domingo, julho 27, 2025

Vitor Ramil lança “Mantra Concreto” no projeto Terças no Ipanema

Nos dias 29 de julho e 5 de agosto 2025, sempre às terças-feiras, Vitor Ramil fará o show de lançamento do álbumMantra Concreto, dentro do projeto Terças no Ipanema. Será a estreia no Rio de Janeiro do projeto que reúne canções dedicadas à poesia de Paulo Leminski, lançado em outubro do ano passado.
.
Para as duas únicas apresentações no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa, o compositor e intérprete gaúcho receberá dois convidados especialíssimos: Ney Matogrosso (29/7) e Adriana Calcanhotto (5/8).

“Apresentar ‘Mantra Concreto’ no Teatro Ipanema, com os músicos que produziram e gravaram o álbum comigo, mais as participações de Ney Matogrosso e Adriana Calcanhoto, vai ficar marcado como um momento muito especial na trajetória desse disco”, pontua Vitor Ramil.
.
Em “Mantra Concreto”, Vitor apresenta 15 músicas compostas por ele para versos de Paulo Leminski. O ano de 2024 marcou os 80 anos de nascimento do poeta curitibano, e o show é uma celebração à sua vida e obra. “Que o lançamento tenha coincidido com a efeméride dos 80 anos do poeta foi um toque de magia numa circunstância que já parecia mágica, já que as canções nasceram quase que diariamente, e resultaram muito fortes e coesas”, comenta.
 
Além das novas canções, o roteiro inclui composições como “Estrela Estrela”, “Loucos de Cara”, “Não é céu”, “Astronauta lírico”, “Foi no mês que vem” e “O velho León” e “Natália em Coyoacán”, esta última uma parceria com Paulo Leminski originalmente gravada em “Tambong” (2000), que ganhou nova versão em “Mantra Concreto”.
.
Ao lado de Vitor Ramil (violões e voz) estarão Alexandre Fonseca (bateria, tablas, percussão e programações) e Edu Martins (baixo e synth bass), que dividiram com o gaúcho a produção do álbum, participando de quase todas as faixas. Fabricado também na versão física (CD), “Mantra Concreto” ganhou capa emblemática do designer Felipe Taborda, que remete ao construtivismo e cubo futurismo de Rodchenko e Maiakóvski, cujo conceito gráfico estará em cena nos shows do Terças no Ipanema.

“Seria um clichê dizer que o Paulo Leminski estará conosco através de sua poesia? Bem, ele já deu o ar de sua graça no processo de composição e gravação do disco. Então, eu digo: o Paulo vai estar conosco no palco do Ipanema por “uma eternidade”, como diz a canção ‘Um bom poema’, e ‘caminhando junto’”, finaliza o anfitrião da curta temporada.
.
O projeto “Terças no Ipanema” possui curadoria artística própria, e sua implementação é fruto de um acordo colaborativo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que integrou o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa à Rede Municipal de Teatros.

Sobre o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
Idealizado pelos atores e diretores Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque, o Teatro Ipanema foi inaugurado em 1968, erguido no quintal da casa de Rubens, no Bairro de Ipanema, utilizado para ensaios e depósito de cenários. Desde então, o Teatro Ipanema passou a ser palco para jovens dramaturgos, diretores e artistas. Nomes como José Wilker, José de Abreu e o Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, entre muitos outros, se lançaram e se consagraram neste espaço histórico, local de grande experimentação artística e foco de resistência. Após sua reestruturação, foi integrado à Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura e voltou a funcionar totalmente em junho de 2012, abrigando uma programação voltada para o teatro adulto e infantil.

revistaprosaversoearte.com - Vitor Ramil lança “Mantra Concreto” no projeto Terças no Ipanema
Vitor Ramil – foto: Rodrigo Lopes

SERVIÇO Vitor Ramil no “Terças no Ipanema”
Lançamento do show “Mantra Concreto”
Dias:  29 de julho e 5 de agosto
Horário: 20 horas
Endereço: R. Prudente de Morais, 824, Ipanema
Preços: R$ 80,00 inteira /R$ 40,00 meia
Auto classificação indicativa: Livre
Produção: Planetário Produções Culturais
Administração: Da Lapa Produções Artísticas
Realização: KAB
Apoio: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro
Assessoria de imprensa: Belinha Almendra/ Coringa Comunicação
Mídias Sociais: Nana Pontes
Vendas online: clique aqui.


ACOMPANHE NOSSAS REDES

ARTIGOS RECENTES