AGENDA CULTURAL

Arthur Nogueira celebra a obra de Antonio Cicero com participação de Fafá de Belém

Show inédito celebra legado de Antonio Cicero, Arthur Nogueira retorna a SP com “Embarque para Citera” e apresenta canção inédita ao lado de Fafá de Belém e Zé Manoel
.
Depois de circular por cidades como Belém, Rio de Janeiro, Londres, Lisboa e Porto, o espetáculo “Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera” faz nova escala em São Paulo, dia 29 de agosto, no Sesc Vila Mariana. A apresentação contará com um momento muito especial: Fafá de Belém subirá ao palco ao lado do pianista Zé Manoel para interpretar uma canção inédita, escrita por Arthur Nogueira e Antonio Cicero, nunca antes apresentada ao público.

O show é uma homenagem ao poeta e filósofo Antonio Cicero (1945–2024), falecido em 2024, com quem Nogueira construiu uma das parcerias mais consistentes da canção brasileira recente. Com formato intimista, de voz, violão e guitarra, o espetáculo costura canções compostas pela dupla na última década com clássicos assinados por Cicero em parceria com nomes como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e Lulu Santos.
.
Mais do que um tributo póstumo, o show apresenta a vivacidade e atualidade da obra do poeta — cuja lírica influenciou gerações e ultrapassou fronteiras entre música, filosofia e literatura. O cenário de projeções criado pelo cineasta Vitor Souza Lima dialoga com o repertório, destacando canções como “Antigo Verão”, inspirada no célebre quadro Embarque para Citera (1717), do pintor francês Watteau.
.
Além de Fafá e Zé Manoel, o músico Lucca Francisco — parceiro de palco em outras edições — também participa da apresentação. A escolha de Fafá de Belém como convidada adiciona uma camada simbólica ao concerto: ela foi uma das vozes que eternizou “Consegui”, parceria de Cicero e Nogueira, e volta agora para revelar mais uma página dessa história.

“Antonio Cicero foi, além de meu maior amigo, o artista que mais admirei e com quem mais aprendi. Esteve ao meu lado desde os meus primeiros passos profissionais. Foi o poeta que me ensinou a ler poesia, o pensador a quem mais recorri nas dúvidas mais profundas, o amigo generoso que me inspira a ‘amar o doce, o justo, o belo e o saber’. Este show é, por um lado, um gesto de gratidão; por outro, a celebração do orgulho que tenho de sua lucidez e coragem, até o fim.” — Arthur Nogueira

Para Arthur Nogueira, o espetáculo representa a celebração de um legado construído a quatro mãos. Com seis discos lançados, parcerias com nomes como Gal Costa e Cida Moreira, e trabalhos como produtor musical de Fafá de Belém e Adriana Calcanhotto, Nogueira se firma como uma das vozes mais sofisticadas de sua geração.
.
Já Antonio Cicero, figura fundamental da cultura brasileira, deixa um legado que transita entre a filosofia, a poesia e a canção. Autor de obras como Guardar e O mundo desde o fim, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e eternizado em letras cantadas por grandes nomes da MPB.
.
“Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera” é mais que um show: é um ritual lírico em que poesia, música e memória se entrelaçam — uma travessia simbólica entre gerações e linguagens.

Antonio Cicero e Arthur Nogueira – foto: Daryan Dornelles

Sobre Arthur Nogueira
Nasceu em Belém, na Amazônia brasileira, em 1988. Lançou seis álbuns próprios, entre os quais “Sem medo nem esperança” (2015) e “Brasileiro profundo” (2022). Compôs melodias para versos de grandes nomes do mundo, como Antonio Cicero (Brasil), Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria). Suas canções foram gravadas por Gal Costa e Cida Moreira. É o produtor musical dos álbuns “Humana” (2019), de Fafá de Belém, e “Só” (2020), de Adriana Calcanhotto. Produziu e apresentou a série “Canto poesia: poetas na canção popular do Brasil” (2023), na Rádio Cultura Brasil.
.
Sobre Antonio Cicero
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1945. Formou-se em filosofia na Universidade de Londres. Poeta e letrista, escreveu os livros de ensaios “O mundo desde o fim” (1995), “Finalidades sem fim” (2005), “Poesia e filosofia” (2012) e “A poesia e a crítica” (2017) e os livros de poemas “Guardar” (1996, Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira), “A cidade os livros” (2002) e “Porventura” (2012, Prêmio ABL de Poesia). É autor de letras para músicas de Marina Lima, Adriana Calcanhotto, João Bosco, Arthur Nogueira, entre outros compositores. Morreu em 2024.

Arthur Nogueira, por Ana Alexandrino

Serviço 
Arthur Nogueira canta Antonio Cicero
Show Embarque para Citera” | Participação Fafá de Belém e Zé Manoel
Data/horário: 29 de agosto de 2025 -| Sexta-feira | às 20h
Onde: SESC Vila Mariana (R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04012-000)
Ingressos online: clique aqui.
Mais informações: @sescvilamariana
___________
Assessoria de imprensa: Paulo Henrique de Moura

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Branka canta Clara convida Velha Guarda da Portela no Teatro Riachuelo Rio

O Teatro Riachuelo Rio será cenário de um dos encontros mais emocionantes do ano: o…

14 minutos ago

Camila Carrosine lança novo livro na Livraria NoveSete, em São Paulo

A menina, o fantasma e a floresta de beterrabas, de Camila Carrosine. Um fantasma, uma floresta de…

1 hora ago

Pélico e Ronaldo Bastos lançam single ‘Infinito Blue’

Pélico e Ronaldo Bastos preparam lançamento do álbum 'A Universa Me Sorriu – Minhas Canções…

7 horas ago

Silvia Manchete lança álbum ‘Boots and Legs’, com registros ao vivo

A cantora e compositora Silvia Machete está lançando “Boots and Legs”, que chega às plataformas de streaming…

11 horas ago

Casa do Choro | Saraus da Carioca recebe Silvério Pontes e Marcelo Caldi

'Sucessos do choro' revividos na sanfona e no trompete. Músicos Silvério Pontes (trompete) e Marcelo…

13 horas ago