Instrumental

Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo lança álbum ‘Detrás da Serra’

A Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo parte da paixão pela Cultura do Pífano, trazendo toques e danças tradicionais do Nordeste brasileiro, para compor e interpretar canções. Criada em Teresina-PI em 2016, a banda atua há quase uma década na cena musical do estado, com a proposta de pesquisar e perpetuar a cultura tradicional e secular do pífano (flauta feita de taboca), produzindo a partir da vivência e realidade dos integrantes. Durante esses anos, a banda expandiu e levou seus shows para vários estados e regiões do Brasil, além de lançar o álbum “Rosa Dos Ventos” (2019), produzido pelo pernambucano Zé da Flauta, uma performance audiovisual chamada “Sessão Terrero” (2020), com dança, criação de personagens e 06 músicas autorais instrumentais. E um EP (2022). com versões remixadas de músicas autorais, em parceria com produtores e DJs de diferentes estados do Brasil.

Agora a banda lança “Detrás da Serra”, o seu segundo álbum autoral de estúdio, fruto de uma vivência de uma semana em Petrolina – PE, gravado no estúdio Casinha Lab, do engenheiro de áudio Iago Guimarães. O trabalho apresenta 10 faixas, em sua maioria inéditas, que passam por ritmos como marcha, sambada, baião e forró e com temas dos mais diversos, dentro da vivência dos integrantes da banda. Além disso, tem uma música da pifeira piauiense Joane Faustino e ainda uma homenagem ao mestre de samba chula do recôncavo baiano, João do Boi. “Esse álbum é um novo começo, ao mesmo tempo que é a particular dos anos de experiência que temos enquanto banda e troca com pessoas e público”, comenta Tauana Queiroz (zabumbeira do grupo e uma das compositoras das faixas do álbum). ”Ele inaugura uma visão sobre o que a gente quer propor para as pessoas”, complementa.

O álbum reflete também um novo momento para a banda, de recomeço, com a entrada de Beto Boreno no segundo pífano, trazendo temáticas contemporâneas, mas com o compromisso permanente de valorizar os saberes tradicionais dessa cultura musical que é patrimônio do país. “A produção desse álbum vem num momento de mudança da banda, não apenas de integrantes, mas da nossa vivência com a música regional, o pífano, os elementos percussivos. São 9 anos de banda, então nosso olhar sobre os instrumentos estão mais maduros”, comenta Javé Montuchô (responsável pelas caixas e tarol do grupo). “Isso refletiu no fechamento dos arranjos, nas escolhas das músicas e eu acho que o resultado ficou verdadeiro e tem muita entrega de cada um”, complementa.
.
Ao longo das faixas do trabalho, em sua maioria compostas por Tauana Queiroz, Leo Mesquita (pifeiro da banda) e Maguim do Pife (ex-integrante e um dos fundadores do projeto), ouvimos sons de cortejo, comuns às bandas de Pífano que circulam pelas feiras pelo interior do Brasil, samba de matuto, muito ligado à tradição do pífano e na percussão do álbum, além do tradicional baião e o forró, ritmos tão nordestinos e com forte presença na música brasileira. “Iago (Guimarães) ajudou muito no processo mais objetivo do que a gente queria do nosso som. Além disso, a experiência em Petrolina, tomando banho no velho Chico, tocando em mercados da cidade, tudo isso influenciou no processo de produção do álbum e sua criação artística”, comenta Leo Mesquita.

A capacidade do trabalho também transparece um pouco dessa vivência. O trabalho foi produzido por Rafaela Gomes, que além de artista visual, também toca pratos e elementos percussivos na banda. “Eu imaginei a capa como uma pintura, mas foram vários processos ao longo dos meses até eu voltar para ela. Depois foi para a digitalização. Neste período de produção, também pensei em usar colagens, que ficaram mais evidentes depois da pintura digitalizada”, comenta Rafaela. “A capa foi feita após todo o período de gravação das músicas, o que foi bom porque a vivência influenciou no resultado final”, complementa.
.
A produção do álbum “Detrás da Serra” foi reforçada pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC – PI) e patrocinada pelo Armazém Paraíba. Além do álbum, em breve a banda irá lançar um documentário com imagens de todo o processo. Mas enquanto isso, ouça o álbum no seu streaming preferido.

