quarta-feira, junho 19, 2024

Zélio Alves Pinto abre mostra individual no Espaço Depósito Moringa, em Jundiaí

Artista plural, multifacetado, Zélio Alves Pinto, 85 anos, inaugura exposição individual de pinturas e gravuras, a partir de 3 de fevereiro, no Espaço Depósito Moringa.
.
Zélio não reunia suas pinturas em uma individual desde 2014, sendo sua última participação numa coletiva na Oca, em SP, em 2020.
.
Sua obra, ao longo da carreira, transitou por múltiplas expressões artísticas: Zélio é pintor, ilustrador, artista gráfico, cartunista, escritor e jornalista.

Mineiro nascido na pequena cidade de Caratinga, morou em Paris, nos anos 1960, para ser correspondente da revista o “O Cruzeiro”, iniciando colaboração como cartunista e ilustrador das revistas internacionais Punch Magazine (Londres), Le Rire (Paris), e Graphis (Suíça), além das brasileiras Playboy e Visão, entre outras.
.
O Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1978, realizou uma grande mostra de Zélio, com mais de 500 obras suas, também replicada no MAM, do Rio de Janeiro, e no Museu Real da Bélgica.

Em 1986, ele se mudou para Nova Iorque e aprofundou-se na pintura, realizando algumas exposições no país, mas um incêndio em seu ateliê precipitou sua volta ao Brasil, 4 anos depois.
.
Em 1994 assumiu o cargo de Secretário Adjunto da Cultura do Estado de São Paulo, exercido até 1999, sendo responsável por projetos marcantes como renovação da Pinacoteca do Estado e do Arquivo do Estado.

Zélio colaborou com jornais como o célebre “O Pasquim”, “O Estado de S. Paulo”, “O Estado de Minas” e “Folha de S.Paulo”, tendo realizado trabalhos também na TV Cultura.
.
Foi um dos idealizadores do lendário jornal “Pasquim 21”, e um dos fundadores do “Salão Internacional de Humor de Piracicaba” e do “Salão Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu”, dois eventos que detém reconhecimento internacional, além da Escola de Arte EBART.
.
Na literatura, Zélio publicou livros como “O Homem Dentro do Poste”, “O Navegador e o Príncipe”, e “Sem Sahida”, além de ter um Art Book com cerca de 500 imagens sobre sua obra, escrito pelo crítico de arte Enock Sacramento, intitulado “50 Anos de uma Aventura Visual”.
.
Segue mantendo o trabalho no seu ateliê, em São Paulo, sempre transformando em cores e formas a experiência de ser, viver e produzir cultura no Brasil, desde a segunda metade do século XX até hoje.

revistaprosaversoearte.com - Zélio Alves Pinto abre mostra individual no Espaço Depósito Moringa, em Jundiaí
Zélio Alves Pinto – “ Aquarela Ameríndia” – 2017

As peças da Exposição
Segundo Zélio, “Arte é tudo e tudo é Arte”. As peças escolhidas para esta Mostra trazem obras de acervo dos anos 70, obras dos anos 90, e muitas outras mais recentes. Entre as técnicas estão Nankin sobre Papel, Aquarela, Acrílica e Técnica Mista, além de Xilogravuras. A curadoria é de Simone Palladino, que comenta “ Trazer as obras do Zélio para cá eleva o patamar do Depósito Moringa como espaço criativo, unindo arte, decoração e sustentabilidade, incentivando a cultura nacional, que é o nosso propósito. É uma honra para nós!”.
.
Esta é uma oportunidade única de ver uma parcela da obra deste artista múltiplo e vibrante, um ícone nacional.

revistaprosaversoearte.com - Zélio Alves Pinto abre mostra individual no Espaço Depósito Moringa, em Jundiaí
Zélio Alves Pinto – “Damas” – tinta acrílica sobre fibra de eucalipto – 1998

SERVIÇO
Exposição “Zélio – Obras Selecionadas”
Vernissage no dia 3, com presença do artista, das 10h às 17h.
Mostra com 30 trabalhos do artista Zélio Alves Pinto.
Visitação gratuita.
Período: 3 de fevereiro a 15 de março.
De segunda a sexta, das 9h às 17h00. Sábados das 9h às 14h.
Onde: Espaço Depósito Moringa
@depositomoringa | Whats: 11 99854-0527
Avenida 14 de dezembro, 786 – Jundiaí (56 km de SP)
——
Imagens e fotos/ créditos: @anacissa
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro / Ofício das Letras
>> Siga o artista: @zelioalvespinto

revistaprosaversoearte.com - Zélio Alves Pinto abre mostra individual no Espaço Depósito Moringa, em Jundiaí
Zélio Alves Pinto – foto © @anacissa

Outras exposições de Zélio Alves Pinto
Exposições Individuais: 2014 – Cavalarias – Galeria Arte Aplicada SP; 2010 – Desenhos e Aquarelas – Biblioteca Municipal de SP; 2008 – 42 Aquarelas – Museu Brasileiro de Escultura (MUBE); 2007 – Percurso e Presente – Galeria Bita Art Lofts SP; 1997 – 23 Quadros – Galeria Ricardo Camargo, SP; 1991 – Pinturas – Museu Municipal de Arte de Curitiba, Paraná; 1990 – Pinturas Recentes – MASP (Museu de Arte de SP); 1988 – Sombras de NY – Escritório de Arte Cecilia Vicente de Azevedo SP ; 1988 – Papéis – Galeria Bonino, RJ; 1988 – Aquarelas – Galeria Paraty, Nova Iorque, EUA; 1987 – Window to Inside – Zone Gallery, Nova Iorque, EUA; 1987 – Caminho Ameríndio / The Act for Peace and Union – ONU, Nova Iorque, EUA; 1986 – Zélio – Galeria Ana Maria Niemeyer, RJ; 1985 – Máscaras – Arco Galeria, Arte Contemporânea, SP; 1980 – Zélio – Museu Real de Bruxelas, Bélgica; 1979 – Zélio – MAM Museu de Arte Moderna do RJ; 1978 – Zélio – MASP – Museu de Arte de São Paulo, SP (exposição com mais de 500 obras, pinturas, esculturas, desenhos, e instalações, ocupando um andar inteiro do Museu); 1961 – Desenhos de Zélio – Maison du Brasil, Cité Université, Paris.
.
Exposições Coletivas: 2020 – Olhar brasileiro na Itália, no Pavilhão da OCA, SP; 2010 – Os Onze – Futebol e Arte – Memorial da A. Latina; 2006 – Mostras de arte em São Paulo, em Berlim e no Chile; 1992 -“América Latina: Integração de Origens” – Galeria do Memorial no Memorial da América Latina – SP; 1991 – New York Painters – Barcelona, Espanha; 1986 – Zélio – Encontro das Artes, SP.

revistaprosaversoearte.com - Zélio Alves Pinto abre mostra individual no Espaço Depósito Moringa, em Jundiaí
Zélio Alves Pinto – foto © @anacissa

ACOMPANHE NOSSAS REDES

DESTAQUES

 

ARTIGOS RECENTES