AGENDA CULTURAL

Vanessa Moreno no Teatro Ipanema | Duas últimas apresentações!

Vanessa Moreno é a anfitriã do projeto “Terças no Ipanema”, que ocupa o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa nas terças-feiras de abril. A cada semana, a cantora e compositora apresenta um show inédito, com convidados especiais e repertório exclusivo. Depois de abrir a série com Zé Renato, seguida por João Cavalcanti e Matheus Pessanha, Vanessa vai trazer ao palco, no dia 22, a francesa Camille Bertault e a baiana Angela Velloso, além de receber, também como convidado especial, o violonista baiano Tarcísio Santos. O encerramento da temporada carioca é ao lado de Joyce Moreno, em 29 de abril.
.
A proposta da apresentação do dia 22 é explorar as conexões musicais entre as três artistas, unindo composições autorais, releituras e momentos de performances solo e em trio, em um encontro inédito. “Sempre gostei de estudar a voz como instrumento, para além das palavras, e tenho muito interesse em escutar música instrumental. Junto de Tarcísio Santos, a intenção é celebrar o instrumento voz em suas múltiplas possibilidades“, explica Vanessa.

Vanessa Moreno conta que há quase dez anos teve a oportunidade de ver um show de Camille Bertault, pela primeira vez, logo após sua chegada da França para algumas apresentações em São Paulo. “Já havia me encantado com sua improvisação e criatividade vocal através de vídeos – e presenciá-la ao vivo confirmou o quão imensa artista ela é”, revela, expressando seu fascínio pela cantora francesa. “Compartilhamos praticamente a mesma idade e, desde nosso primeiro contato, a admiração se tornou mútua”, completa.
.
Seu primeiro contato com Angela Velloso foi na Bahia e Vanessa conta que ficou igualmente encantada. “Ela se entrega musicalmente no palco com uma liberdade belíssima, criando e improvisando com uma naturalidade impressionante”, ressalta, destacando os pontos em comum que unem o trio: “Existem elementos fundamentais que compartilhamos: uma escuta atenta, confiança mútua no fazer musical e uma liberdade criativa genuína. Ter esses pontos de convergência torna a oportunidade de proporcionar este encontro inédito no palco uma alegria imensa para mim“, finaliza.

Embora cada apresentação seja moldada conforme a participação, a artista selecionou três músicas para tocar em todas as datas: “Solar” (Vanessa Moreno), “Azul” (Djavan) e “Odara” (Caetano Veloso). “Tenho uma rodinha no pé que me impulsiona a ir adiante, me instiga a experimentar, e a escalação de todos esses artistas tão especiais me desafiou a selecionar canções específicas para cada momento, inclusive inéditas. Assim, a cada terça-feira teremos um espetáculo diferente”, avisa ela.
.
O projeto “Terças no Ipanema” possui curadoria artística própria, e sua implementação é fruto de um acordo colaborativo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, que integrou o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa à Rede Municipal de Teatros.

Vanessa Moreno – foto: Lorena Dini

Sobre Vanessa Moreno
Vanessa Moreno se destaca como uma das maiores revelações musicais do Brasil. A artista, que teve seu mais recente álbum indicado ao Latin Grammy 2023, participou de gravações e shows com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto GilEdu LoboJoão Bosco, Rosa Passos, Mônica SalmasoJoyce MorenoRenato BrazAlaíde Costa e Dori Caymmi.
.
Sua discografia é formada por “Vem Ver” (2013), “Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil” (2016) com Fi Maróstica, “Em Movimento” (2017), “Chão de Flutuar” (2019) com Salomão Soares, “Yatra-Tá” (2021), “SENTIDO” (2021) e “SOLAR” (2023) – disco que lhe rendeu a indicação ao Latin Grammy na categoria “Melhor Álbum de Engenharia de Gravação”.
.
Vanessa foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música Brasileira em 2017 e 2018, na categoria “Cantora”, e em 2021, como “Cantora” e “Autora”. Em 2023, circulou com inúmeros shows pelo Brasil, incluindo apresentações no The Town, Montreux Jazz Festival Rio, Festival CoMa e Sesc Jazz, além de ter celebrado os 80 anos de Edu Lobo cantando em espetáculos ao lado do artista. No ano seguinte, foi convidada especial de shows com João Bosco e realizou uma turnê ao lado do pianista Salomão Soares, com shows em Pequim e Xangai (no Blue Note China) e uma temporada na Europa, passando por importantes festivais – como JazzOnze+ Festival, na Suíça, e o Veneto Jazz, na Itália. Vanessa abriu 2025 em Dubai, onde fez três apresentações no Jazz Avenue Festival, e está novamente escalada para o The Town. Ela lança, em breve, mais um disco em duo com Salomão Soares.