Capa do disco ‘Detrás da Serra’ • Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo • Selo Independente • 2025

Disco ‘Detrás da Serra’ • Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo • Selo Independente • 2025
Músicas /compositores
1. Ternim dobrado (Maguim do Pife e Leo Mesquita)
2. Cocoricô (Tauana Queiroz)
3. Baião nas alturas (Joane Faustino)
4. Currupião (Leo Mesquita e Maguim do Pife)
5. São Parnaíba (Tauana Queiroz E Léo Mesquita)
6. Mestre João do Boi /Amostra
7. Samba João do Boi (Maguim do Pife)
8. Pisando barro (Leo Mesquita e Maguim do Pife)
9. Forró de quem se quer (Tauana Queiroz)
10. Detrás da Serra (Leo Mesquita e Tauana Queiroz)
– ficha técnica –
Leo Mesquita – pífanos e vocal | Javé Montuchô – vocal, caixa, surdinho (em Detrás da Serra, Pisando Barro e Ternim Dobrado / agogô (em Cocoricô) | Rafaela Gomes – vocal, pratos | Tauana Queiroz – vocal, zabumba, surdinho (em São Parnaíba); pandeiro (em Samba de João do Boi); triângulo (em Cocoricô) | Participações especiais – Miguel e Davi Lucas, vocal (em Cocoricô) || Direção musical: Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo | Produção executiva: Isabela Alves / Kariri Produções | Gravação, mixagem e masterização: Iago Guimarães, no estúdio Casinha Lab – Petrolina (PE), em outubro de 2024 | Arte da capa: Rafaela Gomes | Diagramação de capa: Joana Corrêa | Produção e edição de vídeo@naoconformecomunicacao | Apoio: Sistema de Incentivo Estadual À Cultura – SIEC PI | Patrocínio: Armazém Paraíba || Agradecimentos: Isabela Alves; Iago Guimarães; Joana Faustino; Wagner Miranda, Lucas Rolim, Beto Boreno, James Jonathan, por colaborarem com a realização esse álbum; aos familiares, amigos e pessoas que acreditam no nosso trabalho || Assessoria de imprensa: Diego Pessoa / Hominis Disss | Selo: Independente | Formato: CD digital | Ano: 2025 | Lançamento: 18 de abril | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
.
>> Siga: @cajupingafogo

Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo, por Jonathan Dourado

.
.
.
.
Série: Discografia da Música Brasileira / Cultura do Pífano / Canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Ana Paula Dias estreia solo ‘Bombordo ou Uma Ilha para o Esquecimento’ no espaço ºAndar

Espetáculo 'Bombordo ou Uma Ilha para o Esquecimento' propõe reflexões sobre memória, luto e a…

19 minutos ago

João Suplicy e Ney Matogrosso fazem releitura para clássico de Chico Buarque

Chega às plataformas o single “Samba e amor”, dueto do cantor e compositor João Suplicy…

28 minutos ago

Vanessa da Mata lança álbum ‘Todas Elas’

Todas Elas, novo álbum de Vanessa da Mata apresenta as diversas faces de uma artista…

13 horas ago

Em cartaz: Espetáculo ‘Nebulosa de Baco’ no CCBB São Paulo

CCBB São Paulo recebe Nebulosa de Baco, espetáculo inédito inspirado na obra de Luigi Pirandello,…

14 horas ago

Espetáculo ‘Há Vagas para Moças de Fino Trato’ estreia no Teatro Garagem

Há Vagas para Moças de Fino Trato de Alcione Araújo fala, em tempos modernos, das…

15 horas ago

Álbum Sessões Selo Sesc #14: Cancioneiro Geral – Tributo a Capinan

Cancioneiro Geral – Tributo a Capinan traz Renato Braz com participações de Capinan, Jards Macalé…

16 horas ago