Discos - com ficha técnica

Augusto Martins e Hélio Delmiro lançam álbum ‘Certas Coisas’

O projeto “Certas Coisas” nasce. Gravado ao longo de 2023, esse é um álbum de voz e violão que chegou agora, no final de maio de 2025, aos canais digitais de música.
.
Certas coisas” é composto por 12 faixas, quatro línguas diferentes, tudo unificado pelas cordas violonísticas de Hélio Delmiro e as cordas vocais de Augusto Martins.

A aproximação dos artistas teve um cupido: o compositor Moacyr Luz. Moa tem em Helinho seu grande padrinho musical. O autor de pérolas como “Vida da minha vida” e “Saudades da Guanabara” produziu um trabalho completo de Augusto, “Minhas digitais”. Entre as faixas desse álbum entrou a canção de Lulu Santos, “Certas coisas”, que receberia o violão de Delmiro. Contudo, optou-se por arranjo pop. E a ideia foi para a gaveta. Não por muito.
.
A trinca, produtor + artistas, decidiu reler a mesma composição, “Certas coisas”, agora com harmonia revirada + voz e violão em duo mpbístico. Houve um arregalar de emoção!
.
E a partir desse auspicioso pontapé inicial, um salto: Augusto + Helinho posaram seus talentos a serviço de “Fotografia” (Tom Jobim). E a guitarra nessa faixa, no disco seminal de 1974, “Elis & Tom”, tem as digitais de Hélio Delmiro.

A partir dessas duas composições, de correntes bem diversas esteticamente, Moa virou uma espécie de treinador da tabelinha entre cordas e vozes. Sim, violão (guitarra em apenas três faixas) + voz. Um universo descortinado a dois.
.
E tudo foi gravado no sótão da casa de Augusto, o aconchegante estúdio “Vale da Tijuca”, espaço onde ansiedades estéticas e tecnologia de ponta servem de argamassa.
.
Vale e muito ressaltar: é a primeira vez, na longeva carreira de Hélio Delmiro, que o artista grava um trabalho 100% embasado por violão e voz.

Só para condimentar a curiosidade, além das duas canções supra citadas, é possível destacar um clássico norte-americano como “All the way” e a única inédita do repertório: “Acanhado”, primeira parceria de Moa e Helinho em 50 anos de convívio. O repertório completo é um gol atrás do outro.
.
Hélio Delmiro descansa o violão e dedilha palavras: “Cumplicidade total! Estivemos muito bem nas emoções. Rendimento acima do que um duo pode oferecer!!! Espetacular!!! Profí!!! Grande demais pra ser duo! Som impecável; tudo absolutamente original; interpretação perfeita!”
.
Em comum acordo, Hélio e Augusto decidiram pela subida do tão intrigante projeto para o streaming. Confira abaixo sobre o lançamento nos palcos.

Capa do disco ‘Certas Coisas’ • Augusto Martins e Hélio Delmiro • Selo Mills Records • 2025 | Foto: Cláudia Oliveira

Disco ‘Certas Coisas’ • Augusto Martins e Hélio Delmiro • Selo Mills Records • 2025
Canções / compositores
1. Fotografia (Tom Jobim)
2. Como vai você (Antonio Marcos e Mario Marcos)
3. Jardin d’hiver (Benjamin Biolay e Keren Ann Zeidel)
4. Certas coisas (Lulu Santos e Nelson Motta)
5. Contigo aprendi (Armando Manzanero)
6. Se alguém telefonar (Alcyr Pires Vermelho e Jair Amorim)
7. All the way (Jimmy Van Heusen e Sammy Cain)
8. Acanhado (Hélio Delmiro e Moacyr Luz)
9. Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)
10. Sinal fechado (Paulinho da Viola)
11. Bye bye Brasil (Chico Buarque)
12. De repente (Lulu Santos e Nelson Motta)
– ficha técnica –
Augusto Martins (voz) | Hélio Delmiro (violões – f. 1, 4, 7, 8, 11; violão – fx. 2, 9, 10, 12; guitarras – fx. 3, 5; guitarra e violão – fx. 6) | Produzido por Moacyr Luz | Gravado no Estúdio Vale da Tijuca (Rio de Janeiro) entre novembro de 2022 e junho de 2023 por Lourival Franco, Marcelo de Oliveira e Yuri Eiras | Mixado por Lourival Franco e Vinicius Sá | Masterizado por Carlos Mills | Fotografia da capa: Cláudia Oliveira | Assessoria de imprensa: Braulio Neto | Selo: Mills Records  | Formato: CD digital | Ano: 2025 | Lançamento: 30 de maio | ♪Ouça o álbum: clique aqui.
 

Augusto Martins + Marcel Powell = “Certas Coisas” no Palco
Em junho do ano passado, 2024, infelizmente, Hélio Delmiro sentiu-se mal durante show no Sesc paulistano. Internação, adaptação a um novo quadro de saúde, mudança do Rio de Janeiro para Brasília, onde agora vive próximo à família.
.
Sem condições, nesse momento, de voltar aos palcos, Helinho abençoou a chegada de um outro craque, nome de sobrenome mítico nos violões, para tal empreitada: Marcel Powell.
O filho mais novo do imortal Baden vai assumir a transposição de “Certas coisas” dos canais digitais para a materialidade dos palcos.
.
Marcel e Augusto têm largo currículo de trabalho. Em 2013 lançaram o álbum “Violão, voz e Zé Ketti”, devotado ao imenso sambista. E se conhecem de palco como companheiros de time que há muito se entendem apenas pelo olhar. Ou melhor, pelo ouvido.
.
Augusto Martins descansa melodias por palavras: “Certas Coisas” foi desses encontros mágicos na vida de um artista. Hélio é um gigante e a sinergia foi indescritível. Tudo sem ensaio. “Compusemos” o álbum no estúdio. Acho que ajudou a construir um “portal” pro planeta música… Em especial com as bênçãos do Moa! E o que dizer do amigo e mestre Marcel Powell? Sabe tudo e chega com tudo pra, generosamente, fazer seguir essa riqueza harmônica e beleza infinitas que o Hélio criou. Marcel tem o domínio absoluto do violão e tem no Hélio uma referência fundamental!”

Hélio Delmiro, Augusto Martins e Moacyr Luz

.
>> Siga: @augustomartinsmusica / @moaluz / @millsrecords.br

.

.

Série: Discografia da Música Brasileira / canção / Álbum.
* Publicado por ©Elfi Kürten Fenske

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Cida Moreira e Rodrigo Vellozo lançam o álbum ‘Com o Coração na Boca’

Artistas se encontram em um álbum visceral que atravessa o teatro musical brasileiro e os…

2 dias ago

O fascismo que nos habita, por Paulo Baía

Evito utilizar o termo fascista com descuido. Conheço seu peso histórico, suas origens, seus desdobramentos…

2 dias ago

Dino Fonseca traz a turnê “Back to the 80’s” para o Vivo Rio

Após uma maratona de mais de 200 shows e um super DVD em 2024, Dino…

3 dias ago

CCBB São Paulo | Espetáculo ‘Nise em Nós – Uma Ode ao Delírio’ comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira

Nise em Nós comemora os 120 anos da psiquiatra Nise da Silveira com temporada no…

3 dias ago

1ª edição ‘As Mulheres dos Ventos – Festival de Sanfoneiras’, no Sesc Consolação

Com o objetivo de mostrar a força, o talento e a representatividade de artistas femininas…

3 dias ago