Sobre o Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
Idealizado pelos atores e diretores Rubens Corrêa e Ivan Albuquerque, o Teatro Ipanema foi inaugurado em 1968, erguido no quintal da casa de Rubens, no Bairro de Ipanema, utilizado para ensaios e depósito de cenários. Desde então, o Teatro Ipanema passou a ser palco para jovens dramaturgos, diretores e artistas. Nomes como José Wilker, José de Abreu e o Grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone, entre muitos outros, se lançaram e se consagraram neste espaço histórico, local de grande experimentação artística e foco de resistência. Após sua reestruturação, foi integrado à Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura e voltou a funcionar totalmente em junho de 2012, abrigando uma programação voltada para o teatro adulto e infantil.

Vanessa Moreno – foto: Lorena Dini

SERVIÇO
VANESSA MORENO NO “TERÇAS NO IPANEMA”
Próximas datas: 22 e 29 de abril de 2025
CONVIDADAS
Camille Bertault e Angela Velloso | 22 de abril
Joyce Moreno | 29 de abril
Local: Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
Endereço: Rua Prudente de Morais 824 – Ipanema, Rio de Janeiro/RJ
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40 (meia-entrada) / R$ 80 (inteira)
Auto classificação indicativa: livre
INGRESSOS ONLINE

FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Curadoria e coordenação executiva: Flávia Souza Lima / Planetário Produções Culturais
Produção: Planetário Produções Culturais
Administração: Da Lapa Produções Artísticas
Assessoria de imprensa: Belinha Almendra / Coringa Comunicação
Mídias sociais: Nana Pontes
Apoio artista: Azul Linhas Aéreas e Blaxtream
Apoio: Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro
Realização: KAB
Mais informações: @teatroipanema.rio
—————————
Assessoria de imprensa (Vanessa Moreno): Somar Comunicação / Miriam Roia e Vivi Drumond

Revista Prosa Verso e Arte

Música - Literatura - Artes - Agenda cultural - Livros - Colunistas - Sociedade - Educação - Entrevistas

Recent Posts

Helena Black em Meu Avô Samantha leva diversão às Bibliotecas Municipais discutindo etarismo e preconceito

Helena Black, a drag queen contadora de histórias, personagem criada pelo ator e educador Paulo Reis,…

8 horas ago

Casa do Choro comemora 10 anos com shows da Orquestra Furiosa

São dez anos da Casa do Choro, que a gente completa agora no dia 25 de…

13 horas ago

Simone traz nova turnê ao Rio de Janeiro e faz sua estreia no Circo Voador

Depois de celebrar cinco décadas de carreira com a turnê “Tô Voltando”, sucesso absoluto que…

14 horas ago

Neymar Dias Trio lança álbum ‘Solar’

Neymar Dias, ao lado de Vana Bock e Pedro Gadelha, músico apresenta um encontro único…

2 dias ago

Cia Paulista de Dança retorna ao Teatro Sérgio Cardoso com O Lago dos Cisnes

Devido ao grande sucesso, a Cia Paulista de Dança retorna ao Teatro Sérgio Cardoso, vinculado à Secretaria da Cultura,…

3 dias ago

Ricardo Nash lança single ‘Terra Irmã’, com participação de Nô Stopa

‘Terra Irmã’ é o novo single do cantor e compositor Ricardo Nash, com participação de Nô Stopa,…

3 dias ago