segunda-feira, julho 15, 2024

A MITsp abre convocatória para a MITbr – Plataforma Brasil 2025

A MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo abre convocatória para a MITbr – Plataforma Brasil a ser realizada em 2025. As inscrições estão disponíveis entre os dias 24 de junho e 24 de julho pelo site www.mitsp.org. A previsão de divulgação dos pré-selecionados é até dia 31 de outubro de 2024, no mesmo endereço eletrônico.
.
A chamada é para que grupos e artistas de todo Brasil se inscrevam para apresentações em 2025 em São Paulo, no âmbito da realização da 10ª edição da MITsp, prevista para acontecer entre 13 e 23 de março do próximo ano.

Para a edição de 2025, serão selecionados até 10 (dez) espetáculos nacionais. A escolha é realizada por uma curadoria  convidada, formada por especialistas em artes cênicas, compreendendo teatro, dança e performance. Os trabalhos pré-selecionados pela curadoria serão submetidos à avaliação de viabilidade técnica, jurídica e econômica e análise de adequação aos espaços disponibilizados para as apresentações.
.
Podem participar companhias, grupos e artistas profissionais representados por pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil. ​​Os espetáculos inscritos devem ser voltados para o público adulto e ter estreado e cumprido temporada(s) nos últimos 7 (sete) anos, independentemente dos locais em que tenham se apresentado ou do número de apresentações realizadas. Não serão aceitas inscrições para estreias de espetáculos. As inscrições serão feitas por meio de formulário disponível no site mitsp.org, onde também estarão reunidas informações sobre as condições e critérios de seleção.

revistaprosaversoearte.com - A MITsp abre convocatória para a MITbr - Plataforma Brasil 2025
MITbr, Wilemara Barros, no espetáculo Preta Rainha – foto: Luciano Gomes

A MITbr – Plataforma Brasil
Lançada em 2018, é um dos pilares programáticos da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo e procura promover produções contemporâneas nacionais. Os grupos e artistas selecionados têm a oportunidade de se apresentar para curadores e programadores de festivais, tanto nacionais quanto internacionais. A iniciativa representa um passo importante para a expansão do reconhecimento do teatro brasileiro no cenário internacional, fomentando sua circulação e visibilidade.
.
A MITbr quer compartilhar a diversidade de linguagens, temas, materiais dramatúrgicos e propostas estéticas com as quais criadores brasileiros vêm trabalhando e que expressam um modo de ser da cena brasileira contemporânea e suas possíveis relações com questões e experiências propostas em âmbito internacional. Desta forma, o propósito da MITbr – Plataforma Brasil é diferenciar, historicizar e contextualizar os espetáculos selecionados para essa interlocução, levando-os a diálogos que sejam, de fato, fricativos, mobilizadores, heterotópicos.
.
A MITsp, um evento anual das artes cênicas que prioriza os diálogos com artistas e a inovação na investigação da linguagem cênica, foi idealizada em 2014 por Antonio Araújo (Teatro da Vertigem) e Guilherme Marques (Ecum – Encontro Mundial das Artes Cênicas), que exercem a função de diretor artístico e diretor geral de produção, respectivamente. Rafael Steinhauser, ator e gestor cultural, é o diretor institucional da mostra.

revistaprosaversoearte.com - A MITsp abre convocatória para a MITbr - Plataforma Brasil 2025
MITbr-Lanca-Cabocla – ft. @Luiz Alves

SERVIÇO
Convocatória MITbr – Plataforma Brasil
De 24 de junho a 24 de julho de 2024
Inscrições gratuitas no site www.mitsp.org
Previsão de divulgação de selecionados até dia 31 de outubro no site www.mitsp.org


ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES