João Guimarães Rosa, novas veredas (Outro sertão, entrevista rara, tv alemã)

“O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia. Toleima.”
– João Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: veredas”.

Joãozito, como era chamado pela família, nasce em 27 de junho de 1908, com sobrenome de poeta: Rosa, filho de Florduardo. Nasce no mesmo ano em que morre Machado de Assis, numa cidade chamada Cordisburgo, que quer dizer o “burgo do coração”.

“Cordisburgo era pequenina terra sertaneja, trás montanhas, no meio de Minas Gerais. Só quase lugar, mas tão de repente bonito: lá se desencerra a Gruta do Maquiné, mil maravilha, a das Fadas.”

Seu pai, Florduardo Pinto Rosa, juiz-de-paz e comerciante, e sua mãe, Francisca Guimarães Rosa, chamada D. Chiquitinha, tiveram outros cinco filhos.

Imagens raras em movimento de João Guimarães Rosa, de uma entrevista concedida para uma TV Alemã, em 1962, ao crítico literário Walter Höllerer. Essa entrevista foi extraída do documentário *“Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela (2013 – 73′), com co-produção de Galpão Produções/Instituto Marlin Azul.

“A experiência documentária de Guimarães Rosa, a observação da vida sertaneja, a paixão pela coisa e o nome da coisa, a capacidade de entrar na psicologia do rústico – tudo se transformou em significado universal graças à invenção, que subtrai o livro da matriz regional, para fazê-lo exprimir os grandes lugares-comuns, sem os quais a arte não sobrevive: dor, júbilo, ódio, amor, morte, para cuja órbita nos arrasta a cada instante, mostrando que o pitoresco é acessório, e na verdade, o Sertão é o Mundo.”
– Antônio Cândido

Trecho de uma entrevista concedida pelas diretoras Soraia Vilela e Adriana Jacobsen, do documentário “Outro Sertão” à DW:

Como se deu a descoberta desta entrevista inédita concedida por Guimarães Rosa à televisão alemã?
Vilela: Numa busca geral no Arquivo Radiofônico Central Alemão, nos deparamos com essas imagens de Guimarães Rosa, mas de início não imaginávamos que se tratava de um material em tão boa qualidade, nem de uma entrevista exclusiva realizada com ele no estúdio da emissora de TV. É importante lembrar também que essas imagens nunca foram ao ar, pois o programa-piloto, de entrevistas com escritores conceituados, acabou não vingando. E essas imagens, feitas em 1962, ficaram décadas guardadas num arquivo morto até serem resgatadas pelo nosso documentário.

Jacobsen: A descoberta da entrevista foi um momento decisivo para nós: ali percebemos que deveríamos fazer um filme e não publicar um livro sobre o assunto. Essa entrevista é definitivamente um grande “trunfo” do filme.
:: Leia a entrevista completa AQUI!

Outro Sertão – Adriana Jacobsen e Soraia Vilela – 73´- 2013

* Filme: Outro Sertão
Sinopse: Outro Sertão é um documentário sobre a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos – a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida – o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feitos por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual ele viveu. Trechos de cartas, contos e anotações em off revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa na Alemanha nazista.
Ano: 2013, Brasil
Duração: 73 min.
Gênero: documentário
Ficha técnica
Direção e roteiro: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela
Produção executiva: Beatriz Lindenberg
Fotografia: Jacob Solitrenick, Yoliswa Gärtig, Roberto Manhães Reis, Thomas Keller, Adrian Cooper, Fernando Coster e Adriana Jacobsen
Montagem: Isabela Monteiro de Castro
Trilha: O Grivo
Motion graphics: Estúdio Rogério Costa
Voz escritor: Rodolfo Vaz
Voz documentos oficiais: Hans Pfeifer
Produtora: Galpão Produções / Instituto Marlin Azul
Motion graphics: Estúdio Rogério Costa
Coprodução: Galpão Produções / Instituto Marlin Azul
Realização: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela

Saiba mais sobre João Guimarães Rosa e outras entrevistas aqui:
João Guimarães Rosa – o demiurgo do sertão
João Guimarães Rosa – entrevistado por Arnaldo Saraiva
João Guimarães Rosa – entrevistado por Fernando Camacho
João Guimarães Rosa – entrevistado por Günter Lorenz ‘Diálogo com Guimarães Rosa’
João Guimarães Rosa – entrevistado por Pedro Bloch

COMPARTILHAR
Revista Prosa Verso e Arte
Literatura - Artes e fotografia - Educação - Cultura e sociedade - Saúde e bem-estar

RECOMENDAMOS





COMENTÁRIOS