terça-feira, agosto 19, 2025

Arthur Nogueira celebra a obra de Antonio Cicero com participação de Fafá de Belém

Show inédito celebra legado de Antonio Cicero, Arthur Nogueira retorna a SP com “Embarque para Citera” e apresenta canção inédita ao lado de Fafá de Belém e Zé Manoel
.
Depois de circular por cidades como Belém, Rio de Janeiro, Londres, Lisboa e Porto, o espetáculo “Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera” faz nova escala em São Paulo, dia 29 de agosto, no Sesc Vila Mariana. A apresentação contará com um momento muito especial: Fafá de Belém subirá ao palco ao lado do pianista Zé Manoel para interpretar uma canção inédita, escrita por Arthur Nogueira e Antonio Cicero, nunca antes apresentada ao público.

O show é uma homenagem ao poeta e filósofo Antonio Cicero (1945–2024), falecido em 2024, com quem Nogueira construiu uma das parcerias mais consistentes da canção brasileira recente. Com formato intimista, de voz, violão e guitarra, o espetáculo costura canções compostas pela dupla na última década com clássicos assinados por Cicero em parceria com nomes como Marina Lima, Adriana Calcanhotto e Lulu Santos.
.
Mais do que um tributo póstumo, o show apresenta a vivacidade e atualidade da obra do poeta — cuja lírica influenciou gerações e ultrapassou fronteiras entre música, filosofia e literatura. O cenário de projeções criado pelo cineasta Vitor Souza Lima dialoga com o repertório, destacando canções como “Antigo Verão”, inspirada no célebre quadro Embarque para Citera (1717), do pintor francês Watteau.
.
Além de Fafá e Zé Manoel, o músico Lucca Francisco — parceiro de palco em outras edições — também participa da apresentação. A escolha de Fafá de Belém como convidada adiciona uma camada simbólica ao concerto: ela foi uma das vozes que eternizou “Consegui”, parceria de Cicero e Nogueira, e volta agora para revelar mais uma página dessa história.

“Antonio Cicero foi, além de meu maior amigo, o artista que mais admirei e com quem mais aprendi. Esteve ao meu lado desde os meus primeiros passos profissionais. Foi o poeta que me ensinou a ler poesia, o pensador a quem mais recorri nas dúvidas mais profundas, o amigo generoso que me inspira a ‘amar o doce, o justo, o belo e o saber’. Este show é, por um lado, um gesto de gratidão; por outro, a celebração do orgulho que tenho de sua lucidez e coragem, até o fim.” — Arthur Nogueira

Para Arthur Nogueira, o espetáculo representa a celebração de um legado construído a quatro mãos. Com seis discos lançados, parcerias com nomes como Gal Costa e Cida Moreira, e trabalhos como produtor musical de Fafá de Belém e Adriana Calcanhotto, Nogueira se firma como uma das vozes mais sofisticadas de sua geração.
.
Já Antonio Cicero, figura fundamental da cultura brasileira, deixa um legado que transita entre a filosofia, a poesia e a canção. Autor de obras como Guardar e O mundo desde o fim, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras e eternizado em letras cantadas por grandes nomes da MPB.
.
“Arthur Nogueira canta Antonio Cicero: Embarque para Citera” é mais que um show: é um ritual lírico em que poesia, música e memória se entrelaçam — uma travessia simbólica entre gerações e linguagens.

revistaprosaversoearte.com - Arthur Nogueira celebra a obra de Antonio Cicero com participação de Fafá de Belém
Antonio Cicero e Arthur Nogueira – foto: Daryan Dornelles

Sobre Arthur Nogueira
Nasceu em Belém, na Amazônia brasileira, em 1988. Lançou seis álbuns próprios, entre os quais “Sem medo nem esperança” (2015) e “Brasileiro profundo” (2022). Compôs melodias para versos de grandes nomes do mundo, como Antonio Cicero (Brasil), Adília Lopes (Portugal) e Adonis (Síria). Suas canções foram gravadas por Gal Costa e Cida Moreira. É o produtor musical dos álbuns “Humana” (2019), de Fafá de Belém, e “Só” (2020), de Adriana Calcanhotto. Produziu e apresentou a série “Canto poesia: poetas na canção popular do Brasil” (2023), na Rádio Cultura Brasil.
.
Sobre Antonio Cicero
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1945. Formou-se em filosofia na Universidade de Londres. Poeta e letrista, escreveu os livros de ensaios “O mundo desde o fim” (1995), “Finalidades sem fim” (2005), “Poesia e filosofia” (2012) e “A poesia e a crítica” (2017) e os livros de poemas “Guardar” (1996, Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira), “A cidade os livros” (2002) e “Porventura” (2012, Prêmio ABL de Poesia). É autor de letras para músicas de Marina Lima, Adriana Calcanhotto, João Bosco, Arthur Nogueira, entre outros compositores. Morreu em 2024.

revistaprosaversoearte.com - Arthur Nogueira celebra a obra de Antonio Cicero com participação de Fafá de Belém
Arthur Nogueira, por Ana Alexandrino

Serviço 
Arthur Nogueira canta Antonio Cicero
Show Embarque para Citera” | Participação Fafá de Belém e Zé Manoel
Data/horário: 29 de agosto de 2025 -| Sexta-feira | às 20h
Onde: SESC Vila Mariana (R. Pelotas, 141 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04012-000)
Ingressos online: clique aqui.
Mais informações: @sescvilamariana
___________
Assessoria de imprensa: Paulo Henrique de Moura


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES