros no Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). A história de sucesso das peças não se encerra no teatro: elas já estão sendo adaptadas para o cinema, em parceria com a produtora argentina PBA Cinema, responsável pela produção do filme “Medianeras”.
.
Assim como a antecessora, Veraneio trabalha um texto contemporâneo e inédito para refletir não só sobre os efeitos do isolamento e do afastamento das famílias, mas também do novo desafio que se coloca quando essas pessoas se reencontram com bagagens cheias de traumas, perdas, frustrações e angústias.

O texto coloca o espectador e a sociedade no espelho, pois sua construção e suas referências estão muito ligadas às angústias vividas pelos brasileiros nos últimos anos, atravessando não só uma crise sanitária, mas turbulências políticas e econômicas. Apesar da carga dramática e emocional que essa discussão pode despertar, a peça também quer provocar pelo humor.

revistaprosaversoearte.com - Espetáculo Veraneio reestreia no Teatro Faap
Espetáculo ‘Veraneio’ – foto: © Nadja Kouchi.

“Essa peça é uma comédia em que estamos rindo de nossa própria desgraça. Por isso muitas vezes sua graça é dolorida, porque o tombo é nosso. Uma vontade de fugir. Quem nos últimos anos não foi tocado em algum momento por esse impulso? Com o pesadelo político que vivemos nesses anos, a pandemia avassaladora e a crise? Mas como fugir da família? Essa espécie de instituição, esse agrupamento de afinidades e desavenças, esse núcleo visceral de pessoas com as mesmas raízes?”, questiona Granato.
.
Tudo é retratado por meio de diálogos ágeis e afiados, que marcam o estilo do dramaturgo, com a sensação de desestabilização das personagens. Inclusive a escolha do título da peça está ligada a essa intenção provocadora, esclarece Cortez, autor reconhecido no teatro por sua sensibilidade para tratar cotidianos e incômodos brasileiros. Além da vasta carreira na dramaturgia, ele fez sua estreia no cinema com o filme Down Quixote no Festival do Rio este ano.
.
“A palavra ‘veraneio’, referente à verão, me aponta um desdobramento. Um festival de verdades reveladas como uma sentença. Diálogo franco, nem por isso fácil com os dias de hoje, onde somos protagonistas de um festival de desentendimentos e ausência de escuta. Ao mesmo tempo, quanta comédia. Prefiro rir das minhas dúvidas. Tripudiar da minha tristeza”, explica Cortez.
.
A parceria entre Granato e Cortez promete se desdobrar num terceiro espetáculo que encerra “Trilogia da Fuga”. “O objetivo é construir uma dramaturgia que investigue o movimento permanente de fuga das pessoas de suas rotinas massacrantes e as consequências disso para as relações pessoais. Em Pousada Refúgio, temos dois casais buscando a construção do sonho do refúgio. Em Veraneio, os personagens estão no refúgio propriamente dito. Nenhum deles consegue encontrar a paz pretendida porque o inferno está dentro de cada um. Na terceira peça, os personagens provavelmente tentarão fugir de si mesmos, no sentido figurativo e literal. Ainda estou estruturando as ideias e pesquisando o universo que pretendo retratar”, adianta Cortez.

revistaprosaversoearte.com - Espetáculo Veraneio reestreia no Teatro Faap
Espetáculo ‘Veraneio’ – foto: © Nadja Kouchi

SINOPSE
O aniversário da mãe é o mote para o reencontro familiar com três filhos amargurados. Todos estão ansiosos por conhecer o novo namorado que a mãe conheceu na praia durante a pandemia. Os dilemas e agonias do mundo pós pandêmico se misturam com a descoberta do amor na melhor idade.
.
.
FICHA TÉCNICA
Idealização: Leonardo Cortez e Pedro Granato. Texto: Leonardo Cortez. Direção: Pedro Granato. Elenco: Clarisse Abujamra, Glaucia Libertini, Leonardo Cortez, Maurício de Barros, Sílvio Restiffe e Tatiana Thomé. Cenário e adereços: Diego Dac. Iluminação: Beto de Faria. Figurino: Anne Cerutti. Cenotécnico: Roberto Tomasim. Costureira: Binidita Apelina. Assistente de direção: Jade Mascarenhas. Assistente de figurino: Luiza Spolti. Assistente de costura: Lis Regina. Produção executiva: Carolina Henriques. Direção de palco: Diego Dac. Técnico de luz: Ariel Rodrigues e Beto de Faria. Técnica de som: Jade Mascarenhas. Assessoria de imprensa: Adriana Balsanelli. Fotos e registro em vídeo: Nadja Kouchi. Direção de produção: Jessica Rodrigues. Realização: Contorno Produções e Pequeno Ato.
.
,
SERVIÇO
Espetáculo Veraneio – Reestreia dia 4 de maio no Teatro Faap.
Temporada: De 4 de maio a 29 de junho. Quintas-feiras, às 20h30.
Ingressos: R$ 50 e R$25
Link vendas – https://bit.ly/3mQpuo8
Duração: 80 minutos.
Classificação: 14 anos.
.
.
Teatro FAAP – Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo, SP
Bilheteria física: De quarta a sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 17h. Em dia de espetáculo, até o início do mesmo.
Televendas: 11 3662-7233 / 11 3662-7234: De quarta a sábado das 14h às 20h e domingo das 14h às 17h. Em dia de espetáculo, até o início do mesmo.
Ingressos Online: Clique aqui.
Capacidade: 477 lugares.
.
.
Redes sociais:
Leonardo Cortez (@leonardofcortez), Pedro Granato (@pdgranato), Clarisse Abujamra (@clarisse_abujamra), Glaucia Libertini (@glaucialibertini), Maurício de Barros (@mauricio_de_barros), Sílvio Restiffe (@silviorestiffe), Tatiana Thomé (@tatiana_thome), Teatro Faap (@teatrofaap), Pequeno Ato (pequenoato).


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES