Livros - lançamentos

Eduardo Viveiros de Castro lança ‘Os involuntários da pátria: ensaios de antropologia II’

O antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, um dos mais influentes pensadores brasileiros contemporâneos, lança Os involuntários da pátria: ensaios de antropologia II, segundo volume da coletânea que começou com A floresta de cristal (2024).
.
Publicado pela n-1 edições, na coleção Reviravoltas, o livro reúne textos escritos entre 2002 e 2025, marcados por uma reflexão crítica sobre o pensamento ocidental, o colapso ecológico e as cosmologias indígenas. Como no volume anterior, muitos dos ensaios foram originalmente apresentados em congressos, colóquios ou publicados em revistas especializadas de circulação restrita — agora revistos, atualizados e reunidos em um mosaico que combina antropologia, filosofia e política.

Dividido em quatro partes, Os involuntários da pátria percorre temas que vão das urgências do presente — como o Antropoceno e a crise ambiental — às revisitações de pensadores como Pierre Clastres, Lévi-Strauss, Oswald de Andrade, Guimarães Rosa e Clarice Lispector. O volume inclui também um texto inédito de 1973, escrito durante a formação do autor na PUC-Rio, revelando as origens de uma trajetória intelectual que transformou o modo de pensar a relação entre humanidade e natureza.
.
No prólogo, Viveiros de Castro comenta suas escolhas de linguagem e revisita o uso de termos como “índio” e “indígena”, refletindo sobre a tensão entre história e política das palavras. Mantém também sua recusa em seguir o acordo ortográfico, reafirmando uma postura de resistência linguística coerente com sua crítica à domesticação do pensamento.

Entre os textos, estão ensaios lidos em eventos como o “Abril Indígena”, na Cinelândia (RJ), o simpósio internacional “Patchy Anthropocene”, em Sintra (Portugal), e o colóquio “Na Semana que vem: história e futuro da Semana de Arte Moderna de 22”, na Unicamp. Em parceria recorrente com Déborah Danowski, o autor aprofunda aqui a reflexão iniciada em Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins (Cultura e Barbárie, ISA, 2017.)
.
Com 320 páginas, o livro é uma nova convocação à “reforma agrária do pensamento” proposta pela coleção Reviravoltas, que convida os leitores a “despredizer a catástrofe e retomar o sentido da terra”.

Sobre o autor
Eduardo Viveiros de Castro é um antropólogo brasileiro, conhecido por sua crítica às concepções eurocêntricas na antropologia e pelo estudo das cosmologias indígenas, especialmente nas sociedades amazônicas. Entre suas contribuições teóricas mais significativas está a noção de “perspectivismo”, que postula que diferentes seres — humanos, animais e espíritos — percebem e experimentam o mundo de maneiras distintas, com cada uma dessas perspectivas sendo igualmente válidas. Essa abordagem sugere que as cosmologias indígenas oferecem uma forma de entendimento que desafia a hierarquia ontológica comum na tradição ocidental, enfatizando a interconexão e a relação entre todos os seres.

FICHA TÉCNICA
Título: Os involuntários da pátria: ensaios de antropologia II
Autor: Eduardo Viveiros de Castro
Preparação: Ana Godoy
Revisão: Fernanda Mello
Editora: N-1 Edições
Coleção: Reviravoltas
Ano: 2025
Páginas: 320
Dimensões: 23 x 15 cm
ISBN: 978-65-6119-067-1
Preço: R$ 104,90
Mais informações:
Compras online: Amazon
———————
​Assessoria de imprensa: Mais e Melhores / Alexandre Aquino e Paulo Almeida

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Pare de Esperar: Por que 2026 é o Último “Ano Dourado” para Estes 3 Destinos

Por anos, viajantes têm repetido a mesma frase: no próximo ano. No próximo ano eu…

4 horas ago

‘Uma escuta sensível do tempo: Maristela Rocha sobre Chiquinha Gonzaga’, por Paulo Baía

O artigo “Chiquinha Gonzaga: um legado que atravessa o tempo”, assinado por Maristela Rocha, é…

6 horas ago

Andre Correa lança álbum de estreia ‘Seasons’

'Seasons', álbum de estreia do guitarrista e compositor Andre Correa, traz repertório autoral que une…

3 dias ago

Helder Viana lança single ‘Meu Amor, Minha Flor’, com participação do grupo Boca Livre

Com um time de peso formado por músicos como Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Jamil Joanes,…

3 dias ago

Caetano Veloso e Tom Veloso lançam single ‘Mais Simples’, de José Miguel Wisnik

O cantor e compositor Caetano Veloso gravou com o filho Tom Veloso a canção “Mais…

3 dias ago

Carol Pedroso lança EP ‘Eu Canto Minha Força, Meu Lugar’

EP Eu Canto Minha Força, Meu Lugar é um projeto musical de Carol Pedroso, que…

3 dias ago