Estudantes de todas as idades costumam sofrer com trabalhos acadêmicos de qualquer nível. Isso vale para jovens no ensino fundamental com um seminário ou outro, no ensino médio com trabalhos de pesquisa extensiva, na graduação com o TCC ou na pós-graduação com a tese de mestrado e doutorado.

Acontece que isso está errado e não deveria acontecer. A forma como encaramos este tipo de afazeres e a maneira prática como lidamos com eles não ajuda nem um pouco. De forma muito pragmática, mostraremos como você pode lidar da melhor forma possível com um trabalho de conclusão de curso. Calma, não significa que faço seu TCC para você, mas é quase isso. Confira:

O planejamento é a alma do TCC bem feito

Fazer um TCC funciona exatamente da mesma forma que qualquer coisa que criamos em nossas vidas: quanto mais planejamento, tempo e esforço colocamos naquilo, melhor aquilo fica. Quer um exemplo que serve como analogia? O que um grande guitarrista e um professor e acadêmico super destacado de química têm em comum? Ambos trilharam um longo caminho de estudo, treinamento e dedicação até chegarem onde estão hoje. Mas calma, ninguém aqui vai dizer para você estudar como um músico profissional ou um gênio da química.

Acontece que da mesma forma que uma casa é construída tijolo a tijolo e o conhecimento de um cientista ou guitarrista é construído com horas e mais horas de estudo todos os dias, o TCC também deve ser construído com um trabalho diário. Um trabalho pequeno, porém, constante.

Então, o primeiro e mais importante ponto para um TCC pronto de qualidade é que você trace um planejamento detalhado de qual e quanto conteúdo será estudado a cada dia. E mais importante ainda do que pensar neste cronograma é executá-lo, de fato. Caso tenha algum dia que você precisa ficar sem avançar em nada, não deixe de compensar no dia seguinte o trabalho deixado para trás.

A leitura é o pilar mais importante de um trabalho acadêmico

Faz parte da premissa de qualquer trabalho acadêmico de qualidade a honestidade intelectual da pessoa que está escrevendo aquele texto. Quando falamos neste conceito, não necessariamente estamos falando sobre ética ou coisas do tipo, mas sim, sobre o fato de que ninguém deveria se atrever a escrever ou falar sobre um assunto sobre o qual não conheça bem. E para conhecer bem qualquer assunto acadêmico, o mais básico, essencial e insubstituível é a leitura.

Além de formar a estrutura mais básica e importante de qualquer trabalho por compor o seu conteúdo em si (você vai escrever sobre e colocar em confronto as ideias com as quais teve contato através da leitura), a leitura e utilização de referências teóricas em um texto acadêmico também é crucial para que ele seja minimamente respeitado entre pessoas da própria academia. Caso contrário, ninguém levará a sério o que você publique, por mais que se forme e seu TCC seja aprovado. Isso significa que a ciência funciona com estudiosos e acadêmicos confrontando ideias o tempo todo.

Outro ponto importante a ser mencionado sobre a leitura é a sua íntima relação com a criatividade. Ser criativo é uma qualidade importante para desenvolver um TCC relevante e interessante para a comunidade científica. E para ser criativo, é essencial que você receba informações, de preferência através de textos ou livros acadêmicos.

Existem atalhos ou formas de fazer meu TCC mais rápido?

Estaríamos mentindo se disséssemos que não existem formas alternativas mais ágeis, rápidas e fáceis de ter um TCC pronto. Não estamos falando necessariamente de burlar algum tipo de regra nem nada. Acontece que caso você esteja interessado unicamente em se formar e entregar seu trabalho para concluir seu curso, é bastante possível desenvolver algumas formas de estruturar um TCC apresentável, suficientemente bom para ser aprovado, ainda que não muito relevante academicamente falando.

Aí vão algumas dicas legais que você pode usar para agilizar o processo de escrita do seu TCC:

  • Leia resumos sobre livros, autores, teorias e conceitos:

Quem não está ligando muito para seu futuro na vida acadêmica e já trabalha em ou pretende seguir uma carreira mais ligada ao mercado, não está muito interessado nem tem tempo suficiente para ler livros ou artigos completos. Muito menos para ler vários livros e vários artigos do começo ao fim. Por isso, uma dica valiosa para economizar tempo na pesquisa do seu TCC é utilizar resumos que falem sobre livros, autores, conceitos ou teorias específicas que você vai usar no seu artigo ou monografia. Não confie tanto em textos aleatórios que você encontra pela internet. É melhor ficar com resumos e vídeos de professores ou até mesmo artigos acadêmicos na forma de resumo de coisas maiores, como teses, teorias ou conceitos.

  • Inspire-se em uma tese, monografia ou artigo acadêmico:

Não existe nada de errado em você se inspirar bastante em um trabalho acadêmico que já tenha sido realizado. Tampouco existe nenhum problema em você dar seguimento ou até mesmo repetir um determinado artigo científico com o propósito de verificar se aqueles resultados estão mesmo certos ou não. De qualquer forma, quanto mais conhecimento já tenha sido produzido sobre uma determinada área de estudo, mais fácil será para você se apoiar em outros autores e trabalhos para produzir o seu próprio.

  • Contrate profissionais para assessorar seu TCC:

Nem todo mundo considera esta opção tão cedo, e geralmente se descarta esta ideia pelo simples fato de que você terá que gastar dinheiro com alguém para fazer o que você próprio deveria estar fazendo. OK, é compreensível, porém, às vezes o barato sai caro. E isso significa que caso você esteja desesperado, mais vale pagar pela ajuda de um tutor, professor ou escritor do que ter que pagar pelas DPs que terá que fazer caso seu TCC termine sendo reprovado.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar